Ajuda (e opiniões) para set de captadores ( JB , 59 , Quarter Pound , Hot Rails )

Autor Mensagem
    leuw
    Veterano
    # set/05

Bom dia galera!

Preciso de uma ajuda... vo dar uma turbinada da minha guita e queria opiniões sobre o set de captadores que estou pensando em colocar.

Minha idéia original era:
    JB (ponte), Quarter Pound (meio), Hot Rails (braço).

Pensei mais um pouco e resolvi mudar um pouco o set:
    JB (ponte), Quarter Pound (meio), 59 (braço)

Pensei nessa troca pois preciso de uma versatilidade muito grande de timbres, minha ideia ao colocar o Hot Rails era ter um cap pra tocar coisas bem pesadas, mas pelo que ouvi por aqui o JB ja tem uma saída forte e da pra fazer sons pesados nele, aí eu teria um 59 no braço pra ter timbre semelhante ao das Gibsons.

Minhas dúvidas:
    O JB fica melhor na ponte ou no braço? (no caso eu inverteria com o 59)
    O JB tem peso pra tocar algo mais heavy se precisar? (uso GT2, ganho de pedal nao seria problema)
    O Quarter Pound (cap do Ritchie Blackmore) é single de saída alta, vcs acham q ele combinaria com os outros 2 em posições de chaveamento intermediária ou vai chocar demais por ser single ?
    O Quarter Pound tem um clean legal ?
    O 59 tem o timbre de caps das Gibsons Les Pauls neh ? Dá pra fazer tanto um som pouco saturado quanto mais pesado?

e pra finalizar...

O que acham desse set ? Postem opiniões sobre os 3 captadores, preciso de ajuda de guitarristas mais experientes pq é um investimento muito alto (quase 1 barao contando instalacao) e eu to afim de comprar certo pra nao precisar trocar depois.

OBS:
    Minha guita é uma squier koreana mechida, tarrachas gotoh magnum lock, vou pegar uma ponte wilkinson, e toda elétrica/regulagem é feita no tiguez.
    Eu toco de td... minha banda tem sons MUITO diferentes, desde rock mais pesado até Pop, hardcore, entao preciso de caps com muita versatilidade.

Meu primeiro post aki galera, ja li muito mas eh a primeira vez q escrevo, desde já já agradeço a força !

[]'s!

LeandroIbanez
    Veterano
    # set/05
    · votar

Cara coloca o Hot Hails na ponte o JB no braço e o Quarter Pound no meio.

Gasoline
    Veterano
    # set/05
    · votar

JB é mais indicado para ponte.
    O 59 vai dar um som legal no braço. Quando você fala timbre de Gibson Les Paul, você está querendo dizer "próximo ou que lembre uma Les Paul" já que o timbre de uma guitarra tem madeira qualidade e construção junto aos captadores. Além do que, vai dar o timbre vintage como uma guitarra destas ligada na posição do braço, importante deixar claro.

Apenas tenho minha ressalva quanto ao Quarter Pound, nunca ouvi ele na posição do meio, então não sei te garantir como ele soaria, mas para a versatilidade-mor, eu colocaria um HS-3 no meio, com a opção de coil tap, aliás, eu colocaria a opção nos 3 caps, de coil tap, para garantir assim o som mais versátil possivel.

Rowashburn
    Veterano
    # set/05
    · votar

Cara coloca o Hot Hails na ponte o JB no braço e o Quarter Pound no meio.

JB no braço?!?!?! Tá doido??

O som vai ficar mó embolado!!!!! Lugar de JB é na ponte!!!

Na minha eu uso o JB na ponte e o 59 no braço. Coloquei de início um Alnico II Pro no lugar do 59, ficou muito bom, mas a falta de saturação me encheu o saco...daí troquei pelo 59.

...curto muito essa configuração, acho que é pra toda a vida.

...mas não é só captador que faz o timbre da guitarra, a madeira e o formato da guitarra influencia muito.

Na minha guitarra, o JB soa bem violento, com bastante punch e sustain, e os harmônicos são bem definidos...e ele não soa estridente ou ardido.

O 59 responde bem à pegada, dependendo do jeito que se toca, até parece aquelas Fenders Stratocaster, bem gravão e pesado, e as cordas chegam a estralar, mas com o som bem definido...

...o Alnico II Pro soa bem mais grave que o 59, tem um som pra lá de vintage, muito legal mesmo, ele também responde bem à pegada, dando o som estralado de Stratocaster, mas como eu disse, a falta de saturação me irritou, era como uma viagem de marte até a lua quando mudava do JB pro Alnico II Pro.

Pra mim, JB na ponte e 59 no braço é TUDO.

leuw
    Veterano
    # set/05
    · votar

Valew galera !!

A minha intenção é colocar o 59 no braço mesmo pra ter um timbre mais vintage, "PROXIMO" ao das Gibsons...

Quanto ao cap do meio, eu até cheguei a pensar no HS-3, mas ja tenho ele na minha antiga guita... acho um cap muito bom mas a saída dele eh mto baixa, nao ia ter mta diferença por estar ligado a 2 hambuckers (de alta saída)?
    Quando eu colocar a chave numa posição híbrida não vai ficar estranho o som ?

por isso pensei no quarter pound, eh single, mas tem saída alta... e eh um ótimo cap.

Continuem opinando (valew galera)

leuw
    Veterano
    # set/05
    · votar

acho q JB ponte e 59 braço ja ta resolvido !!

agora fica a duvida...

e no meio ??

