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tuca Veterano |
# set/05
eu por exemplo fiz uma base podre em C:
C F G
quando eu estiver no C eu uso C jonio depois quando eu for para o F eu uso F lidio e depois no G eu uso um G mixolídio?????????
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angus junior 2 Veterano |
# set/05
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isso eh uma estrutura de blues cara
usa penta de Cm
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tuca Veterano |
# set/05
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sim angus mas eu quero saber se essas escalas iriam encaixar
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tuca Veterano |
# set/05
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ou penta de Am(C)?
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tuca Veterano |
# set/05
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?
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tuca Veterano |
# set/05
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?
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angus junior 2 Veterano |
# set/05
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tuca
pode ser tb
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jABUGApACATO Veterano |
# set/05
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c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos... nessa base podre vc pode tocar dó a escala maior de dó, tomando cuidado para não "parar" em algumas notas, experimenta que vc se liga, é só perceber quando fica legal ou esquisito... uma dica, imagina o solo na cabeça depois canta o solo e tenta fazer igual na guitarra, não tem muito segredo...acho nada a ver esse lance de ficar pensando "agora vou mudar para o modo lidio, ops, agora já é pra ir no mixolídio, ah um acorde menor, o que faço? vou de eólio ou dórico?"... pensando assim voce não vai fazer música, só escalas sem muito significado... não sou ninguém pra achar que o que eu penso é o certo, essa foi só minha opinião, provavelmente muitos discordam...
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22222 oirartnoc oa Veterano |
# set/05
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jABUGApACATO
eu concordo em totalidade
olha aki cara, dah uma olhada nessas fotos, tem q olhar um tempo
http://members.home.nl/saen/Special/zoeken.htm
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prescot_san Veterano |
# set/05
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22222 oirartnoc oa
Ninguém cai nessa não cara
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U1000D Veterano |
# set/05
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jABUGApACATO
eu concordo com vc :)
as teorias pegam muito forte. é uma decoreba.. mas não ajudam no processo criativo.
abraços
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Marisco Veterano |
# set/05
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Usou a busca porra nenhuma...
Eu mesmo já respondi uns 10 tópicos com a mesma pergunta!
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Deji Veterano |
# set/05
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Marisco
hahaha
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Deji Veterano |
# set/05
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Modos gregos na pratica:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/106850/
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/105863/
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tuca Veterano |
# set/05
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mas mano teoria pode ser uma merda mas eu naõ vou usar uma escala de A eólio para improvisar um cima de um F pq A eólio é menor
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tuca Veterano |
# set/05
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jABUGApACATO
c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos...
alguem me confirma se o q esse cara flw tá certo pq eu sempre achei q os modos tem intervalos diferentes
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tuca Veterano |
# set/05
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sendo assim como esse cara flw eu poderia todos os graus de C em cima de uma progressão como a minha de C já q todas as notas são as mesmas?
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tuca Veterano |
# set/05
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ou gente acho q entendi tanto faz qual modo pq todos vao se encaixar em todos os acordes já q(se a musica for tonal)as notas de todas as escalas irao derivar da jonio isso quer dizer por exemplo eu posso usar todos os shapes nessa progressão C F G já q todosestão em C
é isso?
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tuca Veterano |
# set/05
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http://rapidshare.de/files/5328008/modos.gp4.html
é isso vejam se eu entendi(to usando a escal de C jonio no gp4 mas usei todos os modos
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tuca Veterano |
# set/05
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alguem responde!
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Deji Veterano |
# set/05
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tuca
jABUGApACATO
c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos...
alguem me confirma se o q esse cara flw tá certo pq eu sempre achei q os modos tem intervalos diferentes
Intervalos diferentes.
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tuca Veterano |
# set/05
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sim mais agora eu to entendo q se uma cadencia ta no campo de C eu não vou precisar uasar somente C jonio(shape) em C somente o F frigio em F e somente o G mixo em G eu entendi q vc pode usar o braçoi inteiro
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Johnny Favorite Veterano |
# set/05
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Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo.
=> (-----Escala de Am-----)
=>C D E F G A B C D E F G A
=>(---- Escala de C ------)
A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se você iniciar em E, por exemplo, terá:
E F G A B C D E
Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Grave o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exatamente como a escala de C. Agora grave Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste? Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.
A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:
Grau
Nome
Tipo (Acorde) - Ver lição V
Característica Sonora
I
Jônico(=Jônio)
Maior
Imponente, majestoso, alegre
II
Dórico
Menor
"Weepy" - Musica country
III
Frígio
Menor
"Dark", "down" - "Heavy metal"
IV
Lídeo
Maior
Suave, doce
V
Mixolídeo
Maior
Levemente triste - Blues e rock
VI
Eólio
Menor
Escala Menor Natural - Uso geral
VII
Lócrio
Menor
Exótico, meio oriental
O interessante agora seria que você construisse os 7 modos possíveis em cada uma das escala e, evidentemente, tocasse em seguida cada um deles.
Neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes. Regras básicas, a saber:
Jônico = Escala Maior
Dórico = IIIb e VIIb
Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
Lidio = IV#
Mixolidio = VIIb
Eólio = IIIb, VIb e VIIb
Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb
Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:
Jônico = C D E F G A B C Tom = C
Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db
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tuca Veterano |
# set/05
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vlw
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