Pintura em Instrumento - Luthieria

    Autor Mensagem
    Jenilton Santos
    Veterano
    # mar/05


    Gostaria que alguem me desse um passo a passo, de como fazer, pois comprei um baixo aria pro somente para fazer essa experiencia. Por favor mande uns detalhes tipo de tinta, de verniz, tempo de secagem, como secar corretamente, se possivel um link ou tutorial... Me ajudem !!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Aqui no fórum eu já escreví sobre esse (complicado) processo. Use a busca.
    Abç

    Jenilton Santos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    ja procurei e nao encontrei... busquei como pintura.. e nada

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O processo é um tanto complicado e demorado, tanto que eu, que sou luthier, quando um cliente me pede um instrumento pintado, subloco o serviço para um profissional específico (por falta de tempo, espaço e equipamento).
    Em linhas gerais a pintura do corpo de instrumento segue os mesmos padrões da pintura automotiva, substituindo a massa (que obviamente deverá ser específica para madeira). Isso significa, além da selagem e posterior lixamento fino uma série de "mãos" de "primer", seguido de mais lixamentos finos, e a partir daí as "mãos" da tinta (4 ou 5). Segue-se após a aplicação de tinta+verniz ou verniz sózinho (dependendo da tinta), a secagem em estufa e o polimento final.
    Como vc pode perceber é um processo demorado (e chato!), que exige proficiência no trato com as tintas, massas e equipamentos. Aconselho que vc busque orientação com um pintor profissional e depois (se vc tiver o equipamento - compressor, pistolas, estufa, politrizes, etc) faça algumas experiências prévias.
    Abç

    Jenilton Santos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    mauricio, obrigado pelas dicas mais vou ser mais especifico com vc... Vc saca o baixo fodera ying-yang: http://www.fodera.com/artists/wooten/vicwootn.htm

    isso eu quero fazer isso no meu, so que nao quero usar tinta, e sim deixar a madeira em baixo mais escura, quase preto, e cima madeira natural. E depois nao quero aplicar verniz, para nao brilhar, quero uma efeito opaco. Assim deve ser bem mais facil... me da essas dicas mano.

    Alain Caron
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Jenilton Santos

    Para fazer esse desenho em madeira é bem mais complicado do que a própria pintura, que já viu não é nada simples. Eu considero que é um trabalho somente para luthier, visto que provavelmente vai precisar de um top construindo o desenho que quer. Um luthier terá que avaliar a espessura do corpo do seu baixo, quais madeira usar pra não comprometer o som, etc. Mas sua idéia parece muito legal. Quando conseguir, não esqueça de postar um link com foto.

    Quanto ao brilho, é melhor usar verniz sim, mas fosco. É o mesmo trabalho do brilhante. Só o produto é diferente.

    Gui
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    não eh melhor vc mandar fazer um escudo do tamanho e jeito q vc qr???

    ficaria mto mais facil...

    tem alguns lugares (preciso pegar essa info com um amigo) q fazem o escudo, e se quiser, pode mandar fazer um como se fosse uma pintura msm, q da volta no instrumento (eu não tenho certeza, mas acho q fazem pois plastico não eh TÃO dificl de modelar!)

    Jenilton Santos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Galera eu comprei esse instrumento justamente para fazer essa experiencia, nao quero gastar levando ele para um lutier... me deem as manhas...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Jenilton Santos
    Como o Alain Caron disse, isso que vc quer é extremamente complicado, e sería um tipo de marchetaría, uma forma sofisticada de engaste de madeira, só que essa técnica só é usada em engastes de pequenas proporções e difícilmente em grandes pedaços como vc quer, ademais, são pouquissimos profissionais no Brasil que dominam essa técnica(meu falecido avô sabia fazer em pequenas partes).
    A aplicação de um verniz tingidor (vieaux-chenne) também só pode ser feita em peças inteira, nunca em partes de uma mesma madeira, pois ele "infiltra-se" entre as fibras resultando numa linha inexata, "esmaecida", o resultado seria tôsco e não daria certo.
    Creio que vc deve reavaliar seus conceitos e submeter suas idéias à crítica de profissionais mais experientes afim de que elas sejam avaliadas sobre sua factibilidade ou não. Se alguma coisa não é factível ou excede o bom senso da relação custo-benefício, deve ser descartada; é assim que a Ciência e a Tecnologia funcionam.
    Abç

    Bico
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    É, pintura de instrumento não é tão fácil assim. ...como um amigo meu pensou.
    Pegou uma guita, lixou, passou massa de parede e tinta Suvinil. =/
    Heheh, mas ele era mais novo (e cabeçudo), na época. xD

    jkdias
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    E para tirar a tinta do instrumento e deixá-lo natural, é complicado também? Ouvi dizer que instrumentos pintados geralmente não têm uma madeira bonita para ficar sem tinta...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    jkdias
    Dá tanto trabalho quanto e vc ainda corre o risco de ter manchas nele devido aos resquícios de massa. De uma forma geral perde-se uma pequena camada de superfície de madeira.
    Abç

    Forneria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Desculpe-me pela ignorância, mas em que tipo de local posso encontrar óleo tungue?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Forneria
    Provavelmente na Vintage em SP, fale com o Jair.
    Abç

    Forneria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Obrigado pela dica Maurício, mas eu queria fazer uma outra pergunta: qual a influência na tocabilidade(quando aplicado o óleo no braço) proporcionada? Timbrísticamente há alguma mudança? Desculpa pelo n de perguntas. Valeu!!!

