GRAVAÇÃO DE CONTRA-BAIXO

    Autor Mensagem
    Alexandre Travi
    Veterano
    # mar/05


    1) Bom estou entrando em estúdio com minha banda e já fiz isso em outras várias oportunidades, mas sempre que gravei nunca fiquei satisfeito como resultado da gravação do baixo. Em relação a timbre td blza...mas nunca consegui tirar aqueles "estalos" que em determinadas músicas não fica legal, como faço isso?Sei que se tocar suavemente nas cordas o som estalado some mas isso é praticamente impossível em músicas que são rápidas e tal...bom exite algum noise gate que corte os estalos sem que eu perca muito dos agudos?

    2) Tenho a minha disposição um GK 1001 Rb, um GK 800Rb e um Ampeg B2r...qual deles voces acham mais interessante pra gravar sons cover U2, Ealge Eye cherry e barão vermelho!

    3) Equalizador melhor usar um pedal de equalizer ou melhor gravar e "concertar tudo" na mixagem?

    Valew..Abraços

    Bico
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ...compressor?

    MRWALKER
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alexandre Travi
    haha vc falou tudo menos o compressor, q eh o q vc deve usar.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Gilberto Ribeiro
    · votar


    Alexandre disse:
    1) "...mas nunca consegui tirar aqueles "estalos" que em determinadas músicas não fica legal, como faço isso?"
    [i]2)"...Sei que se tocar suavemente nas cordas o som estalado some mas isso é praticamente impossível em músicas que são rápidas e tal...bom exite algum noise gate que corte os estalos sem que eu perca muito dos agudos?"
    [i]3)"...Tenho a minha disposição um GK 1001 Rb, um GK 800Rb e um Ampeg B2r...qual deles voces acham mais interessante pra gravar sons cover U2, Ealge Eye cherry e barão vermelho! "
    3) Equalizador melhor usar um pedal de equalizer ou melhor gravar e "concertar tudo" na mixagem?


    Oi Alexandre.
    1) Procure um luthier e:
    a)diga-lhe o que voce ouve e o que gosta de reproduzir;
    b) Peça-o para observar voce tocando;
    c) Ouça o que ele tem a dizer.
    Pode ser ajuste no tirante, regulagem na ponte, tipo de corda que voce usa e, finalmente, a forma como voce toca nelas. Certamente um luthier terá o que lhe sugerir em relação aos estalos indesejados.

    2) Quanto ao noise, seus filtros não são feitos para isto. Tente resolver primeiro com a sugestão acima. Depois, tente um equalizador decente. Nada do tipo grava/médio/agudo, falo de 10 ou 15 bandas, onde voce possa ajustar bem as frequências acima de 2Khz.

    Quanto ao GK, sinto te dizer, mas os amps GK são apenas potentes. Os filtros que ele oferece estão mais para corrigir as falhas de equalização no projeto dele do que ser um recurso a mais. O GK chama mesmo (acentua) algumas frequências ruins de se tirar, principalmente se vc não souber usá-lo bem. Há ainda o agravante de vc poder estar usando falantes com cones de alumínio. Ótimos para slaps, mas para outros tipos de sonoridade, frequentemente são um problema para um baixista um pouco mais exigente. A sonoridade dos Ampegs (originais) é melhor, experimente. Tente se encontrar, um Golliath III.


    3) Mixagem não existe para corrigir erros, existe para valorizar o que foi gravado. Corrigir na mixagem é mudar de direção e foco e não é o certo. Resolva os problemas com os estalos ANTES de registrar teu som. Se desta vez não der, aprenda para das próximas vezes voce encontrar teu som ideal e só pensar em valorizá-lo nas mixagens. (A banda agradece).

    Tem mais coisas ainda, mas por hora isto é o mais importante. A propósito, como voce capta o som do teu instrumento ao gravá-lo? DI, pré, mixer, direct out do amp, algum processador, mic, se for mics, qual/quais vc usa...
    Diga como voce faz, isto ajuda a ter outras perspectivas.

    MRWALKER
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alexandre Travi
    cara eu acho q eh um compressor, pq como vc diz ele da uns estalos com maior volume do q o som, ai o compressor nao tira os estalos, mas deixa ele no msm volume q vc ta tocando normal.

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    MRWalker disse:
    "...eu acho q eh um compressor, pq como vc diz ele da uns estalos com maior volume do q o som, ai o compressor nao tira os estalos, mas deixa ele no msm volume q vc ta tocando normal."

    Mano, o compressor não vai resolver o problema dele porque assim como o noise, ele também não foi feito pra corrigir isso; é como tentar apagar o fogo de uma churrasqueira assoprando as chamas e esquecer as brasas acesas no fundo.

    Mesmo usando um compressor (e deveria usar mesmo), os estalos ainda estarão lá.

    MRWALKER
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Gilberto Ribeiro
    mas estarao num volume mais baixo.

    RodrigoBR
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alexandre Travi
    Pelo que eu sei voce pode tira um pouco desses estalos aumentando o espaço entre as cordas e o braço, e também acrescentar mais médios pode ajudar - Eu seguiria o passo Nº 1 que o gilberto ribeiro falou!

    overtures shiva
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vc toca de palheta ? se vc tocar isso explica alguma coisa, talvez se vc tirar um pouco do agudo , sei lá , só vendo vc tocar pra ter uma idéia melhor.

    Alexandre Travi
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Alexandre Travi
    · votar


    Fala galera valew pela ajuda...
    1) Toco em pizzicato;
    2) Em relação ao compressor vou usar sim, só tnha dúvida quanto ao equalizer mas tah ok;
    3) Gravo meu baixo com a saida de linha, mas estava pensando em usar algum pré valvulado...mas ainda não sei qual!!;
    4) Vou verificar com meu luthier a possibilidade de nova regulagem para diminuirem os estalos;
    5) Vocês conhecem o captador Fender precision 62' reedição? O que acham dele?

    Rafael Walkabout
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alexandre Travi
    ow, depois que gravar disponibilize pra download =]

    Alexandre Travi
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Com certeza!!

    anderson florencio
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    bicando o assunto, qual o melhor compressor para se gravar e como usa-lo??

    Gilberto Ribeiro
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Sinceramente, nenhum compressor deveria ser usado em gravações. Penso que quanto mais real for o som do instrumento melhor.

    Acredito que toda gravação deveria ser LIMPA, no máximo com um pré valvulado para valorizar os timbres e harmônicos "escondidos", antes da máquina de gravação.

    Quando fosse a hora de MIXAR o trabalho, aí sim, usar um bom compressor, DOSANDO os níveis em relação a mixagem da faixa em questão.

    A gente precisa rever conceitos. Tem equipamentos que a gente "pendura" na saída do instrumento antes de chegar à mesa, que valorizam as características do som.

    Existem equipamentos que ALTERAM os padrões, "deformando" o som. O compressor é um deles.

    Entendo que uma gravação deve ser feita com o som do instrumento COMO ELE É, e valorizando-o ao máximo. DEPOIS, na mixagem, a gente "pendura" os processadores de efeitos que se julgar necessário - entre eles, o compressor.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GRAVAÇÃO DE CONTRA-BAIXO