Gravações caseiras com qualidade!

    Autor Mensagem
    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # nov/05


    Eu sei que já existem alguns topicos falando disso mas nao achei nenhum deles completo o bastante... por tanto criei esse aqui para matar de vez qualquer duvida sobre como fazer boas gravações em casa gastando MUITO POUCO dinheiro...

    O objetivo é simples... eu tenho uma banda de musicas próprias e temos até um cd demo que gravamos em um estudio ai... mas como saia muito caro para mixar e etc a gente gravo tudo junto como se fosse ao vivo... resultado: fico um lixo! além do cara do estudio não saber regular porcaria nenhuma....

    Então eu pensei "pow... eu posso fazer algo de qualidade bem superior em casa e sem gastar dinheiro" e é o que eu pretendo fazer com a ajuda de vcs companheiros do forum...

    Eu estou pensando em usar o programa Adobe Audition 1.5 e fazer os seguinteas procedimentos:

    * Gravar no primeiro canal uma especie de versão acustica da musica... só para ficar mais facil de se orientar para gravar os outros instrumentos

    * Gravar a guitarra com a minha distorção da zoom 505II mesmo, pq é a unica que eu tenho...

    * Gravar a guitarra solo

    * Gravar o baixo

    * Deletar a "versão acustica" do primeiro canal

    * Gravar o vacal

    * Gravar os "Backs"

    * Levar o pc na casa do baterista e tentar gravar uma bateria meia boca com a microfone do pc mesmo...


    Ai eu tava pensando em regular o volume e equalizar depois de tudo gravado....

    E ai? será que vai ficar bom? vcs tem alguma sugestão?

    Será que não é melhor usar o FL Studio pra fazer a bateria?

    Ou mudar a ordem da gravação... tipo... sera que é melhor gravar a bateria primeiro ao inves de gravar por ultimo?

    Me ajudem pessoal! Tudo que eu quero é gravar as musicas da minha banda em uma qualidade "audivel" sem gastar dinheiro! sera que isso é possivel seguindo o que eu vou fazer ou vai ficar uma bela porcaria?

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Normalmente, o procedimento (eu uso, e sei de outras pessoas que usam).

    1. Tocar uma linha melódica (vocal e guitarra, normalmente) junto a um click (metromono), apenas para ter a estrutura da música. Não é importante estar 100% correto, já que esta linha vai ser deletada, o mais importante é seguir corretamente a estrutura (verso-verso, refrão-solo, etc) e o tempo!

    2. Gravar a bateria em cima da "faixa suja" do proc. 1. Recomendo se for usar sequenciada, usar algo bom, como DFHSII (São 2 ou 3 dvds (dá uns 10GB, mas vale a pena se bem usado). E lembrar sempre de abrir o estereo da gravação da bateria.

    3. Com a linha suja e a bateria tocando juntas, gravar o baixo. Pode ser linha, (preferencialmente se tiver uma DI, mas o baixo pode ser em linha).

    4. Retirar a linha suja e gravar as guitarras. Recomendo não usar dist. de Zoom, usa o Guitar RIG, ou outro simulador de Amp/Caixas se quiser gravar em linha. Guitarras limpas podem ser gravadas em linha. Lembrando sempre de abrir o estereo, ou seja DOBRE AS GUITARRAS. Faz diferença e muita.

    5. Depois da música "gravada" gravar os vocais.

    6. Mixar e masterizar tudo. (Não colocar reverb demais na voz, sempre mixar usando um fone de ouvido confiavel).

    7. Salvar e passar para o cd.


    Ah sim : Microfone de PC NÃO! Compra um Shure SM58 que serve tanto para vocais quanto para instrumentos. E se for microfonar a bateria, tenta microfonar com mais de 1 mic. (1 overhead (superior para o pratos e tons) e um mais direcionado ao bumbo, caixa e hihat). Através de uma mesinha simples de 4 canais.

    Acho que isso é o melhor a fazer, se tu quiser qualidade.

    asda
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Eu uso um programinha bem simples, nao tem recurso nenhum...

    Microfone de PC NÃO!
    E ainda uso o microfone do micro... nao tem entradas e tal....

    Eu faco a base, depois o baixo, depois a percussao e depois a 2ª guitar e por final os meus solos invejáveis.

    Pronto.

    EduArdanuy II
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Vou passar a microfonar , o V-amp 2 come o timbre , pedais e amp rlz , vou pegar um mic q presta hehe

    ricfs
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Geralmente em Studio é + ou - como o Gasoline disse.

    Vc grava uma Guita guia, depois batera, baixo, outros intrumentos se vc for colocar tipo teclado. a guitarra final ... algumas camas de guita se vc quiser e por último a voz!!

    vc pode fazer a mesma coisa em casa ...

    Nunca usei esse Adobe Audition 1.5, mas sempre uso o Sonar, parece que vai sair a versão 5 dele, é muito bom, profissional ... tem o pro tool tb mas esse é mais complicado de mexer ...

    O volume e equalização vc faz no prorio programa ... agora pra Mixagem e masterizar eu uso o Sound Forge, só que ai vc vai ter que aprender a mexer com o plug-ins dele pra ficar bom. e claro uma placa de som boa ajuda muito no resultado final .

    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Gasoline

    Vlw ae cara... mas teve umas coisas que eu não intendi direito pq sou novo nisso...

    tipo... vou listar aqui a minha opinião de cada "passo" que vc me sujeriu..

