Alcool Absoluto(100%) ou Isopropilico ?????

Autor Mensagem
Half
Veterano
# fev/07
· votar


Ferver, passar álcool danifica as cordas? Dane-se! Ou vocês preferem o velho e morto som de cordas velhas/sujas??
Ao fazer isso, vc dá um UP nas cordas que iriam pro lixo mesmo, se vão enferrujar mais rápido não interessa oras!!!
Dica: após fervê-las, não deixe de passar óleo WD-40, por exemplo.

NixonMarques
Veterano
# fev/07
· votar


Algum vendedor de óleo WD-40 por ae?!? heheheh

Só brincadeira hein!...

samuelbreder
Veterano
# fev/07
· votar


e não esqueçam de envolver as cordas com filme plástico pra alimentos depois, so pra evitar o contato com o oxigênio. hehhehe

brincadeirinha =D

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Half
prefiro uma corda nova..na boua.....mó porquice ficar fervendo corda...
mas cada um cada um.

bom depois de pasar wd 40 então..afff..que beleza esse baixo vai ficar....

Otimos conselhos....

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


não esqueçam de envolver as cordas com filme plástico pra alimentos depois, so pra evitar o contato com o oxigênio = Elixir caseira.

Half
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
prefiro uma corda nova..na boua.....mó porquice ficar fervendo corda...
mas cada um cada um.


Eu tb prefiro corda nova, isso soa um tanto óbvio pra mim. Porco é deixar corda velha do jeito que está.

bom depois de pasar wd 40 então..afff..que beleza esse baixo vai ficar.... Otimos conselhos....
Amigo, não fale asneira, OK? Procure se informar, por favor.
Tente adquirir um pouco mais de experiência, ou sei lá, pelo menos não se manifeste quando não sabe do que se trata!

eltonbass
não esqueçam de envolver as cordas com filme plástico pra alimentos depois, so pra evitar o contato com o oxigênio = Elixir caseira.

Hauhaauhauahahu boa idéia, depois de ferver, com as cordas ainda quentes, vou enrolar um filme de PVC na corda pra ver se rola huahuaehu

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Half

bom, eu tinha escrito um texto aki, resolvi editar, pq nada a ver bater boka , no forum...mas cara eu sei muito bem o que eu to falando, eu ja fervia cordas de baixo qdo vc tava nascendo, e não recomendo p ninguem, mas cada um q sabe, acho q não compensa o trabalho. sobre o Wd tb nao recomendo, o basss e fica todo respingado com oleosidade, pode atacar alguns tipos de acabamento, principalmente os encerados, na boua, é um serviço muito porco, qquer um q tenha um baixo pode ter pelo menos 20-30 reais p um jogo de cordas a cada 4 meses vai...
Mas as dicas estão ai...quem quiser....seja feliz...

eltonbass
Veterano
# fev/07 · Editado por: eltonbass
· votar


THE BASSMAN
editado tb! não vou bater boca no forum tb.

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass

Ferver, passar álcool danifica as cordas? Dane-se! Ou vocês preferem o velho e morto som de cordas velhas/sujas??
Ao fazer isso, vc dá um UP nas cordas que iriam pro lixo mesmo, se vão enferrujar mais rápido não interessa oras!!!
Dica: após fervê-las, não deixe de passar óleo WD-40, por exemplo.


Bom foi o que eu entendi...e pela resposta q ele deu..foi isso q ele falou...
Cara na boua, to nem ai se quer ferver cordas ou não..cada um cuida da sua vida, estou falando de qualidade, cordas de baixo comigo duram uns 3 meses..acho q da p comprar um joguinho decente, pelo menos warwick q custa 25-30 reais e ter qualidade, mas quem curte a parada meia boka, otimo..eu nao tenho nada a ver com isso, eu ja fervi cordas , qdo tinha 17-18 anos, mas quer saber..a mudanca é bem meia boka, pra mim nao vale a pena o trabalho... existem artificios mais interessantes como usar um fast fret, p prolongar a vida das cordas, mas td bem... nem vou ficar batendo boka pq nao tem nada a ver, nem sou disso, mas a minha opinião é compre cordas novas, nem q sejam baratas...

eltonbass
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
uso silicone nas cordas!e gosto do som morto das cordas, faz mais de um ano que não troco!

