Sonoridade das escalas (André Martins)

    Autor Mensagem
    Jimmy_Page
    Veterano
    # ago/05


    Ae galera

    li em uma entrevista de andré martins em q ele dizia q era contra os shapes e q voce tinha que aprender a sonoridade das escalas e nao os seus shapes! achei isso mt interessante!

    e queria saber se vcs tem ideia de como conseguir a sonoridade das escalas e nao ficar presos aos shapes? alguem daki ja teve aula com ele?

    []´s

    Richard Guitar
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Grave os intervalos das escalas

    maniac123
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Jimmy_Page
    e queria saber se vcs tem ideia de como conseguir a sonoridade das escalas e nao ficar presos aos shapes?

    aprende os shapes... depois vc nao vai precisar mais deles...

    Jimmy_Page
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Richard Guitar

    ter os intervalos decorados?

    Wolf Mcfly
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    com o tempo o shape fica inconsciente?? no inicio é foda de pegar o jeito..

    Jimmy_Page
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    ele tem um metodo e uma video aula q fala sbre isso.. mas.. n axo em canto nem um! so pela net.. e pra pagar fret eh foda...
    ngm tem esse metodo n? pra pelo menos indicar como ela abora isso?

    guschard
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    eu axo q vc tem q pegar os shapes e dps ir pela sonoridade, tpw vc pega os shapes e toka todos eles na msm posicaum e da uma comparada no som deles
    G Jonio
    G Dório
    ....

    Speed_of_light
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Jimmy_Page

    Eu acho q ele referia pelas tonalidades, os intervalos característicos de cada modo, os acidentes(sustenidos e bemois), q vc já deve ter em mente. Isso que ele quiz dizer.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/05 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Jimmy_Page

    Se você já sabe montar os modos, não por shappes mas por notas, a primeira idéia é separar o que é maior do que é menor. Até aí é fácil porque você conta quantos tons da 1a até a 3a nota de cada modo. Se der 2 tons é maior, se der 1,5 é menor.

    Depois você procura por outras caracteríscas que separam os modos menores entre eles e os maiores também.

    Por exemplo, um menor eólio (menor) tem um intervalo de 1 tom entre a 1a e a 2a nota, enquanto o modo frígio já com 1/2 tom entre a 1a e a 2a nota. Perceba que logo de cara a diferença é brutal na sonoridade. Faça um teste com a guita e observe o que você sente com cada escala: tristeza melancolia, alegria, etc.

    Os modos gregos são tudo notas de uma mesma escala maior, que também tem suas 5 pentatônicas e arpejos. Ou seja, se você não se ligar na sonoridade de cada modo, perceber como ele se comporta no espaço, você estará tocando sempre o modo jônio começando por "qualquer nota".

    Fodius
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: Fodius
    · votar


    Cara eu sempre tive ouvido bom, só aprendi os shapes pra facilitar a coisas.

    Me lembro que mesmo antes de saber o que eh escala eu já tirava uns solinhos no violão de casa(muito fracos mas tirava uhahua)

    Luyrocks
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    Escala Maior: Alegre, Empolgante, Feliz.
    Escala Menor: Triste, Obscuro, Fechado.
    Escala Harmônica: Oriental , Drámatica , Clássica , Flamenco.
    Escala Melódica: Dissonante , Jazz , MPB.
    Escala Pentatônica: Rock , Universal.
    Escala Penta Blues: Blues , Tensão.
    Modos Gregos: Universal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonoridade das escalas (André Martins)