    Forneria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Acabei de ligar para a Vintage e nada. Será que não há outro local que eu possa encontrar?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Forneria
    O óleo deixa o acabamento mais "natural". Não há nenhuma alteração timbrística. Eu uso apenas seladora no braço, e, algumas vezes, no corpo, várias mãos de seladora (e respectivas lixagens finas) terminando com aplicação de cêra incolor e polimento. Fica tipo "madeira antiga", fôsca.
    Não sei onde mais vc possa encontrar isso, talvez apenas importando diretamente com a Stwart MacDonalds (entre no site deles e veja essa possibilidade).
    Abç

    Forneria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Mauricio, o óleo de linhaça substitui bem o tungue?

    O único local que eu encontrei o óleo tungue foi em uma distribuidora, mas eles só vendem em grande quantidade, mínimo de 180-193 kilos.

    Se vc quiser eu te passo umas fotos via e-mail do que eu estou afim, na realidade nem baixo é, e sim uma guitarra.

    Pois, vc vendo as fotos, poderia opinar no que eu poderia usar para conseguir um acabamento mais próximo ao mostrado.

    Eu estou pedindo demais, mas não custa nada tentar.

    Agradecido!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Vc poderá usar o óleo de linhaça, mas o acabamento não ficará igual ao que vc quer. Creio que o acabamento "madeira natural" pode ser conseguido com a técnica que citei acima.
    Abç

    Forneria
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Forneria
    · votar


    Oi Mauricio, valeu mesmo pela dica. Eu peço a vc que dê uma olhadinha nesse link:

    http://photobucket.com/albums/v683/Forneria/?action=view&current=Carvi nBBBandBeast.jpg

    É esse acabamento que eu busco.

    Agradecido!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Pois é, pode ser feito tanto com o óleo (a desvantagem é que a lixagem deverá ser MUITO perfeita) quanto com o esquema seladora - cêra.
    Abç

    Forneria
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Beleza Mauricio, devo optar pelo esquema seladora - cêra. Obrigadão cara!!!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Forneria
    Vá aplicando as mãos de seladora e lixando depois com lixa de 200 e 400 granas. Passe mais umas 4 ou 5 demãos (lixando cuidadosamente sempre) por fim, depois da última lixada aplique a cêra incolor e passe a politriz, repita a operação mais uma vez polindo com muito cuidado.
    Abç

    ANDRE1970
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    Amigo, não faça isso...se vc quer aprender a pintar ou fazer acabamento em instrumentos, faça um curso de luthieria. Como vários já disseram, é um processo complicado e minucioso. O equipamento tb é caro (compressor, tintas, etc...)acho que não vale a pena investir para pintar um único instrumento. Fiz isso com um aria av-40 que eu tinha, lixei, pintei, lixei de novo, passei selador, tentei tingir a madeira, etc...foi ficando cada vez pior! No final, pra poder vendê-lo, tive que levar a um luthier e gastei quase o valor dele pra fazer uma pintura decente...

    Luciano Borges
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    olá pessoal, sou luthier ha alguns anos...sempre acompanhei alguns foruns, por isso, disponibilizo meus conhecimentos a fim de esclarecer qualquer dúvida (utilizem tb meu email) e também poder acabar com muito mito e tabu sobre luthieria. Luthieria é técnica, pode sr ela ensina e aprendida sem problemas. Sobre a pintura de instrumentos, qualquer um pode ser repintado, reacabado, e seguindo -se procedimentos necessários, qualquer um pode obter um bom acabamento

    Luciano Borges
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    olá pessoal, sou luthier ha alguns anos...sempre acompanhei alguns foruns, por isso, disponibilizo meus conhecimentos a fim de esclarecer qualquer dúvida (utilizem tb meu email) e também poder acabar com muito mito e tabu sobre luthieria. Luthieria é técnica, pode sr ela ensina e aprendida sem problemas. Sobre a pintura de instrumentos, qualquer um pode ser repintado, reacabado, e seguindo -se procedimentos necessários, qualquer um pode obter um bom acabamento

    Bico
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Luciano Borges
    =)
    Bem vindo!

    É bom ter pessoas dispostas a ajudar assim.

    E aproveitando... =P

    Queria saber como devo proceder para deixar um baixo (corpo em mogno), quase preto. Mas, deixando trasnparecer os veios da madeira, saca?
    Só tem como fazer isso com alguma tinta translúcida?
    Me indicaram betume, mas não estou conseguindo bons resultados. =/
    Já selei e só falta descobrir um mode do chegar na cor escura q eu quero, sem ser opaca.
    Tem alguma dica?

    tecladoprofusao
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    e aí, pessoal, blz?

    Ouvi dizer que dá pra substutuir o verniz dum instrumento por uma mistura de óleo de linhaça e óleo vegetal, a única diferença é que demora muito mais a secar. Alguém já ouviu falar disso? Se sim, qual a proporção de um óleo para o outro?

    Quero pintar uma caixinha de som aqui, e não quero gastar R$200 com uma lata de verniz hehe...

    spbatisteti
    Veterano
    # set/08
    · votar


    Vou deixar uma dica sobre pintura.
    Quando reformei meu baixo, eu queria "repintá-lo" de prata. Tentei de tudo que é maneira, mas o resultado final nunca me agradava. Aí apelei e mandei o corpo em uma loja de recuperação de automóveis de um camarada.

    Ele achou bem estranho, mas fez o serviço de pintura e ainda recuperou alguns pontos que danifiquei na desmontagem. E eu achei o resultado excelente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintura em Instrumento - Luthieria