Autor |
Mensagem |
Jimmy_Page Veterano |
# ago/05
Ae galera
li em uma entrevista de andré martins em q ele dizia q era contra os shapes e q voce tinha que aprender a sonoridade das escalas e nao os seus shapes! achei isso mt interessante!
e queria saber se vcs tem ideia de como conseguir a sonoridade das escalas e nao ficar presos aos shapes? alguem daki ja teve aula com ele?
[]´s
|
Richard Guitar Veterano |
# ago/05
· votar
Grave os intervalos das escalas
|
maniac123 Veterano |
# ago/05
· votar
Jimmy_Page
e queria saber se vcs tem ideia de como conseguir a sonoridade das escalas e nao ficar presos aos shapes?
aprende os shapes... depois vc nao vai precisar mais deles...
|
Jimmy_Page Veterano |
# ago/05
· votar
Richard Guitar
ter os intervalos decorados?
|
Wolf Mcfly Veterano |
# ago/05
· votar
com o tempo o shape fica inconsciente?? no inicio é foda de pegar o jeito..
|
Jimmy_Page Veterano |
# ago/05
· votar
ele tem um metodo e uma video aula q fala sbre isso.. mas.. n axo em canto nem um! so pela net.. e pra pagar fret eh foda...
ngm tem esse metodo n? pra pelo menos indicar como ela abora isso?
|
guschard Veterano |
# ago/05
· votar
eu axo q vc tem q pegar os shapes e dps ir pela sonoridade, tpw vc pega os shapes e toka todos eles na msm posicaum e da uma comparada no som deles
G Jonio
G Dório
....
|
Speed_of_light Veterano |
# ago/05
· votar
Jimmy_Page
Eu acho q ele referia pelas tonalidades, os intervalos característicos de cada modo, os acidentes(sustenidos e bemois), q vc já deve ter em mente. Isso que ele quiz dizer.
|
LeandroP Moderador |
# ago/05 · Editado por: LeandroP
· votar
Jimmy_Page
Se você já sabe montar os modos, não por shappes mas por notas, a primeira idéia é separar o que é maior do que é menor. Até aí é fácil porque você conta quantos tons da 1a até a 3a nota de cada modo. Se der 2 tons é maior, se der 1,5 é menor.
Depois você procura por outras caracteríscas que separam os modos menores entre eles e os maiores também.
Por exemplo, um menor eólio (menor) tem um intervalo de 1 tom entre a 1a e a 2a nota, enquanto o modo frígio já com 1/2 tom entre a 1a e a 2a nota. Perceba que logo de cara a diferença é brutal na sonoridade. Faça um teste com a guita e observe o que você sente com cada escala: tristeza melancolia, alegria, etc.
Os modos gregos são tudo notas de uma mesma escala maior, que também tem suas 5 pentatônicas e arpejos. Ou seja, se você não se ligar na sonoridade de cada modo, perceber como ele se comporta no espaço, você estará tocando sempre o modo jônio começando por "qualquer nota".
|
Fodius Veterano |
# ago/05 · Editado por: Fodius
· votar
Cara eu sempre tive ouvido bom, só aprendi os shapes pra facilitar a coisas.
Me lembro que mesmo antes de saber o que eh escala eu já tirava uns solinhos no violão de casa(muito fracos mas tirava uhahua)
|
Luyrocks Membro Novato |
# fev/16
· votar
Escala Maior: Alegre, Empolgante, Feliz. Escala Menor: Triste, Obscuro, Fechado. Escala Harmônica: Oriental , Drámatica , Clássica , Flamenco. Escala Melódica: Dissonante , Jazz , MPB. Escala Pentatônica: Rock , Universal. Escala Penta Blues: Blues , Tensão. Modos Gregos: Universal.
|