    1. PERFEITO... era isso mesmo que eu tava pensando, acho que escrevi isso lá em cima...

    2. "faixa suja" do proc??? o que é proc? e o mais importante... o que é DFHSII? um programa para simular bateria... qual o conseito de bateria sequenciada?

    3. "Baixo pode ser em linha"? o que isso quer dizer? e o que é "DI"?

    4. Guitar RIG é um pragrama que pode simular uma distorção? nao intendi direito... eu gravo a guitarra limpa e acrescento distorção no pc? ai fica com uma qualidade maior?

    5. OK... pelo menos ESSE eu intendi =p

    6 e 7. Tá tranquilho tbm...

    E sobre o microfone... esse Shure SM58 eu posso ligar direto no meu pc... tipo... a minha placa de som e simples e onboard eu acho... nao tem aquela entrada grande, só aquela de microfone de pc mesmo... uso um adaptador? sera que se eu usar um adaptador nao vai perder qualidade??

    Se vc tiver paciencia para responder tudo isso eu viro seu fã cara... vlw ae!

    Gasoline
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    1. PERFEITO... era isso mesmo que eu tava pensando, acho que escrevi isso lá em cima...

    OK

    2. "faixa suja" do proc??? o que é proc? e o mais importante... o que é DFHSII? um programa para simular bateria... qual o conseito de bateria sequenciada?

    Faixa suja do procedimento 1. A faixa que tu gravou no procedimento número 1. todas as vezes que eu falo "linha suja" eu falo desta faixa, entendeu ? DFHSII = Drumkit From Hell Superior II é um instrumento VSTI/Sampler de bateria, é o mais realista do mercado, junto com o Sonic Implants Blue Jay Drums. Bateria sequenciada é aquela programada, eletronica, seja no fruityloops, no pc ou num drummachine de hardware mesmo.

    3. "Baixo pode ser em linha"? o que isso quer dizer? e o que é "DI"?

    quer dizer que pode ligar o baixo direto na placa de som (entrada line-in). pq como o som é limpo (sem drive) o som não fica ruim. DI é direct-input ou DI-Box (Direct-input box) serve para ligar instrumentos a uma mesa de som. No caso para gravar o baixo, basta ligar ele no DI e o DI no computador. Fica bem legal o som. Tem uns DI da behringer bem baratos e de boa qualidade. Dá para gravar em linha mesmo (sem o DI), mas com o DI a qualidade é superior. (Sim, o DI serve para regular impedancias, mas isso não vem ao caso).

    4. Guitar RIG é um pragrama que pode simular uma distorção? nao intendi direito... eu gravo a guitarra limpa e acrescento distorção no pc? ai fica com uma qualidade maior?

    Guitar RIG é um programa que é simulador de Amplificadores e caixa de guitarra, além de alguns pedais. Exatamente, grava a guitarra limpa (sem ruido) e acrescenta a distorção no Pc. Ouve a gravação do Alan Matos aqui no fórum, ele usou o guitar rig para as gravações, é qualidade muito boa. (Quase comparavel com o POD XT da Line 6, coisa boa mesmo).

    5. OK... pelo menos ESSE eu intendi =p
    OK

    6 e 7. Tá tranquilho tbm...
    OK


    E sobre o microfone... esse Shure SM58 eu posso ligar direto no meu pc... tipo... a minha placa de som e simples e onboard eu acho...

    Normalmente placa-onboard tem ruido (ruido de fundo), este é o maior problema. O SM58 usa cabo XLR balanceado, ele vem com cabo para "entrada grande" mas tu pode comprar um cabo para entrada menor. Ou usar adaptador. Usando adaptadores de qualidade. (Não aqueles de 1 real) não perde qualidade na gravação não.


    Não conheço o Adobre Audition, mas senão me engano ele é uma versão mais nova do Cool Edit, não ? E o CE não é um programa profissional. O Sonar é o mais indicado. Mas tem outros no mercado. Inclusive, dependendo do pc, alternativas gratuitas. Mas nenhuma com a qualidade do Sonar ou Cubase.

    Acho que é isso.

    Lod_SkaPunkratos
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tirando a placa de som o meu pc é bom pra caramba... que programas eu poderia usar?

    Murilo Oliveira
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    alguem posta um programa com baterias ai?
    eu tenho o cool edit ele tem bateria? *naum sei mexer direito nele...

    e o baixo? vcs gram uma baixo d guitarra mesmo ou eh com o instrumento?

    Steve Morsa
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    bah eu uso o audacity aqui e fica um grave da porra depois de gravar por cima, alguem sabe pq?

    Outlaw_Guitar
    Veterano
    # fev/06
    · votar


    Pra gravar multi pistas eu usoo ACID PRO 4 e pra equalizar uso o GOLDWAVE.

    Normalmente faço o seguinte:

    - VOU NO ESTUDIO DE GRAVAÇÃO MAIS BARATA, QUE TENHA UMA BATERIA RAZOAVEL. GRAVO APENAS A BATERIA E O BAIXO (PRA A BATERIA TER UM GUIA) EM UM MESMO CANAL, MAS FICO NO PÉ DO CARA PRA A GRAVAÇÃO FICAR COM UM VOLUME BEM DISTRIBUÍDO.

    - PEGO O CD COM A GRAVAÇÃO E LEVO PRA CASA. ABRO NUMA PISTA DO ACID PRO, E GRAVO GUITARRAS, VOCAIS, TALVEZ O BAIXO NOVAMENTE, E O QUE MAIS VIER.

    - DEPOIS MIXO TUDO E IMPORTO PRA MP3.

    NORMALMENE FICA FILÉ...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravações caseiras com qualidade!