Sistema CAGED

Autor Mensagem
BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


tuca

como dar um som caarcteristico por exemplo de jonio que é a primeiro band dos modos gregos´.

Mas cara!!!Não precisa dar "Intenção jônio" pq a propria harmonia da música já dá essa intenção!!! Modos gregos tem tudo a ver com acordes.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


http://geocities.yahoo.com.br/rafaelgidra/escalas.xls

cara olha isso aí está miha grande duvida olha a escalad e C jonio com o CAGED eu estou vendo que ali foram excluidos os modos lidio e locrio só que eu quero saber por exemplo se eu pegar um F que é a 4 grau de C e quiser dar um som lidio eu posso pegar um fá em qualquer lugar do braço e acentuar a 4# que seria a nota caracteristica desse modo?????????????? essa é minha duvida

tuca
Veterano
# out/05
· votar


BlacK Dog

isso cara calma agora se tá começandoa esclarecer as coisas

tuca
Veterano
# out/05
· votar


então mas por exemplo se a harmonia me dar condiçoes de acentuar o modo lidio eu poderei faze-lo em qualquer lugar do braço acentuando a 4# de fá que é o 4 grau de C e respectivamente seu modo lidio

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Um bom começo é ter intimidade com os acordes. Conhecer os seus desenhos no braço. Outro lance que ajuda muito são os dedilhados. Dedilhando você vai assimilando as vozes do acorde: T, 3 e 5

Essas notas do acorde são as melhores notas pra se repousar. Se você transformar isso em tétrades, então terá mais uma nota forte. Perceba que isso acontece com as notas ímpares 1, 3, 5 e 7, enquanto que os pares funcionam melhores como "de passagem" por estarem próximas diatônicamente das notas fortes: tríades e tétrades.

Pra aumentar a família dessas notas, as pentatônicas fazem bem este papel.

Pra resumir a sua pergunta:

Um Dó maior pode ter a nota B acentuada. Embora ela esteja separada em apenas meio tom da oitava (tônica), ela pode ser usada como passagem e também pra repousar.

Num acorde de Dó dominante, ou seja, C7, a sétima menor também pode usar como repouso, mas exerce menos atração com o próximo intervalo (oitava / tônica) que o de 7a maior.

LeandroP
Moderador
# out/05 · Editado por: LeandroP
· votar


tuca

A #4 de um modo lídio pode pedir uma resolução na 5a ou na 3a.

Na quinta porque está diatonicamente acima em meio tom,

e na terça porque está diatonicamente em abaixo em 1 tom.



O seu ouvido pode te dizer melhor isso.

tuca
Veterano
# out/05
· votar


mano faz assim o esquece tudo isso e respodne isso se eu pegar um fá em qualquer parte do braço e acentuar a nota si que seria sua 4# eu estaria dando um som da escala Lídio de F(que está no campo de C)

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Sem milongas --> SIM

tuca
Veterano
# out/05
· votar


calma panucci tamo chegndo lá desde já obrigado

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


Mas também pode ser uma 5a diminuta, vai depender do acorde.

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Não tô nervoso não hehehehe

tuca
Veterano
# out/05
· votar


agora olha a frase que eu fiz na primeira pg e ve se dá um tom de lidio

tuca
Veterano
# out/05
· votar


falar bem a verdade para salvar meu sabado e para eu ir estudar para a porra da prova da semana que vem panucci valendo 1 milhao:

esquece tudo isso e respodne isso se eu pegar um fá em qualquer parte do braço e acentuar a nota si que seria sua 4# eu estaria dando um som da escala Lídio de F(que está no campo de C)

mano é assim eu quero saber se eu pegar em qualquer shape da escald e C maior e fazer isso vai ser um lídio(dar um som)???

tuca
Veterano
# out/05
· votar


panucci

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Aquele exemplo que você postou se parece mais com o mixolídio.

Veja que ele tem 3 notas fortes de um acorde G7 --> F, B, G... e ainda resolve na nota Sol.


e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G---------------4-5-4-2~~------------------------------
D-------------3----------------------------------------
A------------------------------------------------------
E--1~~--1~~--------------1~~--1~~----------------------


Sobre F maior ou F7M ou F6 ou F9


LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


acima é o modo lídio (fá lídio)

tuca
Veterano
# out/05
· votar


então afora vc quase tirou minha uvida nessa frase vc pegou um shape que nao é de lido e e deu um som lidio eu posso fazer isso em qualquer lugar do brço se eu pegar um ´fa sei lá resolver em fá

bom minha duvida mor:se pode dar um som caracteristico(nem adianta fica aflando que eu ainda nao sei fazer isso)eu só quero saber se eu pegar o shapoe da escala de Cmaior segundpo o CAGED e fazer uma frase caracteristica em qualquer shape ??? ou seja em qualquer luigar do braço

tuca
Veterano
# out/05
· votar


panucci para entender melhor esses negovios de relação de notas acordes notas de passagem tal o que vc me recomenda qual material livros???

mas primeiro responde a duvida

LeandroP
Moderador
# out/05 · Editado por: LeandroP
· votar


Pra sacar melhor uma harmonia lídio, faça estes dois acordes numa levada bem folk mesmo, batidão mesmo, como num violão:


P P
e----2------3------2-------0--0--0---------------------
B----3------3------3-------1--0--1---------------------
G----2------0------2-------0--0--0---------------------
D----2------2------2-------2--2--2---------------------
A----3------3------3-------3--3--3---------------------
E--------------------------------3---------------------

C6(9/#11) C9 c6(9/#11) C7M C/G



P = pestana

*** editado

tuca
Veterano
# out/05
· votar


panucci pelo amor de deus para eu dormir bem so fale:

então afora vc quase tirou minha uvida nessa frase vc pegou um shape que nao é de lido e e deu um som lidio eu posso fazer isso em qualquer lugar do brço se eu pegar um ´fa sei lá resolver em fá

bom minha duvida mor:se pode dar um som caracteristico(nem adianta fica aflando que eu ainda nao sei fazer isso)eu só quero saber se eu pegar o shapoe da escala de Cmaior segundpo o CAGED e fazer uma frase caracteristica em qualquer shape ??? ou seja em qualquer luigar do braço



eu sei que esse negoviod e dar a caractrrsitca de um modo é mais complicado
isso aí depois eu entendo agora minha duvida maior é essa

tuca
Veterano
# out/05
· votar


e afora eu tb nao tenho muito tempo

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca

Você pode fazer qualquer desenho em qualquer região do braço. O importante neste caso é a nota e não o desenho.

Compre os livros:

Teoria Elementar da Música - Osvaldo Lacerda

Harmonia & Improvisação vol I e II - do Almir Chediak

tuca
Veterano
# out/05
· votar


beleza então para finalizar deixa eu refazer aquela miha frase para ficar em lidio dai se analise e ve se eu entendi mais ou menos

e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------4---4---------------------------------------------
D----3---3---3---5/7~~-------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------

~

tuca
Veterano
# out/05
· votar


tá aí ve rapida que meu pai ja ta brigando comigo

LeandroP
Moderador
# out/05
· votar


tuca


hehehehe melhorou. É por aí!

BlacK Dog
Veterano
# out/05
· votar


Haha, o cara tá encucado com os shapes só. O q menos importa ele tá colocando como prioridade...=/

tuca
Veterano
# out/05
· votar


calma caras obrigado mano

mesmo que aduvida em si fosse podre eu consegui melhortar obrigfado

e tchau obrigdo panucci

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sistema CAGED