qual a real direfença entre capitação ativa e passiva?

    Autor Mensagem
    George Rolim
    Veterano
    # mar/05


    uq influi no som do baixo?! eu tenhu uma banda de metal q pretendu compra um baixo novo! qual tipo de capitação devo usar?!
    ps: nosso som e metal melódico!

    mano_a_mano
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Não sei o que significa uma ou outra... O ideal é você ir a uma loja e pedir dois baixos, um com captação ativa e outro com passiva, e comparar os dois... Isso é uma questão de gosto...

    BloodyBass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sem dúvida a resposta final quem vai dar é você, toque e veja qual você acha mais propriado. Quanto à diferença entre as captações usando a busca vc acha bastante coisa. O que eu posso te adiantar é que captadores (e circuitos) ativos geralmente produzem bem menos ruído e tem um som muito mais limpo e com mais brilho. O som dos captadores ativos tendem à serem menos influenciados pela madeira e pela construção do baixo. É logico que se você colocar uma captação ativa num cabo de vassoura vc não vai ter o mesmo som do que se fosse num baixo bem construído com boas madeiras, mas o som de um baixo passivo é extremamente dependente da madeira e da construção dele. Baixos mais pesados (feitos de madeiras mais densas) tendem à ter um maior sustain e uma saída um pouco mais forte, porém tem um som mais aveludado e fechadão, dão ótimos fretless, como referência de som vc pode pegar os Fenders Jazz Bass até da década de 80. Quanto à outras madeiras o timbre geralmente é mais brilhante e estalado, vide rickenbacker.

    Mas também não ache que só existem essas classificações, eu falei de extremos. Pessoalmente, para metal melódico, eu pegaria um baixo ativo de boa qualidade para obter timbres mais claros e menos roncados para as passagens rápidas.

    joaozitorossi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O que eu posso te adiantar é que captadores (e circuitos) ativos geralmente produzem bem menos ruído

    qt aos captadores vc está certo. Já os circuitos, se vc ligar um circuito ativo num captador passivo o ruído(se já existia neste captador por uma má blindagem) será amplificado. Qt ao resto concordo com tudo.....hehehe

    BloodyBass
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    joaozitorossi

    VLW pelo esclarescimento

    DEMANO
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    joaozitorossi
    Como que se faz essa blingadem? Pq meu baixo eh ativo e sempre chia com o agudo aumentado...

    quitar_pusser
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    intaum um bom baixu pra tok metal? qual seria? (aceccivel menos de 3000)

    Half
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    quitar_pusser
    Fender Precision Bass americano.


    Principais diferenças na minha opinião:
    Ativo:Menos ruído (geralmente), maior amplitude timbrística. Em geral, baixos sem personalidade.
    Passivo: Mais ruído (geralmente), menor amplitude timbrística, sons característicos de modelo pra modelo (personalidade).

    Eu prefiro passivo em geral. Antes um timbrão de Jazz Bass passivão a lá Jaco do que um som artificial de um Factor.

    Xpressão
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Os baixos de captação ativa têm som mais brilhante, mais claro, com menor intensidade de ruído com saída mais alta e portanto mais volume sonoro para um mesmo amplificador.
    Todos os baixos de captação ativa têm um som meio semelhante. Bonito, sem dúvida com bastante sonoridade. Mas ao meu ver sem personalidade.

    Se você não tem um bom ampli, usar um baixo ativo é uma boa opção.

    Os baixos passivos têm um pouco mais de chiado, a intensidade sonora não é tão grande, mas por sua vez têm som bem carcterístico. Eu consigo identificar o som de um Fender Jazz Bass numa música, de um Rickenbaker também como acho que muitos aqui.

    Obviamente vai a pérola: tudo depende do gosto do músico. Não existe essa de que baixo ativo é melhor ou pior que passivo.

    quitar_pusser
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Xpressão

    otimo! intaum um jazz band e passivo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a qual a real direfença entre capitação ativa e passiva?