improvisacao

Autor Mensagem
werrrr
# ago/02


queria saber o q é e como faiz

Daniel Cortonesi
# ago/02


Werrrr

Bom cara, esse tema já foi abordado por outra pessoa, eu na minha opinião, primeiro você tem que estudar escalas,como modos gregos, pentas, menor harmonica e melódica, depois estudar harmonia e intervalo, para entender a aplicação de cada uma, ondee a escala se encaixa, essas coisas. Fora isso, é bom você estudar muitas frases e licks tradicionais para você ir tendo idéias do que fazer na hora de improvisar. Tire solos de bandas que você gosta e vai treinando e depois coloque seu toque pessoas.
Resumindo, para saber improvisar tem que estudar.
è isso aí

ebmp
# ago/02


Tipow, eu nunca tive aula mas consigo improvisar em musicas de bandas como Guns, aero, acdc, etc... Tipo, eu sei q é facil nessas bandas, mas tocar é MUITO mais importante q estudar..

Daniel Cortonesi
# ago/02


ebmp
Vc está esquecendo de uma coisa, voc~e tocando, vc tb está estudando. Música é muito intuitivo tb, e as notas sempre te levam para um lugar só de ouvir. Claro que você consegue tocar e improvisar tirando de ouvido, mas estudar te abre muito os horizontes, você sai da limitação, conforme você vai se desenvolvendo você vai querendo aprender novas técnicas e jeitos de solar e sair do clichê.
Para voce ser um bom improvisador tem que estudar e para de achar que slash e Joe Perry são grandes guitarristas.

ebmp
# ago/02


eu acho q eles saum guitarristas pq fazem coisas q soam bem ao MEU ouvido, entaum eu nem to me fudeno se as outras pessoas naum acham, eu acho

Daniel Cortonesi
# ago/02


cara, nem quero discutir o mérito de quem é melhor ou não, curto pacas os solos do slash, acho que ele compõe bem pacas, o joe perry tb, são grandes compositores. Mas, na minha opinião, tem muitos guitarristas melhores que eles, mas isso é o gosto de cada um.
A questão que eu acho é que para ser um grande improvisador tem que estudar.

ebmp
# ago/02


Claro q tem muitos melhores q eles... Mas Slash e Joe Perry SAUM grandes guitarristas, o q naum foi o q vc disse... Esses kras nunca fizeram aula de guitarra e compoem essas musicas, q para mim, saum geniais, entaum pra mim eles naum saum so bons, mas genios

Daniel Cortonesi
# ago/02


Disse que eles compôem bem, fazem solos legais, tem um bom feeling, mas não os considero geniais. Considero geniais os ídolos deles que são Brian May, jimmy Page, Joe Satriani.
Quanto ao Joe Perry, não sei o estudo dele, mas o Slash fez aulas sim, ele foi aluno do Joe Satriani, assim, como Steve Vai.
E não precisa tentar me convencer que eles são bons, e eu tentar te convencer que eles não são geniais, cada um com sua opinião e blz.

Van Richten
# ago/02


Cara, se vc for ver bem, as músicas que o slash compôs são bem fáceis e estão em acordes mais que conhecidos, sem tirar o mérito dele, existem guitarristas muito melhores que usam acordes suspensos, arpejos modulados e estas coisas todas... que saem do cliche, claro que é bom ao ouvido, se vc estudasse, iria ver que qualquer coisa dentro do campo harmônico soa bem ao ouvido...
Concordo com o Daniel, se quiser improvisar bem, tem que estudar, a não ser que vc se ache o próximo jimi hendrix...
To vendo que vc deve ter pouco tempo de praia, ou então de conhecimento no mundo da guitarra, pq para chamar o slash de gênio tem que gostar muito de guns e forçar bem a barra...

