Setup dos guitarristas do Metallica em "Enter Sandman"

Autor Mensagem
zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


Home Cueca
sério??? \o/

jah vi maluco tentando tocar metallica com tudo no talo, inclusive os medios.
conclusão: ficou um cocô

Homem Cueca
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge


Sim...voce só tira os medios se for pra tocar black metal...aquelas coisas bem sombrias...

mas metal em geral voce taca os medios no talo cara...


porque voce acha que a guitarra tem tanto destaque nesse estilo?!?!

as frequencias que o nosso ouvido mais ouve sao as frequencias medias...portanto...oque a gente melhor ouve sao as guitarras...


eh um truque pra se destacar o timbre das guitarras...

slayer eh um otimo exemplo.

Juliano P
Veterano
# ago/06
· votar


diogocv
ow cara se eu naum me engano, no proprio manual do v amp...tem falando sobre cada ampli...e parece q tem um la q o metallica usa...tenta ele

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06 · Editado por: zaqueu_grunge
· votar


Homem Cueca
putz entaum vo ter q repensar meu timbre...
toco com o medio cortado kra, e fica bem parecido com o som q o james tira no MOP... o unico problema eh q eu tenho q arregaçar o volume... num tinha pensado nisso antes... mas se eu deixo os medios no talo fica um som mto gordo kra... sei lah, meus ouvidos parecem q naum aceitam...

ahh, eu to falando da guitarra base, naum da solo

edukl
Veterano
# ago/06
· votar


diogocv
cara como vc tem 1 x vamp eu queria saber como eh o wah wah do seu...o meu aqui n eh muito nitido o pedal de wah-wah ja no modo de auto-wah ele fica melhor...vc sabe c tem alguma configuração que tem q mudar no wah wah ou algo assim?

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge
Cara, eu tb acho o som das guitarras do Metallica o mais loco, tenho um tremendão, um metalzone e uma fernandes com DiMarzio na ponte. O que eu faço é o seguinte, apesar de ter o som deles como padrão pra mim, eu regulo da seguinte forma:
No ampli deixo graves, medios e agudos tudo no meio e depois vou diminuindo e aumentando 1 a 1 começando pelos graves, daí fico girando até achar a posição que fica melhor, depois passo para a proxima regulagem. Daí no final eu volto tudo de novo ao contrário e regulo até achar o som que me agrada!
No pedal: Como meu pedal é simples, eu deixo o ganho em 80%, volume no meio e vou girando as regulagens 1 a 1 do mesmo jeito e depois ao contrário!!
O meu resultado é o seguinte. Depois que 2 anos com o Metalzone, eu cheguei em uma regulagem padrão (estilo Metallica) que eu nunca mudo (a não ser o ganho e volume), porém se alguém desregular ele, eu regulo de novo do mesmo jeito de olhos fechados, pois no equipamento que eu tenho, nada diferente da regulagem que eu atingi soa bem pra mim.
É como a finação do instrumento, parece que tudo diferente daquilo é estranho!!

Fuce seu equipamento, coloque as regulagens todas no meio e vai mechendo até achar uma legal cara!!
Desculpem pelo tamanho, me empolguei!!

Abraço

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
valeu man!!
metalica rulez \o/

vc tbm faiz base?

powerguitar10
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge
valeu man!!
metalica rulez \o/

vc tbm faiz base?



Po man...quase todo guitarrista faz base...

Quem dera se nos só entrassemos no palco, fizessemos 1 minuto de solo por musica e saimos pra toma uma breja!

uhauahahuha

Tem umas bases que eu não aguento de tão chatinhas!

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


maykow_torres
eu me refiro a fazer soh a base. eh o q eu faço e gosto de fazer.
mas eu acho q isso eh pq eu sou ruim ainda. provavelmente em 2 ou 3 anos vou querer tocar umas novecentas mil notas por centésimo de segundo igual ao della vesga...

