2 dúvidas-O que é uma escala Be-bop ?E dúvida sob GP4

    Autor Mensagem
    Narak
    Veterano
    # ago/05


    Eu notei que tinha esse tipo de escala no Guitar Pro,mas nunca li nada sob ela.
    Aí agora,baixei uma tab,e usei o buscador de escalas,pra ver se ele identificava o tom da musica,e segundo o GP é "G Be-bop Scale".O que eu notei de diferente nela é que ela tem 8 notas,tem as 7 da escala de G maior,e mais a nota F que seria uma 7ªmenor,porém o F não está descrito como intervalo,apenas as 7 nota da escala de GM que estão definidas como intervalos.Queria saber então,em que ocasião essa escala pode ser usada em improvisos e tal.
    E a outra dúvida,é sob o buscador de escalas do GP4,queria saber o que são aqueles numeros que aparecem entre parenteses.Tipo,essa mesma musica,ao achar a escala ele define como "G Be-bop Scale (5)".Na maioria das musicas que ele identificou,não tinha nenhum numero significativo entre parenteses,tipo (A Major (0) ).

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    E igual ao modo mixolídio, com a sétima maior acrescentada.

    Exemplo:

    G Mixolídio: G A B C D E F
    G Bebop: G A B C D E F F#

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eh mais usada no jazz, eh formada por T 2M 3M 4 5 6M 6+ e 7M, soh isso que eu sei, bem estranha essa escala, tinha que ser de jazz.

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    tem várias escalas de Bebop, não só 2. Elas normalmente tem 8 notas ao invés de sete. Eu nunca ví nenhuma que tivesse 7 pois a moral dessa escala é ter 8 notas mesmo.

    Escala Dominante Bebop(tons): 1 2 3 4 5 6 b7 7 8
    Escala Maior Bebop: 1 2 3 4 5 #5 6 7 8
    Escala Menor Bebop: 1 2 b3 3 4 5 6 b7 8
    Meio-Diminuta: 1 b2 b3 4 b5 5 b6 b7 8

    as notas que estão em negrito são notas adicionadas às escalas. Estas notas nunca devem ser tocadas nos tempos fortes para se obter a sonoridade de jazz.

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Narak

    td q ta escrito ae eu peguei na busca entao se tiver mais alguma duvida,use a busca (encontrei 3 topico de be bop, na verdade 2 mais o seu)

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    sobre a 2a duvida sua,bem, fui no gp e soh achei escalas com (0) zero entre parenteses ,no final. nao vi nenhuma G bebop scale(5)

    no gp (pelo menos no meu) a ´´G bebop scale´´ tem um zero entre parenteses, ela fica escrita assim (no scale finder) --> G bebop scale (0), e nao G bebop scale (5)

    Narak
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    PedroGtr
    Sei da busca man,mas de qualquer jeito eu ia fazer um tópico pra perguntar sob a duvida do GP4.
    Eu pensava que podia ser acidentes ocorrentes,que não estavam na escala,mas pensando bem,5 é um numero muito alto.
    A música é essa aqui se vc quiser dar uma conferida http://mysongbook.com/tab-tab_download-id_tablature=35006.htm
    Obrigado a todos que postaram.

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    a ta, entendi sua duvida, baxei o negocio e fui em scale finder e vi la o G Be-bop Scale (5)

    agora saquei sua duvida.. cara, acho eu q eh pq identificou 5 scalas por la. por exemplo, pra comparar eu abri minha tab de fear of the dark e fui em scale finder ,daih apareceu:

    F- augmented fifth scale (0)
    C- be-bop scale(1)
    C-major 13th arpeggio (1)
    D- minor scale (1)
    D- ethiopian scale (1)

    etc .


    veja outras musicas e use o scale finder pra comparar, e ve se vc percebe algm coisa relaçao, sei la

    PedroGtr
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    espero ter ajudado ,to com sono ,vo durmir, amanha eu posso responder se vc tiver mais duvida ou nao entendeu algo

    Narak
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    PedroGtr
    hehehe blz cara.
    Eu notei que na musica,também entram D# e A# que não constam na escala Be-bop.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 dúvidas-O que é uma escala Be-bop ?E dúvida sob GP4