Rafael-Mgá
# ago/02


tipo, cada um tem seus gostos vamu respeitar ai, outro dia vi uma materia dizendo q o Kurt tava entre os 20 melhores guitarristas, quem vai entende neh?

quando ao slash e ao Joe perry sao bons guitarristas sim , mais nao chegaum a ser geeenio assim como vc diz nao (pelomenos na minha opniao)

vamu pega o exemplo do joe parry, o cara ta quase nos 60 e toca deis dos 13, 14 ou sejah ele toca guitarra a mais de 30 anos.

eu toco soh a 2 anos e consigo criar umas coisas bunitinhas, eu fico imaginando quando eu tiver 30 anos de guitta nas costas o q eu nao vo criar hehe

o cara eh bom, mais vc tem q ver q muito q ele tem muito tempo de experiencia e vc pode ver pessoas com menos experiencia q ele com um potencial bem maior.. ou sejah, quando essas pessoas tiverem com a idade dele vaum ser uns bruta cavalos hehe

nao pense neles como genios e sim como bons quitarristas

GuitarH
# ago/02


Genio soh hendrix. Outro bom, mas nao genio eh Brian May do QUEEN. Mark Knopfler faz o inesperado. malmsteen, retira faisca.

Cada um com sua peculiaridade.

Mas voltando ao assunto, improvisacao vem d dentro. O cara pode improvisar perfeitamente sem saber teoria, mas dominar o feeling. Slash eh puro feeling. Ele nao sabe muito de teoria..nao sabe partitura(pelo q me consta), estudava pouca teoria, mas passava umas 10 horas/dia treinando no inicio.
Improviso nao se aprende em aula. Escalas sim, mas o que fazer com elas é por sua conta e risco. Claro q tem os cliches, aqueles padroes, licks manjados, mas com 1 escala dá para se fazer muito. Um exemplo: O solo de Hey Joe, versao do Hendrix, é todinho em Pentatonica de E. E tem muito solo pra 1 escala soh, hein.

Há, improvisar nao eh o mesmo q compor. Muita gente confunde. Uma coisa é vc parar pra compor, pensar frase por frase. Os solos famosos por ai sao todos pensados, trabalhados.

Otra coisa eh inventar na hora, ao pé da letra da palavra improviso...Nisso, Hendrix não decepcionava.

The Black Moon
Veterano
# jul/03
· votar


é, (risos) é um assunto muito complexo, depois de ler todas estas opniões aqui, sinceramente, fico feliz por ver que nossos futuros guitarristas tem opniões bem diversas.
Qto a slash,ele é bom, chama-lo de gênio?, não acho q não....joe perry? bom tb (mas nem curto mto)!
Qto a improvisar, é bom estudar escalas sim, mas desenvolver o ouvido é o primordial, pq ai vc conseguir saber se "escapoliu" fora da escala...ouvido acima de tudo, noção acima de tudo!!!
a[]s

LeandroDF
Veterano
# jul/03 · Editado por: LeandroDF
· votar


eu ja tinha criado um topico desse...

OzzyGod
Veterano
# jul/03
· votar


cara.. axo q pra improvisar o mais importante é ter um ouvido musical... se vc consegue dialogar com seu instrumento vc nao precisa ficar pensando em escalas modos... pq simplesmente ele fala o q vc quer... mas demora tanto tempo pra vc desenvolver isso q é melhor vc ir estudando mesmo

Brunorocker
Veterano
# dez/05
· votar


^^

gustavo_m
Veterano
# dez/05
· votar


werrrr
Cara.. uma dica..
Treine a escala pentatonica.. mod.2
.. qualquer modelo da escala pentatonica tem um amplo poder de improvisaçao

q vc podera usar nas escalas harmonicas.. mod gregos etc..



mas basta treinar..
ouve uma musik q vc gosta e tente improvisar o solo em cima dela

Extrapolation
Veterano
# dez/05
· votar


15/ago/02 10:55
putz...
eu tocava guitarra a menos de um mes, quer dizer... era violao ainda

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Improvisar é tocar intuitivamente. Se você estuda, não é pra ter que pensar na hora de tocar. Cada tópico estudado é para aumentar a criatividade, assim como aumentar o vocabulário ajuda pra se expressar melhor e mais completamente.
Como disseram, tocar também é estudar, e pra mim é um dos mais importantes estudos. Estudar improviso é tocar e deixar as idéias fluirem, sejam idéias ornamentadas ou não. Improviso é música que vem de dentro e alguém que improvisa quer, acima de tudo, conhecer os elementos musicais para definir uma personalidade sonora própria, além de poder ter os recursos necessários para tornar mais colorida a execução. Improvisar é tornar-se vazio e deixar a música ser por ela mesma, onde nosso ser é um canal por onde fluem as harmonias já naturais, que se criam do silêncio.