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass

eu curto elas com mais ou menos 1 mes de uso, ja perderam aqele brilho intenso q por vezes prejudicam a definição, não gosto de passar nada, nem limpadores tipo fast fret, o silicone penetranas fissuras das cordas e por isso dào esse abafamento...p vc talvez fossem legais cordas flatwound (lisas)
Nossa..1 ano...mas toca sempre? banda? é gosto é pessoal mesmo...

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


Olha a miseria, compra corda nova, oleo para limpeza, etc... na pior usa BOMBRIL ....

Jfactor
Veterano
# fev/07
· votar


eu curto elas com mais ou menos 1 mes de uso, ja perderam aqele brilho intenso q por vezes prejudicam a definição, não gosto de passar nada, nem limpadores tipo fast fret, o silicone penetranas fissuras das cordas e por isso dào esse abafamento...p vc talvez fossem legais cordas flatwound (lisas)
Nossa..1 ano...mas toca sempre? banda? é gosto é pessoal mesmo...

THE BASSMAN

Já é............................

d1g00
Veterano
# fev/07
· votar


po galera para de inventa solucaum maluca...neguin ja ta até procurando pai de santo pra benze as corda! Melhor coisa que eu ja testei pra corda eh GHS Fast Fret String Cleaner...! O Efeito é muito bom supreendente...! flws

John Arch
Veterano
# fev/07
· votar


92,8% é álcool etílico comum, o absoluto tem mais, justamente por isso o nome. Q eu saiba, ele é bom pra fazer haxixe, realmente não sei qual a utilidade em cordas de baixo. Acho q o ideal é só limpar com paninho e quando já tiver com uma kra velha, vc pode, no maximo, fazer akele truque de ferver as cordas...sl

Penta_Blues
Moderador
# fev/07
· votar


Boa tarde!!!

THE BASSMAN
Estou contigo, meu camarada. Gambiarra é sempre gambiarra, é negócio de "inventor", começa no I de insipiente e termina no R de regular. Nunca vai ser um B de bom ou MB de muito bom...
Cientificamente falando: Quem tem anus pequeno não faz esquema com penis grande, ou seja, se o cara não pode economizar cinquenta centavos por dia, pra no fim de três meses comprar um joguinho de cordas razoável, ele que arranje outro instrumento mais barato pra tocar...rs
Valeu!!!

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


Penta_Blues
Jfactor
d1g00

Neh....O.o \o/

Gui
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
o wd-40 funfa pra manter o brilho da corda porque ele é anti-oxidante...mas num sei se destroi...

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07
· votar


Jfactor
d1g00
Penta_Blues
brothers, dei uma editada, pq nao to afimde ficar com tititi no forum, nem é a minha, mas valeu ae é nois!

Gui
pow cara, q é antioxidante eu sei neh , hehehe

Bom ta ai, existem baixistas e baixistas, equipamentos e equipamentos..cada um veja o seu propósito e se achar q vale ferver e engordurar as cordas, mandem bala, nem no meu baixo mais simples eu nao faria isso hj em dia ........ mas cada um sabe onde aperta o calo..

Gui
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
no golden eu passo depois de tocar...e já to a um ano com as cordas..ainda num oxidaram e num tão com som de varal...só fica fedendo..=P

no shelter nem tentei...é que esses lubrificantes tipo wd-40 são os mesmos do fast fret..eu tava olhando a composição..o fast fret só é mais cheiroso!

Half
Veterano
# fev/07
· votar


eltonbass
Na verdade eu tinha falado de ferver sim, aliás, ainda mantenho minha opinião e acho o ideal (NA FALTA DE $$$ PRA COMPRAR CORDA NOVA, É ÓBVIO): ferver com um pouco de vinagre, e, depois, pra prolongar o tempo útil (se não vc vai ter mais uns 2 dias de corda), passar WD-40.

