Revenda de baixo - As vezes um problema.

    Autor Mensagem
    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05


    As vezes o sonho de consumo de um baixista eh ter um Fender Jazz Bass com aquele som vintage, decada de 70. Outro gostaria de ter um MM Stingray 5. Outro gostaria de ter um Rickenbacker 4001. E assim vai. Como outros gostariam muito de ter um belo baixo de luthier. Um baixo exclusivo, totalmente seu. Mas, e quando precisa vender ele? Os iniciantes mais jovens procuram instrumentos de marca para fazer inveja aos amigos. Os mais iniciantes afortunados as vezes pegam de cara um Fender basico, e o baixo de luthier? Como fica nessa historia?? Sera que vale a pena comprar um baixo de luthier pra daqui a 1 ano trocar??

    Qual eh a opiniao de voces com relacao a revenda de baixos feitos com luthier? E o que axaram do textinho?? (To treinando desde agora pra ser jornalista)

    Du Bass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Tais ai o problema, na hora de revender um comprador meio desinformado acaba achando q talvez um baixo muito bom feito pelo luthier é ruim. No meu caso meu baixo é de Luthier mais foi barato, é q eu num tinha grana pra compra nem um Eagle =( . Ai axei esse de Luthie num jornal. Dizem q esse meu baixo é bom, sei la, acontece q eu fiko com raiva agora por que tenho certeza q alguem nunca vai comprar ele -.- e qaundo eu quiser um melhor terei q pagar tudo de novo, sem recber algo em troka desse... :D

    KNOX
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    ...qndo se é moleque e começa a ter interesse por instrumentos vc começa a ver q seus ídolos todos usam fender, gibson,MM, e outros tão conhecidos...qndo se aprende um pouco entao percebemos q esses nossos ídolos as vezes usam um instrumento q no maximo tem a madeira orinal..o resto todo é mudado...entao vc percebe q comprou uma marca, nada mais... no caso dos instrumentos feitos por luthier já sao o contrario...as vezes temos um puta instrumento em mãos com detalhes tão bem acabados q deixam qualquer de marca devendo...mas ai ninguem leva a sério pq nunca viu o steve harris, ou o flea, ou o victor wooten usando um da mesma marca...no caso o aconselhavel seria vc procurar o luthier q fez e negociar talvez uma troca por um modelo q ele fabrique q seja melhor ou q lhe agrade mais, pra ele encontrar comprador pra um baixo q ele fabricou será mais fácil pois ele estara atendendo um publico especifico ou seja os q querem um instrumento fabricado por ele!

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    João Paulo perguntou:
    1. "As vezes o sonho de consumo de um baixista eh ter um Fender Jazz Bass com aquele som vintage, decada de 70. Outro gostaria de ter um MM Stingray 5. Outro gostaria de ter um Rickenbacker 4001. E assim vai. Como outros gostariam muito de ter um belo baixo de luthier. Um baixo exclusivo, totalmente seu. Mas, e quando precisa vender ele? "
    2. "Os iniciantes mais jovens procuram instrumentos de marca para fazer inveja aos amigos. Os mais iniciantes afortunados as vezes pegam de cara um Fender basico, e o baixo de luthier? Como fica nessa historia?? Sera que vale a pena comprar um baixo de luthier pra daqui a 1 ano trocar?? "



    R. Quem compra um baixo de luthier o faz por saber exatamente o que quer; o faz para ter algo como um instrumento exclusivo ao seu gosto visual, timbre e pegada, tal qual os "signature" dos baixistas famosos( se bem que é uma roubada, pois os que os tais baixistas tocam NÃO SÃO IGUAIS àqueles da mesma série, vendidos em vitrines). Quem paga caro para ter um modelo luthier já formatado pelo artífice, precisa saber que ele estará pagando tão caro quanto um bom instrumento importado feito em série. As diferenças são: Um é feito artesanalmente e o outro não; e um terá valor de revenda, o outro será desvalorizado. A idéia seria a seguinte: no caso dos bx de luthiers voce ACRESCENTAR um instrumento ou sonoridade específica ao seu setup. Se pensar em revenda, terá mais dificuldade do que um importado de marca conhecida.