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


maykow_torres
Legal cara, como diz um amigo meu, bom se sesse assim ehehe!zaqueu_grunge
Agora, principalmente depois de achar que estava com tendinite e na verdade estou com desvio do osso do carpo da mao esquerda, so toco base! Ou entao solos que nao exijam dobrar muito o punho!
Mais eh aqui que eu falei cara, pra mim o som de base do Metallica eh o melhor para os meus ouvidos, e regulando o meu som, nao consigo mudar de regulagem, sempre que eu embaralho as regulagens para regular tudo de novo, eu faco com os olhos fechados e eu nao decoreia as regulagens, mais sempre acabo nas mesmas!
O pedal mesmo, apesar de ter 6 regulagens, eu acabei viciando o meu ouvido na mesma regulagem, nao sei se eh bom ou ruim, o que importa eh que pra mim eh o melhor som que eu posso tirar do meu equipo!!

abraco

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
sim man!
eu tbm naum ligo a minima se a minha mae acha q o timbre naum ta bom (ela quer um parecido com tonico e tinoco), mas td bem... eu simplesmente naum consigo passar um dia sem ouvir o som q sai dakela porcaria da minha guitarra... distorcida até o talo... tem como vc gravar um sonzinho manero e postar aih pra nois escutar? eu gravo tbm se vc gravar... daih nois discute pra ve como melhora os timbres de cada um jah q temso a mesma preferencia de timbre de guitarra base...

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


Dunlop Crybaby Wah-Wah pedals - modified (dunlop electronics enclosed in ernie ball volume pedal bodies)


daora
\m/


Homem Cueca

O segredo dos timbres de heavy/thrash metal sao justamente os medios no talo...


WTF??? O.o?

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


q eu saiba medio talo é mais usado em hard... mas paul gilbert nao usa... vai sabe
heavy essas coisas é diminuido um poco hard... pra dar sensaçao de peso

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


paulgilbert
o homem cueca ta zoando? pq eu soh consigo atingir um timbre parecido com o do metallica cortando os médios o.o

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge
Claro cara, certeza! Até porque acho que vai ser minha primeira gravação pra postar aqui. O problema que o único sistema de gravação que eu tenho é um mp3 player da Foston (pra não falar Boston hehehe) que fica um lixo o som, pois o Mic. é aquele furinho sabe, igual de celular. Mais o bom é que já fica em mp3, daí é só apertar 1 botãozinho, tocar, e apertar de novo pra desligar! Prático ein. depois so colocar no pc e enviar.
Estor tentando arrumar o meu PC pra ver se faço alguma coisa legar pra gravar com Mic. de verdade
É fácil upar no you tube ou rapid share? Nunca fiz!
Vamos trocar informações sim cara, legal, pra isso serve o FCC, pra aperfeiçoarmos nossa técnica.
Ah, uma coisa que os mais velhos falam e só agora to acreditando: A música tem fases, vc toca com muita dist. depois vai diminuindo com o tempo e quando vê vc só quer tocar em Ampli sem dist. Acho que vai demorar pra isso acontecer comigo, mais depois de adquirir meu tremendão comecei a entender o porque.
Enquanto isso dist. nele hehe!!

abraço

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge
eh entao, q eu saiba trash e heavy é tirando um poco dos medios

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
se naum tem microfone nenhum?

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge
Cara, acho que tu tá certo cortando os médios, eu tava vendo em que nivel ficam os meus médios e vi que ficam na metade.
Mais o Homem Cueca tb ta certo cara.
O que eu percebo é o seguinte: O sistema de gravação muda, apesar de que não deveria, muito o som cara. Garanto que se ru gravar uns sons com meu Metalzone no Crate com 1x12" e no meu tremendão com 2x12" vcs não notarão muita diferença no som. O que eu senti foi que depois que tu microfona o ampli ele parece ter um som mais pesadão (grave), porém ao vivo é outra coisa. Percebi isso quando gravei um som sem graves, pois o meu tremendão tava com os fios do auto errado e tava sem graves.
Resumindo, pra vc ouvir no seu ampli um som parecido com o que vc ouve nos cd's acho que deverá ter bastante graves sim, pelo menos o meu eu coloco os graves no máximo e medios no meio, porém se vc colocar o seu ampli do lado do do James ou Kirk, verá que o som deles tem bastante médios.
Agora sem zoeira, o que pode te confundir é o bunbo do Lars porque acho que ele bate nele mais rápido que a palhetada o James hehe!!

abraço

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
mas nao to flando do metallica....
to flando de configuraçao EM GERAL, intendeu?

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


paulgilbert
Puts cara, eu nunca me liguei muito em gravar, agora com esse meu mp3 player que grava voz eu me empolguei e não ´tão distante comprarei 1. Perdi de comprar um SM58 uma vez por 200 pila, agora já era.
O problema é que meu PC foi pro pau dai não tenho onde gravar!!