THE BASSMAN
Vc não fez mais do que a obrigação de ter editado o que disse (se é que escreveu bobagem), pois foi vc quem começou com "flames" aqui, eu só dei minha opinião (sem me dirigir a você, claro)e vc, sem o menor conhecimento e/ou argumento válido veio me ironizar.

eu ja fervia cordas de baixo qdo vc tava nascendo, e não recomendo p ninguem, mas cada um q sabe, acho q não compensa o trabalho

Cara, se você não recomenda o problema é seu! Primeiro que não é todo mundo que tem dinheiro pra ficar trocando de corda, portanto, não é vc que julga se o "trabalho" compensa ou não.
Segundo, que é FATO que ferver as cordas com alguma coisa melhora sim o timbre, é uma questão lógica: fervendo você limpa as cordas, nas mais profundas "entranhas", melhorando o som. Não estou aqui discutindo as possíveis "seqüelas" que uma corda fervida tem, por favor. E também estou dizendo no geral, pois das muitas cordas que fervi, algumas apresentaram melhoras absurdas e outras não, a ponto de ter que jogá-las fora. Elixir então, nem pensar em ferver.
Terceiro, que se for pra eu não dar minha opinião sem ninguém ironizar, que escrevam no título "HALF, FAVOR NÃO POSTAR".

sobre o Wd tb nao recomendo, o basss e fica todo respingado com oleosidade, pode atacar alguns tipos de acabamento, principalmente os encerados, na boua, é um serviço muito porco
Cara o qq tem de PORCO no WD-40??? Eu uso (usava, pois agora uso só Elixir), e não cai uma gota sequer no instrumento. Você diz que usa FAST FRET. Pelo seu fraco raciocínio, significa que você também mela seu baixo inteiro, respinga óleo, ou seja, como vc gosta de falar, fica um SERVIÇO PORCO. Nunca tentou espirrar WD-40 num paninho e passar na corda? Tente, pelo menos pra testar se cai uma gota de óleo. Dá na mesmíssima coisa que usar o FastFret.



Penta_Blues
Estou contigo, meu camarada. Gambiarra é sempre gambiarra, é negócio de "inventor", começa no I de insipiente e termina no R de regular. Nunca vai ser um B de bom ou MB de muito bom...
Cientificamente falando: Quem tem anus pequeno não faz esquema com penis grande, ou seja, se o cara não pode economizar cinquenta centavos por dia, pra no fim de três meses comprar um joguinho de cordas razoável, ele que arranje outro instrumento mais barato pra tocar...rs


Camarada: se não tem algo construtivo pra dizer, não poste!
Eu não preciso ficar fervendo cordas, mas já fiz isso (com ótimos resultados) e venho aqui compartilhar minha experiência com os músicos mais iniciantes. Tenho um Fender U.S.A, e uso só Elixir, e daí? Faço MUITO errado em vir aqui dar dicas muito consagradas (que não fui eu quem inventou, sendo esse conhecimento passado inclusive de professores experientíssimos e blablabla) pra quem quer economizar, ou pra quem quer ter um bom timbre sem gastar em cordas novas? Caramba, povo mala.

THE BASSMAN
Veterano
# fev/07 · Editado por: THE BASSMAN
· votar


Half

Bom meu, na boua , nao vou discutir com um menino de 19 anos, q acha q sabe algo...se vc leu q eu uso fast fret,,vá procurar um oculista e um neuro. e o fast fret q me referi, vem com uma esponjinha, o cara q comprar vai saber na hora como usar....
Cara, esse tipo de conselho amador é dispensavel em um forum, q eu julgo q seja p ajudar a evolução de músicos e explicar, por isso edito sim qdo vejo q me excedi, tenho sim argumentos, mas nem vale a pena....
Se vai querer deixar aki escrito p passar Wd , com paninho, ou do jeito porco q vc quiser, pelo menos explique pros coitados q estao lendo pq esses podem fazer uma caca absurda...
Lavar as maos antes de tocar, secá-las bem, e passar um pano seco após é mais q suficiente,
Se o cara nao tem dinheiro p trocar de corda meu, vc falou muita bosta, pq ferver nao vai ajudar por muito tempo, e ainda pode enfraquece-las e ai sim estourar , e se o cara for tao duro assim vai ficar pior o baixo sem cordas,,,brilhante seu conselho p um cara sem grana...
Ah outra coisa, vc vem falar em iniciantes cara??? que prepotência é essa? vc com 19 aninhos se acha experiente?? se tocar a muito tempo deve ter começado ontem....
Fala a verdade vai se tava loko p dizer q tem um Fender e usa elixir vai....naum é so vc tá...usa coisa top e vem dar dica fulera meu, poupe seus companheiros...
Olha ironizei mesmo bixo, e afirmo FERVER CORDAS Ë CAGADA......
mas...quem for seu fã q vá em frente, e faça como o "mestre" ensina...
É por isso q o um pessoal q manjava bastante nesse forum saiu fora a tempos já...
Ah se teu professor, experiente e reconhecidissimo, te ensinou a ferver cordas.....já começou mal...
tchau...cansou essa historinha...

