Traste Jumbo ou Jumbão?

Autor Mensagem
    PedrasStonehenge
    Veterano
    # set/05

Minha guitarra é uma Jackson JDR 94 e desejo trocar os trastes pois os mesmos já estão bem gastos, mas estou em dúvida sobre qual devo optar?
    TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS EX.JUMBO 6130;
    TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS EX.JUMBO 6100;
    TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS X-JUMBAO 6S6105.

Qual dos itens acima é indicado, estava pensando no TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS X-JUMBAO 6S6105.
    O que vc´s acham?

Manticore
    Veterano
    # set/05
    · votar

primeira opção

PedrasStonehenge
    Veterano
    # set/05
    · votar

Manticore, vc já teve que trocar os trates da tua guitarra?
    Onde vc comprou?
    Qual a diferença desses TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS EX.JUMBO 6130 para o TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS X-JUMBAO 6S6105?

Obrigado pela ajuda.

Angelo Perleps
    Veterano
    # set/05
    · votar

PedrasStonehenge
    tem que saber qtos trastes tem a sua guitarras se for 24, ou mais, o Jumbo e o Jumbão, vão ficar ruins porque nas últimas casas não se terá muito espaço p/ os dedos, p/ solar, a conselho p/ guitarra de 24 ou mais trastes médios que nas últimas casas ficam Perfeitos, agora se for de 22 trastes o jumbão ou o jumbo vão bem, a diferença é que o Jumbo é largo e mais baixo que o jumbão que é mais alto e possue a mesma largura que o jumbo, normalmente esse tipo de trate é utilizado em contra baixo, o Dun Loop 6130 é legal já usei e dura bastante é um trate bem duro. pq o nº 6130 é a qualidade do metal que ele é produzido, eo o 6100 é um pouco infereior menos duro que os 6130 e brilha menos., o X-JUMBAO 6S6105 já toquei é bom também mais alto que os outros mas vai depender de sua guita o nº de trastes que ela tiver se for como a maioria das Jackson 24 trastes vc vai ter dificuldade de solar nas últimas casas, porque terá pouco espaço p/ os dedos.

PedrasStonehenge
    Veterano
    # set/05
    · votar

Angelo Perleps, obrigado pela dica.
    Nesse caso o TRASTO DUNLOP 24 PEDACOS MEDIO 6230 DUNLOP é o mais indicado para Jackson 24 casas? O material é tão bom quanto o do 6130?
    Valeu pela ajuda.

BlaCk LaBeL
    Veterano
    # set/05
    · votar

6100, igual do Rei! \o/

luiz augusto
    Veterano
    # set/05
    · votar

TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS EX.JUMBO 6130;
    TRASTE DUNLOP 24 PEDAÇOS EX.JUMBO 6100;
    qual a diferença?

angus junior 2
    Veterano
    # set/05
    · votar

jumbao eh do kralho hahaha

Sancast
    Veterano
    # set/05
    · votar

Angelo Perleps

Não tem nada a ver isso aí, cara... uma das minhas guitarras tem 24 casas e os trastes são maiores do que os extra jumbo da Dunlop... e não rola problema algum nas últimas casas... pelo contrário... fica uma maravilha... parece q a guitarra é escalopada... super macia e teu dedo nem encosta na escala... chega dá prazer d fritar... hehehe

Pra faltar espaço pros dedos só se tu for um obeso mórbido extremo pé na cova... mas, nesse caso, vc não teria nem flexibilidade suficiente pra se sentar e segurar a guitarra... solar seria tanto esforço q tu infartaria... ahauhhauhauha...

baleia123
    Veterano
    # mar/14
    · votar

eu tenho uma sg g400 e estou tendo bastante dificuldade em fazer bends,nao sei ainda o porque mas acho que é os trastes que estao baixos...estou na duvida em qual traste colocar o 6105 ou 6130

o 6130 nao é tao alto pelo que vi e é o usado na maioria das gibsons e o 6105 ele é bom para dar slides? ou atrapalha por ser bem alto??

tirando os trastes que estao baixos o que pode ser que tá deixando as cordas da guitarra pessadas e ruim para bends?mandei regular essa semana e continua dura...

Van_Lorien
    Veterano
    # mar/14
    · votar

baleia123
    Eu mandei fazer uma guitarra com um luthier e optei por um da Jescar em inox equivalente ao 6100 da Dunlop. Acho que os trastes altos em nada atrapalham, a não ser se forçar demais que aí pode desafinar a nota, no mais, só ajudam, mas é questão de preferência. No teu caso, eu iria de 6105.

Tu sente os dedos em contato com a madeira, interrompendo o movimento do bend?

Antes de mandar trocar os trastes (que é uma coisa cara e complexa), testa outras guitarras pra ver se a tua dificuldade em dar bends persiste. O raio da escala também pode ajudar ou prejudicar nos bends, mas como a tua deve ser com raio de 12", acho que não é o caso. No mais, leva a guitarra a um bom luthier e vê o que ele acha, se realmente é necessária uma troca de trastes ou quem sabe até mesmo um simples nivelamento ou retifica.

Abraços!

baleia123
    Veterano
    # mar/14
    · votar

sim totalmente kkk meu traste foi lixado por um cara ae fico muito baixo

baleia123
    Veterano
    # mar/14
    · votar

vc acha que compensa arruma essa sg-400 epiphone com caps gibson???para trocar os trastes fica 350 conto

Van_Lorien
    Veterano
    # mar/14
    · votar

baleia123
    A Epiphone G-400 é uma boa guitarra. Se tu realmente gosta dela, pretende ficar com ela bastante tempo, então vale a pena. Valer ou não valer é muito relativo.

Abraços!

Yuri ycs
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar

Van_Lorien
    Se os trastes altos sao melhores, pq tem gente que leva no luthier pra lixar os trastes?

Van_Lorien
    Veterano
    # mar/14
    · votar

Yuri ycs
    Melhor e pior são coisas abstratas, o que pode ser melhor pra um pode ser pior para outro. Por exemplo, as Fenders mais vintage possuem trastes mais baixos, onde o dedo sempre entra em contato com a madeira e muitas pessoas gostam dessa pegada. Já outros preferem trastes maiores para não ter atrito dos dedos com a madeira.

Normalmente as pessoas levam as guitarras aos luthiers não para lixar com o propósito de diminuir eles, mas sim, para nivelar, pois uma retifica é muito mais simples do que uma troca total de trastes.

Com o tempo de uso, os trastes tendem a se desgastar, mas não de forma uniforme e isso gera um desnível entre eles, dificultando a regulagem causando trastejamento quando se usa ações mais baixas. Para corrigir isso, os luthier fazem um leve lixamento neles (chamado de retifica) para deixar eles novamente nivelados.

Abraços!

Yuri ycs
    Membro Novato
    # mar/14
    · votar

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Traste Jumbo ou Jumbão?