Exercicios sobre escalas

    Autor Mensagem
    rafaeltbs
    Veterano
    # nov/05


    Conheço a importância dos modos gregos...sei decor e salteado, mas preciso de alguns exercicios baseados neles para poder estar ampliando minha visão sobre o instrumeno....
    alguém teria?
    Queria fazer alguns solos rapidos e harmoniosos
    Me ajudem!!!por favor!!!

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pelo que eu conheço, os patterns são muito bons - técnicos (em saltos de 3as, 4as, 5as, 6as e mais um monte) e melódicos (vide patterns para jazz)
    Acredito que eles ajudam tanto para as digitações quanto para idéias (padrões) melódicas para tocar uma escala, quando não vem inspiração.

    Se alguém souber de outros meios, eu também gostaria de saber.

    PAZ

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Uma coisa que eu faço é criar patterns melódicos, por exemplo - na escala de C Jônio - ao invés de tocar a escala diatonicamente - tocar C E D G F B A C, e depois nos outros desenhos. Esse aqui foi um exemplo. A idéia é criar os seus próprios (para melodia, para os técnicos os que existem prontos já bastam).

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Thio
    o que ser patterns?

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    padrões para se tocar uma escala, como eu dei o exemplo (sou novo aqui, não sei como fazer tablatura)
    Ao invés de estudar uma escala de Dó Maior tocando C D E F G A B C, tocar, por exemplo em terças - C E D F E G F A G B A C ...
    ou em quartas - C F D G E A F B G C ...
    Estes são os técnicos (melódicos? também).

    Os melódicos são uns em que se toca a escala com uma melodia, não vou saber explicar. Se quiser, eu tenho alguns livros de patterns aqui no pc, posso passar por e-mail.

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Sò como exemplo. É legal pegar como referência e criar os próprios.

    kbza
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Thio
    beleza, passa pra mim. meu email eh kbza@pop.com.br

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Thio
    pô cara, upa no rapidshare pra nóis!

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    como que faz?

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    entra no rapidshare.de
    vai ter um botão escrito file. clica nele e seleciona o arquivo que tu quer upar. Depois clica no botão upload e espera.
    Quando terminar, vai aparecer um link pro download. Aí é só tu copiar e colar aqui no fórum.

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Exemplo de pattern técnico (e melódico)- fá maior em 4/4, em tercinas:

    1--------------------------------------------------------------------- ---------------
    2--------------------------------------------------------------------- ---------------
    3---------------------------------------------------------------2---2- 3--2-3-5-----
    4--------------------------------------2-----2-3--2-3-5--3-5---5------ ------------
    5--------------1---1-3--1-3-5--3-5-----5------------------------------ ------------
    6-1-3-5--3-5---5------------------------------------------------------ -------------

    Assim vai até a primeira corda, fiquei com preguiça de terminar, mas acho que deu pra pegar a idéia.

    Outro exemplo, um pouco mais melódico - fá maior em 4/4, em colcheias:

    1--------------------------------------------------------------------- ---------------
    2--------------------------------------------------------------------- ---------------
    3------------------------------------2---3-2-5------------------------ --------------
    4----------------------2---3-2-5-3---5-------------------------------- -------------
    5--------1---3-1-5-3---5---------------------------------------------- -------------
    6-1-5-3---5----------------------------------------------------------- --------------

    Fiquei com preguiça de novo.

    Tem outro detalhe: todos os padrões, dá para mexer neles, por exemplo, esse dauqi de cima, na volta já muda um pouco a digitação, apesar da idéia ser a mesma, e depois dá pra fazer, por exemplo, ao invés de tocar F A G Bb A C... fazer A F Bb G C A D Bb...
    a mesma coisa com o outro, e todos os outros.
    No anterior, ao invés de fazer F G A G A Bb A Bb C... fazer A G F Bb A G C Bb A... e assim por diante. Com todos os patterns dá pra fazer isso, é só usar um pouco da imaginação.


    Exemplo de pattern melódico, retirado de um livro de patterns do Clifford Brown, para jazz. Em Cmaj7, 4/4 em colcheias:
    Tocar em ciclos de quartas - aqui tá só o primeiro, em Dó maior.

    1---------------7-8-7------------------------------------------------- --------------
    2------------8----------10-8--------8--------------------------------- -------------
    3---------9--------------------9-10----9-7-6-------------------------- ------------
    4-9-10------------------------------------------9-10-7---------------- ------------
    5-----------------------------------------------------------8------10- 7-8-6-7-----
    6--------------------------------------------------------------10----- ------------8-

    Detalhe - o 6 ali na corda 3 tá certo (C#). Pattern para jazz...
    O mais legal é que para treinar escalas, de acordo com nosso gosto pessoal, podemos fazer nossos próprios padrões (eu faço isso e digo que é muito bom).
    Tem outra - essa digitação fui eu que fiz, porque tá escrito em partitura, mas é legal achar a digitação que fica mais cômoda pro nosso gosto.


    Acho que deu pra clarear um pouco.

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Valeu pela dica.

    eeevee
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Thio
    valew, cara. Vou dar uma estudada nisso.

    Thio
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    tem mais um monte. vários mesmo. que nem, aquele segundo é em terças. dá pra você treinar em 4as justas, 5as justas, e assim por diante, o primeiro dá pra fazer um monte. vou tentar exemplificar um pouco na escala de Dó maior:
    C D E F D E F G E F G A F G A B A G A B C...
    depois ao contrário, e fazer os dois ascendendo e descendendo

    C D C D E D E F E F G F G A G A B A B C B C...
    ao contrário, subindo e descendo...

    tem mais um monte.
    eu gosto de brincar, por exemplo, tocar de C a F em terças, depois B (quarta do F) G (terça anterior do B) A e C (terça do lá). Tipo, eu dei um motivo de terças para o padrão, sem ficar seguido.
    Ficaria assim: C E D F B G A C...
    Esse é um exemplo, péssimo, ainda por cima. A idéia é deixar a imaginação guiar um pouquinho (ão) o estudo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercicios sobre escalas