Manutenção das cordas

    Autor Mensagem
    hell_boy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: hell_boy


    Apesar de eu limpar com uma flanela toda vez que toco, as cordas do meu baixo estão ficando literalmente pretas, está criando uma espécie de crosta, até atrapalha para fazer um slide por exemplo, fica ruim de tocar. Então o que eu faço para manter estas cordas limpas, tem algum produto que consiga limpá-las? Ou pelo menos um produto prá ficar mais liso na hora de tocar? Valew aee.

    Vortex
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Vortex
    · votar


    existe sim um lubrificande para conservar mais as cordas...se não me engano a GHS tem

    E da uma olhada nesse tópico tb
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/2/53624/

    flw!!!

    edit: olha aqui o limpador da GHS q te falei http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=56&pid=4

    hell_boy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Valeu cara, é disso que eu preciso.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    hell_boy

    Não tem como cara... chega uma hora em q precisa trocar mesmo...

    edusachini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Vortex Quanto deve custar esse lubrificante ae?

    hell_boy
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Não tem como cara... chega uma hora em q precisa trocar mesmo...

    marcioazzarini
    Mas só com 4 meses de uso?

    edusachini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    hell_boy
    Depende de muita coisa.

    -Quantas horas tu toca
    -Qualidade da corda
    -Quantidade de ácido úrico que sai das suas maos

    Isso é oq eu lembro agora

    hell_boy
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: hell_boy
    · votar


    [i]-Quantas horas tu toca[i] - 1 hora e meia por dia mais ou menos, final de semana mais.

    [i]-Qualidade da corda[i] - veio no baixo (Condor BX12)
    [i]-Quantidade de ácido úrico que sai das suas maos[i] - sei lá rsrs

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    hell_boy

    As minhas eu troco a cada 4 meses, mas cada caso é um caso... Como sempre estou fazendo shows, não posso dar mole.

    Faço o esquema: Cordas novas: sempre limpo com flanela corda por corda após tocar. No final do 2º mes, a corda já está bem sem brilho sonoro, então eu faço a 1ª fervura. Aí ela dura mais umas 2 ou 3 semanas, aí é mais uma fervura, q dura mais umas 2 semanas. Após preciso trocá-las, pois não arrisco uma 3ª fervura. Qdo fiz isso ela estourou no meio de uma apresentação (salve o baixo reserva!! hehe)

    Somando tudo isso, já dá uns 4 - 5 meses de uso.

    rfasioli
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Ae galera,
    Eu uso o encordoamente SR2000 da Dean Markley, ele é muito mais caro, uns 160 a 200 reais, mas vale a pena.
    O Som é perfeito p/ meu baixo e minha pegada, nem muito estridente nem muito abafado... Mantém o Timbre e a afinação por muito tempo...
    A última vez que eu troquei foi em 2002. E toco o baixo quase todos os dias... E ainda por cima, nos últimos 2 anos eu nem passo um flanela no baixo...
    Já um Dadario ou GHS durava uns 3 meses limpando todo dia...

    É caro, mas vale a pena pq é bom!

    Rafael Vaz
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Rafael Vaz
    · votar


    Seguinte galera, sempre que terminarem de tocar passem uma flanela com àlcool, corda por corda (cuidado pra não deixar cair no corpo pq danifica o verniz), se fizerem isso, o brilho delas irá durar até 5 meses, tem 3 meses que estou usando um conjunto de cordas da Hartke no meu baixo e elas ainda estão com som de novas.
    Outra dica: desaconselho a ferfura, porque prejudica a flexibilidade e a afinação das cordas, quando começarem a perder o brilho, coloquem elas de molho no álcool 95´, é só jogar o àlcool num recípiente de plástico que acomode bem as cordas , lacrar bem para o àlcool não evaporar e deixar de molho por umas 4 ou 5 horas, depois é só retirar e secar passando um pano de algodão seco, corda por corda. O álcool tira a oxidação das cordas muito bem sem agredí-las, dá pra fazer muito mais vezes do se vc estivesse fervendo e elas irão durar muito mais sem perder a flexibilidade e afinação. O meu último conjunto de cordas ernie ball ficou mais de 1 ano e meio com som de cordas novas.

    *Só use álcool 95 graus, aquele de farmácia, a maioria das marcas vendidas em supermecados são 45 graus (tem mais àgua que álcool) e não servem pra combater a oxidação de metais .

    rfasioli
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Essa do alcool é boa, o dia que tiver de trocar minhas cordas vou tentar isso antes...

    Willian Ferreira
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    NÃO PASSEM ALCOOL DANIFICA AS CORDAS esses tempos tentei passar alcool em em cordas novas e perdi totalmente o brilho do som delas aconcelho a passar Jimo Silicone então!!! d:-)

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Willian Ferreira
    Se for um álcool que deixe pouco resíduo na corda não danifica não, nem tem lógica para isso...
    Eu sempre usava Wd 40, era bem legal, mas venho usando álcool ultimamente... Lambuza menos, não gosto de corda muito lisa, parece que o baixo me foge do controle =P

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Aquele silicone comum, que vc compra no supermercado, pode ser utilizado pra limpar a corda?? E se eu vou passar um pano, tem quer ser seco ele ne?? Ou com algum produto??

    Isaac_Viudez
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    gente sabe o q também é bom para manter as cordas com um bom som? Lavar as maos antes de tocar, e depois seca bem elas, e tentem ao inves de usar um franela, usar um meia grossa, pois a franela libera uns pelos q ficam presos nos espaços da corda.!!!!
    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Manutenção das cordas