Autor |
Mensagem |
PedroGtr Veterano |
# jul/05
a 3a inversao eu uso baixo na setima maior ou setima menor?
exemplo: C(dó) na 3a inversao seria C/B ou C/Bb ?
|
heathcliff Veterano |
# jul/05
· votar
PedroGtr
deve ser tipo
sétima maior = C7M/B
sétima menor = C7/Bb
não tenho certeza, mas esse me parece o modo mais lógico
|
PedroGtr Veterano |
# jul/05
· votar
vamo la pessoal ,ajuda ae .eu sei que:
Baixo Na Tônica == Fundamental
Baixo Na Terça === 1º Inversão
Baixo Na Quinta=== 2º Inversão
Baixo Na Sétima=== 3º Inversão
mas eu queria saber se eh setima menor ou setima maior . como exemplo , acorde C na 3 inversao seria C/Bb ou C/B ?
|
PedroGtr Veterano |
# jul/05
· votar
opa, escrevi isso sem ter lido sua resposta. mas entao ,qual seria a 3a inversao do acorde C por exemplo? na 1a inversao seria C/E ,na segunda inversao seria C/G , e na 3a inversao seria como?
|
heathcliff Veterano |
# jul/05
· votar
PedroGtr
Cara, como que o baixo vai estar na sétima se o acorde não tem sétima?
O que eu quero dizer é, o acorde C tem uma Tônica, uma Terça e uma Quinta, porêm ele não tem uma sétima! C7, C7M são acordes com sétima, porêm o C não tem uma sétima.
Logo o acorde de C não teria a 3ª inversão
|
PedroGtr Veterano |
# jul/05
· votar
heathcliff
amm ,entendi . eu tava querendo enxergar um negocio q nao tinha como ser ,mas agora ja entendi a jogada C7M/B e C7/Bb . po, cara , vlw msm , eu soh tenho a te agradecer ,a maioria dos meus topicos com duvidas e td mais ,aparece vc sempre disposto pra me ajudar .valeu ,cara
|
heathcliff Veterano |
# jul/05
· votar
PedroGtr
de nada ae =]
mas tipo, parece que em outros paises qualquer acorde é visto como se tivesse a sétima...mas que eu saiba aqui no brasil C é só a tríade msm =]
|
PedroGtr Veterano |
# jul/05
· votar
legal ,eu nunca soube dessa ´´curiosidade musical´´ =]
|
CurTu MeTaL e NaO o DemOn Veterano |
# dez/07
· votar
galera, por favor
me ajudem ae: http://www.violaomandriao.mus.br/harm10.htm
--------------------------
no segundo exemplo com partitura, o segundo acorde (si, sol, re, sol) ele classifica como IV6 (primeira inversão), mas não consigo entender...
Pra mim, inversão é apenas aquele primeiro desenho! Em que a distancia entre as notas é apenas de 3ª, 4ª ou 6ª! Agora, no outro exemplo tem saltos de mais de uma oitava... fora que a construção dele é de -si, sol, re, sol- como ele chegou a essa inversão?
----------------------
Resumo:
Pode-se classificar a inversão do acorde vendo simplismente qual nota (1ª, 3ª, 5ª, 7ª) é que está no baixo? (é lógico, tendo noção de como é o estado fundamental do acorde)
Obrigado
|
LeandroP Moderador |
# dez/07
· votar
CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Acho que você mesmo respondeu sua pergunta:
é lógico, tendo noção de como é o estado fundamental do acorde
Você precisa levar em conta se a tríade ou tétrade está numa posição fechada ou aberta.
A tríade fechada é T, 3, 5 e suas inversões: 3, 5, T (primeira inversão) e 5, T, 3 (segunda inversão. Se for uma tétrade, aí 7a também pode fazer parte da inversão, sendo a terceira inversão.
Já a tríade aberta oferece outras combinações. A mais comum é T, 5, 8(T), 3.
Realmente se você conhecer as formações 05 básicas de acorde (CAGED), fica mais fácil compreender as inversões.
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/07
· votar
Primeira inversao a terça vai no baixo. Temos o acorde de G maior (Sol Si Ré), colocando a terça no baixo fika Si Sol Ré, como está no exemplo.. Soh n entendi o IV6, pq se eh B6, o Si eh o sexto grau de ré (tonalidade do exemplo), e se for considerar o G como o IV, pois a inversao veio dele, td bem, mas o acorde com 6 eh o B6!
|
# dez/07
· votar
LeandroPanucci Já a tríade aberta oferece outras combinações. A mais comum é T, 5, 8(T), 3.
Hmmm, pra esclarecer então..
se aparecer 3, T, 5, 8 seria primeira inversão! Pois segundo a regra, 3ª no baixo é primeira inversão.
correto?
|
_FrEd_ Veterano |
# dez/07
· votar
Exato...
|
# dez/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar
_FrEd_ Panucci
Valew mesmo!
|
# dez/07 · Editado por: CurTu MeTaL e NaO o DemOn
· votar
putz, última dúvida..
exemplo: sol, si, ré (do é tonica)
Sempre que tiver um acorde na primeira inversão eu coloco: V"6"? e sempre que tiver na segunda inversão, eu coloco: V"64"? e na terceira inversão?
|
LeandroP Moderador |
# dez/07 · Editado por: LeandroP
· votar
Eu não manjo desse tipo de cifragem.
sol, si, ré (do é tonica)
Isso tá mais com cara de G11 (Sol com décima primeira).
Eu escrevo assim (em Dó maior):
C/E = primeira inversão (com a 3a maior no baixo) C/G = segunda inversão (com a 5a justa no baixo) C/B = terceira inversão (com 7a maior no baixo) C/Bb = terceira inversão (com a 7a menor no baixo)
Ao invés de chamar uma tríade maior com a 9a no baixo (o que poderia ser uma "quarta inversão"), eu prefiro deixar a 9a como tônica e chamar o acorde de "suspenso".
Exemplo: F/G (Fá com 9a no baixo) = Gsus (Sol suspenso)
Acordes menores com a 3a no baixo (primeira inversão da tríade menor) eu uso a 3a como tônica e transformo num acorde de sexta. Tipo um Am/C eu chamo de C6... A não ser que seja numa passagem de baixo.
Este tipo de harmonia com númerais, tipo V64 só existe em contraponto, eu acho...
|