    A propósito, teu texto é muito legal, voce leva jeito: Invista!
    Só uma observação: Não seja prolixo como eu. Jornalistas precisam valorizar o conteúdo com efeito e impacto com o mínimo de palavras. Te escrevo isto como Locutor Anunciador, no mercado de trabalho há 16 anos, lendo muito de muitos jornalistas.

    The Splinters
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    As vezes o sonho de consumo de um baixista eh ter um Fender Jazz Bass com aquele som vintage, decada de 70.O meu eh assim. :p

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro, hehe, valeu.

    Esse eh o problema, as vezes um baixo de luthier eh tao bom quanto um de marca, ou as vezes melhor, mas dae pra revender eh dureza por nao ter destaque, reconhecimento...

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Cara o problema e simples...quem faz(ou deveria)fazer um intrumento de luthier nao eh iniciante, e sim alguem q jah tocou em milhares de baixos diferentes e sabe o som exato que quer, dai ele investe e faz um baixo com "sua alma", dai pra vender e dificil, nem pq nao ha reconhecimento, pois exitem milhares de luthiers muito famosos que tds sabem que fazem baixos otimos, mas como eu disse, o baixo e(deveria ser) a alma do baixista, vc nao tem a minima ideia do som que ira comprar...sabe que eh bom, mas naum sabe que te agrada, dai fica bem dificil, existem casos de replicas de instrumentos tb por luthiers, dai jah eh outro caso, nao da desvalorizaçao do intrumento de luthier e sim a supervalorizaçao de intrumentos tais como fender, musicman, fodera...

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Quem compra um baixo de luthier o faz por saber exatamente o que quer; o faz para ter algo como um instrumento exclusivo ao seu gosto visual, timbre e pegada

    quem faz(ou deveria)fazer um intrumento de luthier nao eh iniciante, e sim alguem q jah tocou em milhares de baixos diferentes e sabe o som exato que quer, dai ele investe e faz um baixo com "sua alma",

    Eu penso por aí.

    Como não manjo muito sobre captadores madeiras e tudo mais, não arriscaria mandar fazer um baixo pra mim (por enquanto).
    Mas sei q quem tem um baixo sob medida, feito por luthier, não troca fácil tb não.
    Essa coisa de julgar pela marca é bobeira.

    BTNS
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Eu gosto de instrumentos de luthier mas:
    1. é preciso um mínimo de informação para se encomendar um porque você não tem como testar antes (a menos que você experimente um feito pelo luthier e pessa para ele repetir o projeto) então o resultado final só no final mesmo. Tem que se informar sobre luthiers para não encomendar um instrumento com um picareta.

    2. o valor de revenda vai ser menor mesmo porque é um instrumento personalizado e as grandes fábricas investem em marketing. Uma marca será sempre uma marca. Uma marca confere a um produto um valor intangível. Isso é o mercado.

    3. Sou fã de Hendrix e Vaughan, claro que quero uma Strato. Sou fã de Zakk W., quero uma Lespau. Sou fã do Jaco, quero um Jazz Bass. Isso é meio que normal. Claro que existem instrumentos ruins feitos por Fender, Gibson ou muitas outras grandes marcas, assim como existem bons instrumentos feitos pelas mesmas. No caso de Fender e Gibson, são marcas que possuem uma mítica que gera esse desejo de ter uma.

    Aliás, muitos instrumentos feitos à mão são cópias de Stratos, Jazz Bass, Les Paul etc. Interessante, né?

    Eu tenho um Spanich, cópia (mais ou menos) dos Ibanez SDGR. E tenho um Wood, da fase fábrica. Vantagens e desvantagens em ambos os lados serão sempre possíveis.