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/07
· votar


Bom o próprio Arthur Maia usa esse álcool isopropílico,em situações de aperto antes de alguns shows,e eu acho o ideal se vc tá com as cordas velhas,antes de um show dar uma fervida ou usar o álcool,só pra dar um brilho no som,pra q vc possa oferecer um timbre mais legal pra tua banda e ouvintes,mas compre um jogo de cordas assim q possível,não fique mais do q uns 5 dias com as cordas fervidas ou refervidas no baixo,pq aí já é ser relaxado demais com o teu instrumento e com a tua banda.

Se o cara economizar 1 real por dia no fim de um mês ele compra um jogo de cordas barato,q vai durar alguns meses,e enquanto isso se ele continuar juntando esse 1 real por dia,ele além de poder comprar um jogo de cordas melhor,ele nunca mais vai precisar ferver cordas

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# fev/07
· votar


Que merda eh essa aki... Programa do Ratinho é... haahuahauhua

soh ressutei o tópico porque queria saber do alcool etilico, o caso eh que tem alcool etilico de 70 e esse aki em casa é 92% serah que esses 8% fazem diferença pro absoluto mesmo???

THE BASSMAN

rpz a onda de ferver naum eh nem essa... eh como um cara falou aqui você já tah pra trocar, o jogo tah horrivel, você vai e faz essas ondas, nem liga se vai cagar o encordamento mais, jah tah todo ferrado mesmo, e dai eh que vem as experiencias malucas.... hehhe... acho que todo mundo tem consciencia que depois não vai durar muito, mas ele jah ia pro lixo mesmo... hehehhe.... sacou???


QUEM PUDER FALA DO ALCOOL AI

Half
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
Bom meu, na boua , nao vou discutir com um menino de 19 anos, q acha q sabe algo...se vc leu q eu uso fast fret,,vá procurar um oculista e um neuro
Ok valentão, então vc recomenda FastFret. Melhorou? Explique então com toda sua SABEDORIA, porque FFret e não WD-40.

Cara, esse tipo de conselho amador é dispensavel em um forum
Dispensável é ironizar um palpite de um usuário do fórum, como vc fez, sem ter motivos, e sem ter a razão, uma vez que um fórum é um local de debate de idéias, e não um "flamódromo".

Se vai querer deixar aki escrito p passar Wd , com paninho, ou do jeito porco q vc quiser, pelo menos explique pros coitados q estao lendo pq esses podem fazer uma caca absurda...

Ok, está escrito.

Ah outra coisa, vc vem falar em iniciantes cara??? que prepotência é essa? vc com 19 aninhos se acha experiente?? se tocar a muito tempo deve ter começado ontem....

Aonde eu escrevi que me acho experiente? Eu só acho que com no máximo 1 ano de instrumento já dá pra sacar essas coisas. Me preocupa o fato de alguém com tanta experiência a mais não saber disso. "vá procurar um oculista e um neuro."
Se eu toco a 3 anos (sim, toco a mais do que isso babaca, antes q venha me torrar a paciência), considero alguém com 3 meses iniciante, perante a mim.

Se o cara nao tem dinheiro p trocar de corda meu, vc falou muita bosta, pq ferver nao vai ajudar por muito tempo, e ainda pode enfraquece-las e ai sim estourar , e se o cara for tao duro assim vai ficar pior o baixo sem cordas,,,brilhante seu conselho p um cara sem grana...

Engraçado que das muitas vezes que fervi cordas, poucas estouraram, arrisco até dizer que nenhuma estourou, só não afirmo pois não lembro com certeza. Está aí mais uma prova de que você fala sem saber. É dessa experiência que eu falo. É querer discutir a prática (de quem já testou) com a teoria (de quem acha que sabe alguma coisa).