Guitar Warrior
Veterano
# dez/05
· votar


werrrr


POw... é exatamente a junção de tudo que tah aí em cima que é improvisar...

espero que vc tenha entendido! Estudar e escutar música... é simples e complexo ao mesmo tempo... mas eh assim!hehehe

Thio
Veterano
# dez/05
· votar


Conheço um cara que toca sax que nunca fez aula nem estudou nada. O máximo que já aconteceu foi pegar uns toques sobre escalas, só. O cara é muito original e toca pacaraio, tem uma linguagem muito própria e sonora, e altamente inovadora, musical e por mais que nunca tenha estudado de fato, o cara faz uns lances realmente intrincados e com muito feeling, muito feeling. Foda. Ele tem umas noções, ou busca algumas coisas que eu nem imaginava, algo completamente novo e único. Só ouvindo. Seus improvisos são melódico e ritmicamente ricos, e levam a lugares, a pontos inimagináveis na música, mas sem ser fora dos 'padrões' que formam uma música com sentido, que conte uma história. Não é brincadeira. De tanto tocar e tocar, o cara uniu-se ao instrumento e desvenda seus mistérios somente na intuição, e fica divino.

Guitar Warrior
Veterano
# dez/05 · Editado por: Guitar Warrior
· votar


Thio

Porra ... sublime este lance aí !!

Certamente ele nasceu com um dom... assim como mozart para os mais fanaticos e menos céticos que acreditam que ele criou a Turkish March com 5 anos...

Mas é isso aí... cada um tem um dom... basta descubrir e explora-lo!

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Pow eu acho que um bom improvisador é aquele que sabe colocar as notas que estão faltando e além disso botar o seu lançe pessoal e que passe algum sentimento pelo seu instrumento. Ter conciência das ferramentas e saber usa-las bem é de suma importancia mais improvisação não se resume a tão pouco. O estudo é fundamental.

izzystradlin
Veterano
# dez/05
· votar


ehehe nesse momento só existem duas opções:
ou o cara já desistiu de improvisar há eras
ou já tá bem fera porque seguiu os passos da galera aqui..
ehehe

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


izzystradlin
hehhehe

Sincero
Veterano
# dez/05 · Editado por: Sincero
· votar


Pra mim antes de mais nada um bom improvisador é aquele quem tem o cerebro mais rápido do que a mão

Revenant
Veterano
# dez/05
· votar


Sincero
Eita!

Luigi LeBeau
Veterano
# dez/05
· votar


Slash fez aulas sim, ele foi aluno do Joe Satria
isso eh uma lenda, naum sei se o Slash fez aulas, acredito q sim, mas naum com o Satriani, o Joe concedeu uma entrevista a Guitar Player ha uns anos dizendo q deu aula pro Vai (logico) pro Kirk do Metallica e prum outro cara q de fato eu anum elmbro, e ele diz q naum conhecia esse papo de ter dado aulas pro Slash, e na verdade ele nem conhece o Slash pessoalmente. a proposito, eh uam entrevista legal praca, se eu achar ela por aki, tento copiar num arquivo e amndar pra galera!! :)
Abraços!

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


invente e seja criativo

Midgard
Veterano
# dez/05
· votar


GuitarH

porra brian may nao eh genio???? FEz sua propria guitarra com ferro velho e madera de nao sei aonde e criou solos muito animais

BlaCk LaBeL
Veterano
# dez/05
· votar


Putz... o pessoal força a barra mesmo...

Daniel Cortonesi
"o Slash fez aulas sim, ele foi aluno do Joe Satriani"

Isso é lenda, filhão. Não acredite em tudo o que vc lê.


Van Richten
"Cara, se vc for ver bem, as músicas que o slash compôs são bem fáceis e estão em acordes mais que conhecidos, sem tirar o mérito dele, existem guitarristas muito melhores que usam acordes suspensos, arpejos modulados e estas coisas todas..."

E desde qdo complexidade significa qualidade?


Rafael-Mgá
"vamu pega o exemplo do joe parry, o cara ta quase nos 60 e toca deis dos 13, 14 ou sejah ele toca guitarra a mais de 30 anos.

eu toco soh a 2 anos e consigo criar umas coisas bunitinhas, eu fico imaginando quando eu tiver 30 anos de guitta nas costas o q eu nao vo criar hehe"


Rapaz... quando vc não era nem feto, Joe Perry já estava fazendo história com o Aerosmith. E o cara está aí até hoje botando músicas nas paradas. Não queira pagar mico fazendo uma comparação dessas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a improvisacao