Aula de Luthieria

    Autor Mensagem
    Leonardo Aquino
    Veterano
    # set/05


    Olá, estou morrendo de vontade de fazer aula de luthieria, moro em joinville-SC e to querendo saber onde posso encontrar esse tipo de aula. Ajudaria se fosse paraná, santa catarina, rio grande do sul. Mas em outros estados me interessa também.

    Obrigado.

    Atoyot
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tenho certeza que na capital dos 3 estados voce acha fácil. Procure nos classificados em revistas de musica ou pergunte em lojas de instrumentos musicais, quase sempre vai ter alguém que seja luthier ou alguém que te possa recomendar um que te ensine.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Leonardo Aquino
    Atoyot
    Caras, não é assim não.
    Que eu saiba, só existem cursos práticos de luthiería em São Paulo (na BH, que é um curso modular) e em Manaus ( Escola de lutiería da Amazônia - só para acústicos).
    Se vc pretende iniciar-se nessa arte terá de procurar emprego como ajudante em uma oficina que o aceite como aprendiz. Para isso vc terá que ter uma experiência prévia em marcenaria, incluindo técnicas diversas e uso e operação de maquinário, e estudar em textos e livros (geralmente importados) o assunto, além de conhecer bem guitarras e contrabaixos, seus tipos e formas de construção, história da lutiería, dos instrumentos musicais acústicos e elétricos, etc.
    Abç

    Paulo Feresin
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    nossa, é dificil heim? eu tenho vontade de fazer algum dia na vida... mas... haha

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Paulo Feresin
    Pois é, eu só fui aprendendo porque aprendi marcenaria com meu avô, estudei a literatura que pude encontrar, pratiquei, e errei muito, e aprendí com dois grandes luthiers, observando, perguntando, etc.
    Hoje me considero razoável nesta atividade.
    Abç

    Drinho
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Hoje me considero razoável nesta atividade.

    Mauricio Luiz Bertola
    como diz o meu luthier "somos suspeitos pra falar de nos mesmos" .. mas em todo caso eu pergunto.... oke vc acha que falta pra vc deixar de ser razoavel como afirmou e ser um excelente profissional cara ?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Drinho
    Tempo e dinheiro.
    Abç

    Johnny B Good 6
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Tempo é dinheiro

    Paulo Feresin
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    com qnts anos vc começou a estudar cara?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Paulo Feresin
    Na 1ª metade da década de 80, faz muito tempo....
    Abç

    zozo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Aonde temos cursos práticos em SP...

    Que eu começo fazendo semana que vem já!

    Bertola nos de essa info plz!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    zozo
    É na BH, escola e oficina de lutiería do Henry Ho, e os cursos são modulares.
    Abç

    zozo
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Cara muito legal, vo pega um módulo lá... Será que é bacana o lugar?

    Vamo ve se agora vai hauhauahua...

    Alias Bertola um pergunta meio fora d o tópico, troquei os caps da minha strato porem da aquele "hum" quando eu tiro os dedos de uma parte metálica da guitarra, tá aterrando em mim que desgraça...

    Será que é aterramento mesmo? Alias eu peguei todos os fios de aterramento enrolei eles num só e soldei no pot de volume é isso ai?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/05
    · votar


    zozo
    Cara, é difícil fazer diagnósticos de problemas sem ver o instrumento.
    Isto que está acontecendo é normal em guitarras com captadores single-coils, errado seria se vc, ao colocar a mão o chiado não parasse.
    Abç

    Gambá do Rock
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    tem mail pra ti

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aula de Luthieria