Fala a verdade vai se tava loko p dizer q tem um Fender e usa elixir vai....naum é so vc tá...usa coisa top e vem dar dica fulera meu, poupe seus companheiros...

Eu usar Fender/Elixir não anula o que digo sobre prolongar a vida útil das cordas, dinheiro não dá em árvore e poupar dentro do possível é sempre bom. Não fico jogando dinheiro pra cima, tanto que meu cubo é bem baratinho/ruinzinho.



Olha ironizei mesmo bixo, e afirmo FERVER CORDAS Ë CAGADA......
mas...quem for seu fã q vá em frente, e faça como o "mestre" ensina...


Não precisa ser meu fã pra fazer isso. Não me conformo como vc ainda afirma que isso é coisa minha, é MUITA burrice pra uma pessoa só, vc acha esse tipo de dica em qualquer lugar, inclusive por pessoas que realmente TEM FUNDAMENTOS SOBRE O QUE ESTÃO FALANDO.

É por isso q o um pessoal q manjava bastante nesse forum saiu fora a tempos já...

Meu pau de óculos. O que tem a ver?


Ah se teu professor, experiente e reconhecidissimo, te ensinou a ferver cordas.....já começou mal...
tchau...cansou essa historinha...


Não foi um, foram vários. Vou falar pra eles que um tal de "The bassman", de um fórum da internet, que tem como profissão no seu perfil "odontologia", me ensinou que não se deve ferver cordas de baixo. Ah, e que ele tb tem 34 anos e fica discutindo em fórum da internet com moleques de 19. Realmente um exemplo de homem e maturidade.

E cá entre nós... Um dentista de 34 anos deveria ter coisa melhor pra fazer do que ficar entrando em fórum de instrumentos de madrugada pra ficar palpitando sobre o que não sabe.

Half
Veterano
# fev/07
· votar


AnDerSon_BoLLo
rpz a onda de ferver naum eh nem essa... eh como um cara falou aqui você já tah pra trocar, o jogo tah horrivel, você vai e faz essas ondas, nem liga se vai cagar o encordamento mais, jah tah todo ferrado mesmo, e dai eh que vem as experiencias malucas.... hehhe... acho que todo mundo tem consciencia que depois não vai durar muito, mas ele jah ia pro lixo mesmo... hehehhe.... sacou???


Até que enfim uma opinião sensata... Acho que é isso que faltava ficar claro pro gentleman, não se ferve corda nova obviamente, e sim cordas que já estão no leito de morte.

Half
Veterano
# fev/07
· votar


THE BASSMAN
Toma, dá uma estudada:

http://www.mvhp.com.br/baixo9.htm

http://whiplash.net/materias/instrumentos/000122.html

http://www.montesiao.pro.br/louvoradoracao/dicas/baixo.htm

http://www.geocities.com/Nashville/Opry/5391/spy_05.html

Não vou postar mais pq enche o saco ficar procurando, creio que nos seus 34 anos vc já saiba fazer uma pesquisa.

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# fev/07
· votar


Half vs. THE BASSMAN - O Confronto Final - Parte 2

hahahhahahahahha...

q merda viu.... vcs tão falando da mesma coisa mas em situações diferentes eu acho, vamo maneirar ai se não daki a pouco o senhor moderador aparece ai, e ninguém responde minha real dúvida... que é:

soh ressutei o tópico porque queria saber do alcool etilico, o caso eh que tem alcool etilico de 70 e esse aki em casa é 92% serah que esses 8% fazem diferença pro absoluto mesmo??? alguém responde ai...

AnDerSon_BoLLo
Veterano
# fev/07
· votar


vai dar zebra ou não??? hehhe

Rafael do Baixo
Veterano
# fev/07 · Editado por: Rafael do Baixo
· votar


AnDerSon_BoLLo

Esses 8% fazem muita diferença,pq esses 8% na maioria das vezes é água,as vezes é acetona,o q ajuda a oxidar as cordas,por isso usam o álcool isopropilico ou "100%" pq ele contém um índice muito pequeno de água.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Alcool Absoluto(100%) ou Isopropilico ?????