Gasoline
    Veterano
    # set/05
    · votar

o HS-3 (assim como quarter pound) não é single, e sim humbucker em forma de single, vai dar uma diferença no som sim, exatamente pela saida mais baixa, mas é que tendo 3 humbuckers (mesmo 1 sendo em formato single), você não vai ter a versatilidade de ter sons estalados de single. Por isso sugeri um cap de saida mais baixa e com mais caracteristicas de single.

Para manter a homogeniedade do set, um Fast Track ou Chopper da Dimarzio, o Quarter Pound, e o Cool Rails da Seymour, funcionam bem.

Jaum_Paulo
    Veterano
    # set/05
    · votar

e aquele Duckbucker da Seymour? não presta?

Gasoline
    Veterano
    # set/05
    · votar

Nunca ouvi o som dele.
    Mas parte-se do principio que EMG, Seymour e Dimarzio prestam, as vezes apenas não tem as caracteristicas que procuramos.

Mas pelo que eu li dele, parece ser um pickup bom, com caracteristicas vintage. Deve ficar perfeito numa tele.

GAMMOTH
    Veterano
    # set/05
    · votar

...mas não é só captador que faz o timbre da guitarra, a madeira e o formato da guitarra influencia muito.

Caraio, eu fico tão irritado quando um vendedor vem e fala: "Pô, bicho, o desenho dessa flying V te dá um puta som de metal!" Bullshit!

Tô cansado de ler isso, mas gente, numa guitarra corpo sólido, o formato não influencia no timbre! A DENSIDADE e características físicas de madeira e QUANTIDADE da mesma que exercem influência! Foi a partir da febre das guitarras de corpo sólido nos anos 50 que permitiram que a Gibson criasse as Flying Vs e Explorers, sem ligar para o formato, já que esse só influencia guitarras acústicas!! Vcs pode ler essa historinha no próprio site da Gibson!!

leuw: Cara, quanto ao set, achei legal tanto JB+59 quanto JB+Hot Rails. Considerando que vc tem três single coils, pelo que pude ver, acho o seguinte:
    Segura a onda no captador do meio porque é pouco usado. Vc vai gastar uma puta grana nisso!

A maioria dos captadores Seymour tem a versão para ponte e para braço.

Você tá investindo uma boa grana nos captadores, mas a guitarra não é uma das melhores. Tenha em mente que isso é válido, já que você pode por esses captadores numa outra guitarra depois, mas eles não darão agora para você o timbre de uma Les Paul ou de um artista famoso...

O Hot Rails é o captador de saída mais forte da Seymour em formato de single. Seria legal considerar também ele na ponte e o JB no braço, ou o conjunto JB ponte + JB braço.

Rei Arthur Pendragon
    Veterano
    # set/05 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
    · votar

Para o que vc quer eu acho q JB e 59 sao otimos. Agora presta atençao q esses captadores soam diferentes em strato e em les pauls.. n vai soar parece uma les paul o 59 em uma strato... seria como esperar que colocando um captador muito usado em gibsons soasse igual numa strato. Tbm depende dos potenciometros q vc vai usar : 250K(usado em stratos) e 500k(Gibsons, Ibanez). A strato eh uma guitarra de som mais agudo devido a sua construçao (hardware mais madeira traste curv do braço etc) entao se usa 250k .. o 500k dao um pouco mais de high end.. por isso sao usadas em gibsons q sao graves. De qq pro 59 e JB te aconselho o de 500k, e no ampo vc suaviza os agudos.. aeh vai ficar um som massa.

leuw
    Veterano
    # set/05
    · votar

Valew galera, brigado mesmo !!

As opiniões de vcs tao me ajudando mto.

Eu sei q a guita naum é das melhores... mas sabe quando a guita tem aquele braço q parece q foi feito pra sua mão ??? Eu sei q a squier naum eh uma guita mto boa, mas to com ela por causa do braço, tanto q to trocando todo hardware (tarrachas gotoh e dps ponte wilkinson). O investimento nao eh a toa, pq se eu quiser dps trocar só o corpo da guita por um melhor, levo os caps e hardware junto, entao nao eh dinheiro jogado fora. Fora q naum eh das squiers chinesas... é koreana, tem uma qualidade bem melhor.

Quanto aos caps, ja decidi... vou pegar um JB pra ponte e um 59 pro braço.

Quanto ao do meio... eu qria um captador com som clean bem cristalino pra usar com chorus, reverb ou algo do genero, é o q eu disse, toco sons mto diferentes e preciso de versatilidade de timbres. Os 2 outros são hambuckes entao eu queria também que esse cap. single tivesse uma saída forte pra não ter perdas e embolação quando colocar a chave em posições intermediárias.

Os caps q eu uso hj sao da própria squier, mas temos que levar em consideração que essa é uma koreana, e não daquelas chinesas porcas... os caps são razoáveis.

Mesmo o cap do meio sendo o "menos importante", queria pegar algum legal pra não precisar mexer mais na guita. Meu medo é deixar o koreano e dps ter q trocar.

Aí q veio a ideia do Quarter Pound (o SSL-7) pq ele tem uma saída alta e é single... com volume intermediario ele fica cristalino, nao satura. fora que tem um timbre mto bom, entao conseguiria timbres legais misturando com o JB e o 59.

Como ja ta praticamente decidido o do braço e ponte, agora queria a opinião de vcs principalmente pro meio...

valew mesmo galera, vcs tao me dando uma força e tanto!!

[]'s

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ajuda (e opiniões) para set de captadores ( JB , 59 , Quarter Pound , Hot Rails )