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
legal cara!
upar no rapidshare naum tem segredo nenhum, eh gratuito e rapido. mas vc naum tem condiçao de comprar um daqueles mic de pc de 5 pila? eh bem melhor do q gravar no mp3... sai um som mais nitido...

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
queria um SM57... parece q eh melhor pra grava guitar né?

tava pensando em comprar um kit com 3 mics da behringer, mandar vir do pargua, sai uns 180, 200 reais,

paulgilbert
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
qd eu gravava algo no meu mp3 ficava MT grave e abafado... sem vida... eu recomendo comprar um mic de PC d 5 pilas dakeles brancos

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


paulgilbert
Entendi sim cara, desculpa ter saido da linha de pensamento!

mais tu ta certo sim, só acho que a gravação muda o som, por isso o zaqueu_grunge quer sempre colocar os graves no talo e tirar os médios pra ficar parecido o som, tb faço isso.
Mais tu tá certo sim cara, dever ter um ouvida mais apurado tb, tudo isso é relativo. Por exemplo eu, quando comecei a tocar com o Metalzone, pra tocar Iron eu colocava no máximo a dist. hoje só uso na metade.
Ach oque tudo é questão de maturidade, um dia a gente melhora!
Abração a todos, vcs são 10

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


opinduquinha
=D

Entum ta blz, vamo grava algumas bases do metallica e postar aki. Eu vou gravar hj de meio dia e jah posto hj a tarde se der certo.

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


paulgilbert
pois eh eu tenho tb esse Mic ai de PC heheh, mais nunca usei ele, pensava que fosse um lixo.
Um que eu usava pra microfonar o meu Crate e achava bom, era um fone de ouvido da American Airlines que eu peguei no avião uma vez hehe!!
por sinal, era melhor do que uns mic. que eu peguei uma vez do cantor da banda, mais tb, acho que era wattsom ou coisa parecida

Gasoline
Veterano
# ago/06
· votar


Homem Cueca
Tu está erradamente certo, ou certamente errado.

É que timbre de guitarra sozinho, e timbre de guitarra num mix (com baixo e bateria), são 2 coisas completamente diferentes.

Os médios abertos (eu adoro) realmente fazem tua guitarra se destacar entre os graves (baixo e bumbo(s)) e os agudos (pratos). Mas não soa bonito tocando sozinho.

E o timbre do Metallica, principalmente no And Justice.. e no Black Album, tem os médios escavados sim. Mas não no zero. Eles colocam os médios no limite para as guitarras serem ouvidas, e colocam os graves e agudos presentes. Depois é só trazer as guitarras para a frente na mixagem, abrindo o contour ou o presence da mesa (por exemplo) ou até mesmo posicionando elas mais abertas ou mais fechadas no espectro estereo da mixagem.

O ideal é não ficar preso a receitas de bolo : "timbre de guitarra TEM que ter médios abertos." ou entao "timbre pesado TEM que ter médios escavados". O ideal é seguir o ouvido.

Mas sempre que se grava uma guitarra, profissionalmente, se usa diversas dobras em estereo, e mixagem avançadas, e pós equalização por exemplo, que podem trazer um timbre praticamente sem médios para a frente de uma gravação.

ou algo assim.

Mas enfim.

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


zaqueu_grunge Puts, tu não trabalha fio? Beleza ein! To aqui fazendo malabarismo pra responder aos posts porque o meu chefe tá direto aqui me vigiando hehe!!
Acho que só vou conseguir grava hoje de noite e postar amanha mesmo beleza?
te+

zaqueu_grunge
Veterano
# ago/06
· votar


paulgilbert
esses shure sm57 saum uma boa msm? eu queria comprar um, mas to em duvida...
acho q vo guarda uns 2, 3 contos e vo compra um ampli bagual, tipo akeles jcm800 q os luthiers fazem, e compra uma jackson legalzinha ou uma cort vivagold... pedal eu jah tenho um bonzinho, o ds-1... agora vo compra um delay e um chorus dakeles da groovin, e ainda quero compra um wah cry baby e um metal zone...

opinduquinha
Veterano
# ago/06
· votar


Gasoline
Puts cara, tu falou tudo que eu sonhava em falar!
Resumindo: Gravação uma coisa, tocar sozinho outra!
To certo?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Setup dos guitarristas do Metallica em "Enter Sandman"