Duvida sobre inversao (a 3a)

    Autor Mensagem
    PedroGtr
    Veterano
    # jul/05


    a 3a inversao eu uso baixo na setima maior ou setima menor?
    exemplo: C(dó) na 3a inversao seria C/B ou C/Bb ?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
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    PedroGtr

    deve ser tipo

    sétima maior = C7M/B
    sétima menor = C7/Bb

    não tenho certeza, mas esse me parece o modo mais lógico

    PedroGtr
    Veterano
    # jul/05
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    vamo la pessoal ,ajuda ae .eu sei que:

    Baixo Na Tônica == Fundamental
    Baixo Na Terça === 1º Inversão
    Baixo Na Quinta=== 2º Inversão
    Baixo Na Sétima=== 3º Inversão

    mas eu queria saber se eh setima menor ou setima maior . como exemplo , acorde C na 3 inversao seria C/Bb ou C/B ?

    PedroGtr
    Veterano
    # jul/05
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    opa, escrevi isso sem ter lido sua resposta. mas entao ,qual seria a 3a inversao do acorde C por exemplo? na 1a inversao seria C/E ,na segunda inversao seria C/G , e na 3a inversao seria como?

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
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    PedroGtr

    Cara, como que o baixo vai estar na sétima se o acorde não tem sétima?

    O que eu quero dizer é, o acorde C tem uma Tônica, uma Terça e uma Quinta, porêm ele não tem uma sétima! C7, C7M são acordes com sétima, porêm o C não tem uma sétima.

    Logo o acorde de C não teria a 3ª inversão

    PedroGtr
    Veterano
    # jul/05
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    heathcliff

    amm ,entendi . eu tava querendo enxergar um negocio q nao tinha como ser ,mas agora ja entendi a jogada C7M/B e C7/Bb . po, cara , vlw msm , eu soh tenho a te agradecer ,a maioria dos meus topicos com duvidas e td mais ,aparece vc sempre disposto pra me ajudar .valeu ,cara

    heathcliff
    Veterano
    # jul/05
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    PedroGtr

    de nada ae =]

    mas tipo, parece que em outros paises qualquer acorde é visto como se tivesse a sétima...mas que eu saiba aqui no brasil C é só a tríade msm =]

    PedroGtr
    Veterano
    # jul/05
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    legal ,eu nunca soube dessa ´´curiosidade musical´´ =]

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # dez/07
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    galera, por favor

    me ajudem ae:
    http://www.violaomandriao.mus.br/harm10.htm

    --------------------------

    no segundo exemplo com partitura, o segundo acorde (si, sol, re, sol) ele classifica como IV6 (primeira inversão), mas não consigo entender...

    Pra mim, inversão é apenas aquele primeiro desenho! Em que a distancia entre as notas é apenas de 3ª, 4ª ou 6ª! Agora, no outro exemplo tem saltos de mais de uma oitava... fora que a construção dele é de -si, sol, re, sol- como ele chegou a essa inversão?

    ----------------------

    Resumo:

    Pode-se classificar a inversão do acorde vendo simplismente qual nota (1ª, 3ª, 5ª, 7ª) é que está no baixo? (é lógico, tendo noção de como é o estado fundamental do acorde)

    Obrigado

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07
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    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    Acho que você mesmo respondeu sua pergunta:

    é lógico, tendo noção de como é o estado fundamental do acorde

    Você precisa levar em conta se a tríade ou tétrade está numa posição fechada ou aberta.

    A tríade fechada é T, 3, 5 e suas inversões: 3, 5, T (primeira inversão) e 5, T, 3 (segunda inversão. Se for uma tétrade, aí 7a também pode fazer parte da inversão, sendo a terceira inversão.

    Já a tríade aberta oferece outras combinações. A mais comum é T, 5, 8(T), 3.

    Realmente se você conhecer as formações 05 básicas de acorde (CAGED), fica mais fácil compreender as inversões.

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/07
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    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    Primeira inversao a terça vai no baixo. Temos o acorde de G maior (Sol Si Ré), colocando a terça no baixo fika Si Sol Ré, como está no exemplo.. Soh n entendi o IV6, pq se eh B6, o Si eh o sexto grau de ré (tonalidade do exemplo), e se for considerar o G como o IV, pois a inversao veio dele, td bem, mas o acorde com 6 eh o B6!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # dez/07
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    LeandroPanucci
    Já a tríade aberta oferece outras combinações. A mais comum é T, 5, 8(T), 3.

    Hmmm, pra esclarecer então..

    se aparecer 3, T, 5, 8 seria primeira inversão! Pois segundo a regra, 3ª no baixo é primeira inversão.

    correto?

    _FrEd_
    Veterano
    # dez/07
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    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    Exato...

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
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    _FrEd_ Panucci

    Valew mesmo!

    CurTu MeTaL e NaO o DemOn
    Veterano
    # dez/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
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    putz, última dúvida..

    exemplo: sol, si, ré (do é tonica)

    Sempre que tiver um acorde na primeira inversão eu coloco: V"6"?
    e sempre que tiver na segunda inversão, eu coloco: V"64"?
    e na terceira inversão?

    LeandroP
    Moderador
    # dez/07 · Editado por: LeandroP
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    CurTu MeTaL e NaO o DemOn

    Eu não manjo desse tipo de cifragem.

    sol, si, ré (do é tonica)

    Isso tá mais com cara de G11 (Sol com décima primeira).

    Eu escrevo assim (em Dó maior):

    C/E = primeira inversão (com a 3a maior no baixo)
    C/G = segunda inversão (com a 5a justa no baixo)
    C/B = terceira inversão (com 7a maior no baixo)
    C/Bb = terceira inversão (com a 7a menor no baixo)

    Ao invés de chamar uma tríade maior com a 9a no baixo (o que poderia ser uma "quarta inversão"), eu prefiro deixar a 9a como tônica e chamar o acorde de "suspenso".

    Exemplo: F/G (Fá com 9a no baixo) = Gsus (Sol suspenso)

    Acordes menores com a 3a no baixo (primeira inversão da tríade menor) eu uso a 3a como tônica e transformo num acorde de sexta. Tipo um Am/C eu chamo de C6... A não ser que seja numa passagem de baixo.

    Este tipo de harmonia com númerais, tipo V64 só existe em contraponto, eu acho...

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