Forró?...q notas usar??

    Autor Mensagem
    Metal bass
    Veterano
    # jul/03


    e ae caras blz??/
    queria saber q notas ou escalas usar no forró....quais notas fikam mais legais, quais notas dão aquela destacada no forró....valeu aí galera1

    Metal bass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Por favor..me ajudem galera1!!!!!! :/

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Metal bass
    Hehehe... me admira pelo seu nick vc se interessar por Forró... :-)
    Mas vamos lá... primeiro o ritmo
    O Forró é um ritmo nordestino(todo mundo sabe disso).
    Pode ser 2/4 ou 4/4. Quanto às figuras rítmicas infelizmente não dá pra colocar aqui no fórum por justamente serem partituras e não textos.
    As notas que vc vai utilizar são basicamente aquelas da tríade do acorde que está sendo tocado. Por exemplo:
    G - (G-B-D)
    C - (C-E-G)
    D - (D-F#-A)

    Entendeu pelo menos o básico?
    Se quiser aprofundar-se mais nesse rítmo eu sugiro que vc consiga material do Adriano Giffoni. Pouca gente sabe, mas ele é natural de Quixadá, interior do Sertão do Ceará. Saiu daqui pra ser um dos maiores baixistas da atualidade!

    Digao
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Metal bass

    Eu nao sou baixista e nao toco forro hehe... mas ja toquei gaucho... dai tem essas triades q o nuke falou e tb tem em quintas...

    tipo


    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-----3--3---------------------------------------------
    A-----------3------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Metal bass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    valeu aí.....deu pra entender!!!!!

    nukebass
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Metal bass
    Não esqueça de procurar material do Giffoni... depois que o Nico morreu ele, na minha opinião, é o melhor Baixista Brasileiro.

    virtuoso
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Assim cara!!! é meio fodinha tentar ficar explicando e tudo:
    tem a revista cover baixo que esta escrita na capa imperdível e tem uma par de baixo na capa aparece no final da revista um cara ensinando (tem tablatura e partitura, segue a partitura que é sempre melhor) e ainda cifras para um camarada seu que toca guitarra te acompanhar, cara fica bem loco!!! mas assim, não tem regra se é de tal escala ou não!!! isso vcs decidem depois, mas uma pentatônica Não caiu bem na minha opinião, tenta usar algum dos modos gregos que fica legal!!!

    phfs
    Veterano
    # jul/03
    · votar


    Quanto a harmonia usa-se muito acordes com 7
    Quanto as notas pode-se usar notas cromáticas na passangem de acordes e no final do compasso
    Quanto a parte rítmica usa-se muito compasso 2/4 como o nukebass tinha falado

    behrogebass
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    G / / / 2 / / / 3 / / / 4 / / /
    |----------------------------------|
    |-----------5-5----------5-5-----|
    |-------5--------------5----------|
    |-3--------------3----------------|

    C / / / 2 / / / 3 / / / 4 / / /
    |-----------------------------------|
    |-----------------------------------|
    |-3--------------3-----------------|
    |-------0----3--------0--0-3------|


    Cara, tu pode aplicar umas sacadas de baixo de discoteca; nos forrós mais modernos fica irado.
    blz

    klango
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    O Nico que falou que morreu é o assunção?

    paulinhomp3
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    nukebass
    vc sabe de algum site do Giffoni ou algum link ??
    valeu

    Isaac_Viudez
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    cara o lance do forro tb pode ser usado..apenas tonica quinta grave e setima maior ou menor dependendo do acorde C7M= C , G(Grave) e B
    pode tambem permanecer na tonica fazendo a linha do bumbo. exemplos de acorde diminuta ou acordes em o baixo sai descendo tipo D D/C Basta vc ficar fazendo so a tonica .

    moog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    klango
    pronto.. vai me dizer q o nico ja não esta mais entre nós....



    ai ai

    moog
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    paulinhomp3
    tem um cd dele disponivel em: http://www.mandeibem.com.br/receber.asp?ID=71712872005YNKJFGZIKGGCN

    o link ficará disponivel até dia 15/7

    porisso.. aproveitem

    HignocliuS
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tônica e quinta.

    Gabriel Ancelott
    Veterano
    # jul/05 · Editado por: Gabriel Ancelott
    · votar


    Experimente tríades.
    Ex:em G e Cm
    G> Cm>
    G-----------------/------------0-------------------
    D-----------------/---------1----------------------
    A-------2---5----/--3/-3--------3-----------------
    E-3/-3--------3--/---------------------------------
    A primeira nota exe. com pausa(/).

    Eduardo J Santos
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Procure aprender uma escala chamada (Escala Nordestina)

    Computer Phantom III
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Legal pessoal, estou estudando mais sobre o estilo e essa teoria foi de grande ajuda. Vlw

    Rogério Inácio
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    Tratando do Forró pé-de-serrá, mas tradicional, sem bateria com zabumba e triangulo....
    -> no Xote use bastante as notas mortas e a terça do acorde... nas transições cabe muito bem a pentatonica. Sugestão: as músicas do Forróçacana, Falamansa, ChamaChuva e Dominguinhos (todas tem excelentes baixistas), tem também Mestre Zinho (em especial a música Onde Esta Você)...
    -> Em Forreggae, xote um pouco difente puxado pro reaggee muito apreciado na região sudeste, aproveitando a tríade que o Gabriel passou e fazendo um refulgo no sizão...
    G-----------------
    D-----------------
    A-------2-------2-
    E-3/-3-------3----
    B---------5-------
    Escute Circuladodefuló, chamachuva... muitas das músicas são recriações e Reaggae em ritmo de forró, como Vamos Fugir, a Novidade...
    -> No forrozão marque bem junto com a zabumba, e use a armação nas transições...
    G-----------------
    D-----------------
    A--------5--------
    E------5---5------
    B---3--------3----
    Outra coisa que enriquece muito o som é usar as frases do Violão de Sete cordas Escute os Trios, Trio Juazeiro, Trio Virgulino, Os três do Nordeste, Mestre Zinho, Cabrum e aí vai...
    -> No baião abuse um pouco mais da construção acima... escute Luiz Gonzaga(nunca escutei um baixista muito escroto com ele, mas tem uma diversidade enorme de musicas, construções. As Vezes meu passatempo e criar frases para as músicas dele que não tem contrabaixo)... escute também Dominguinhos(este sim tem um baixista escroto com ele), Elba Ramalho...

    Em todos os Ritmos, use bastante notas mortas, preste bastante atenção na zabumba, a batida do Bacalhau (parte de baixo da zabumba) encaixa muito bem uma oitavada mas não abuse deste recurso pode ficar enjoativo, se vc tem uma noção de Funk vai se adaptar muito bem ao ritmo, é simples e bem percussivo... ah é “made in Brasil”

    Tava dando uma olhada no site que o Moog usa, assim que confirmarem o meu cadastro vou colocar umas músicas aqui paras vocês...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Forró?...q notas usar??