Para quem manja em MODOS GREGOS

    Autor Mensagem
    Kirk
    Veterano
    # jul/03


    Seguinte galera,

    vcs estao ligado q nós temos o campo harmonico.. onde é divido por graus e cada grau recebe um nome vindo de nomes gregos: jonico, locrio, dorico etc.... e sabemos q nas escalas diatonicas temos as notas dissonantes... 2 4 e 6... soh q dependendo do modo elas podem ser chamadas de 9 11 e 13...

    Entao la vai minha pergunta?

    Quando essas notas dissonantes sao 2 4 e 6 e quando sao 9 11 13???

    Espero q vcs tenham entendido minha dúvida!!!

    VALEU!!!

    Kirk
    Veterano
    # jul/03
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    Porra, acho q ninguem quer me ajudar mesmo hein... nossa :/

    Harry People
    Veterano
    # jul/03
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    pera ae.......xo ver se eu entendi.........
    uma 2 pra ser uma 9 teria q estar em outra oitava.....tipo
    C D E F G A B C D E F G A B
    |
    oitava


    qnd volta a retetir jah é a oitava nota....depois tem a 9...q é igual a 2........entendeu???

    é issoq vc quer saber??

    Harry People
    Veterano
    # jul/03
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    Aí em cima saiu errado........a oitava é o segundo [b]C/b] q aparece

    Kirk
    Veterano
    # jul/03
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    Nao mano, é assim vc cita um exemplo:

    vamos usar o campo harmonico de C

    no MODO JONICO TEMOS: T 2M(9) 3M 4J(11) 5J 6M 7M

    enquanto no MIXOLIDIO: T 2M(9) 3M 4J(11) 5J 6M(13) 7

    observe q no jonico a 6 continuou sendo chamaada de 6 mesmo... mas no mixolidio a 6 passou a ser chamada 13... é isso q eu nao entendo... quando é um e quando é outro....

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
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    Eu vou te dizer a minha concepção sobre isso...Não sei se esta certo...

    Ao meu ver...2as são iguais a 9as, 4as iguais a 11as e 6as iguais as 13s...A diferença fica na hora de usar estas extenções para colorir os acordes.

    Entao nas triades eu uso 2as e 4as...Pra fazer um acorde sus2 ou sus 4 por exemplo...Neste caso é mais logico pensar nas segundas e nas quartas porque elas entram no lugar da terça nos acordes que eu citei.

    A 6a pode entrar no acorde no lugar da 7a...Criando o acorde com sexta...(Dm6 ou C6)

    E as extenções propriamente ditas como 9a,11a e 13...Eu uso exclusivamente para acordes tetrades(D7/9 ou Gm7/11)

    Eu faço assim não sei se esta certo mais até hj ninguem nunca achou estranho hehehe...

    Qualquer coisa estamos ai

    Errol
    Veterano
    # jul/03
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    você pode chamar de 2 4 6 ou de 9 11 13, o fato é que, como estamos acostumados a começar aprendendo/decorando as tônicas, terças, quintas e sétimas, é mais didpatico, continuar aprendendo pelos números ímpares, nona, décima primeira e décima terceira.

    Alex Pires
    Veterano
    # jul/03
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    Errol: O problema é que tem algumas situações que as 9as tem que ser chamadas de 2as ou as 13as tendo que ser chamadas de 6as como no caso dos acordes sus e dos acordes com sexta...Ai é que é o grande problema

    Kirk
    Veterano
    # jul/03
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    é isso mesmo Alex Pires, depende do casa q tem hora q é 2 e tem hora q é 9.... mas valeu aii pela explicação... ja me deu uma boa esclarecida sobre oq eu queria...

    VLW PELA FORÇA GALERA!!!!

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # jun/07
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    E as extenções propriamente ditas como 9a,11a e 13...Eu uso exclusivamente para acordes tetrades(D7/9 ou Gm7/11)


    Eu queria uma esclarecida melhor sobre este ponto;.. pode ser?

    Izabel Carvalho
    Veterano
    # jun/07
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    no caso eu nunca posso tricar uma 7 por uma 13? O_o

    Nick_Oliveri_Guitar
    Veterano
    # jun/07
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    Izabel Carvalho

    Tópico de 2003. Uma hora dessas ele já aprendeu o que queria e sumiu.

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