    Se vc curte a idéia de ter um instrumento personalizado, artesanal, vá em frente. Mas desencane da questão valor de revenda. Em princípio, quem manda fazer um instrumento o deseja para toda a vida. Eu encomendei um baixo este ano, que espero pegar até o final do ano, e já tô pensando outras coisas, de lutheir e de fábrica. 8D

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: Gabriel Simões
    · votar


    O grande problema é que essa questão de escolha de instrumentos anda distorcida além do ponto ...
    revenda de instrumentos feitos por um luthier ? claro que o preço não vai ser o mesmo que voc6e pagou, pelo simples motivo do baixo ter sido feito pra voce! pra atingir a sua sonoridade, ser confortavel pro seu corpo e ter todas as outras caracteristicas que você desejou ...
    Ja escrevi uma vez sobre isso aqui e escrevo novamente ..... não se compra instrumento pensando em vender .... não se encomenda um instrumento a um luthier pensando em vender .... se você ta pensando em vender é porque aquele instrumento provavelmente não te atende 100% então pra que comprar ???
    Não existe isso de comprar e depois de um tempo enjoar ... se você encomenda um instrumento a um luthier é porque você já sabe o que quer ... se você não sabe não encomende ....
    Uma outra coisa é encomendar instrumento pra ter o som de um instrumento fabricado em série ...
    Quantas e quantas vezes eu ja vi alguem chegar e falar que quer o som de um fender ou de um mm ..... se você quer o som de um fender compra um fender ora + .....
    E o pior é que tem tanto luthier picareta hoje em dia que ainda enrola clientes e se dispõe a realizar tal tarefa .... é a vida ... vai saber ....
    Se você quer comprar um instrumento pensando em vender, conselho de amigo .. não compre ....
    Gabriel

    marcky
    Veterano
    # jul/05
    · votar


    ae galera, como luthier gostaria de expressar minha opinião sobre o assunto... é o seguinte, tem baixista ( e guitarrista TB) que chega pra mim e na verdade ele nem sabe o que quer, aquela história de "o corpo de um fender, com braço de um gibsom, captação de um sei lah o q; e mais alguma coisa" aparecem aqui os gostos mais escrotos q se pode imaginar, e depois o cara quer vender o baixo pelo preço ( ou mais) do que o que ele me pagou. outros caras jah querem que eu faça um idêntico à alguma marca\modelo famosos, jass bass eh o campeão e aí o cara pede pra eu trocar a minha marca e silkar a marca do modelo original, "sô pra dar mais realismo", e é foda d convencer q isso é pirataria e ilegal, muitos saem queimados e dispensam a confecção do instrumento. O caso eh, quem manda um luthier fazer um instrumento deveria ter em mente um modelo personalizado para sí próprio, e não um instrumento para revenda. embora seja incontestável a qualidade de um instrumento, fabricado por empresas como gibsom e fender , tem algumas caracteristicas que vc soh encontra em instrumentos fabricados por um bom luthier.
    Uma outra alternativa pra quem quer um instrumento "com a sua cara", eh comprar um contra baixo de marca e customizá-lo a seu gosto, o detalhe eh que vc pagara pela marca do instrumento, pela marca dos acessorios adicionais, e pelo trabalho do luthier. o custo vai ficar alto

    então o resumo eh o seguinte:
    baixo de marca - vc paga pela marca- tem um valor e chances razoáveis de revenda

    baixo luthier - vc paga pela qualidade e o preço de revenda eh relativamente baixo e as chances de revenda menosres ainda.

    baixo de marca customizado- vc paga por marca e pela qualidade , mas o valor de revenda certamente será mais compensativo. porém 1 em cada 100 baixistas teria vontade e/ou condições de comprá-lo de vc!

    "detalhe tirem a conclusão que quiserem, faço instrumentos ha 5 anos e toco ha 8 jah fiz uns 20 contra-baixos todos de ótima qualidade, porém uso um fender jassbass special edidion 73, customizado de acordo com minhas preferencias. 9 em cada 10 baixistas q jah vi gostariam de compra-lo porem, dos 10 nenhum pagaria o q ele vale!"

    realmente eh uma incógnita, mas a minha opnião eh que seja de marca ou feito por luthier, o instrumento deve ser comprado c atender a 100% de suas expectativas pq em todos os casos, "c for revender tu vai perder dinheiro"

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Revenda de baixo - As vezes um problema.