Qual é o melhor material pra capotraste?

    Autor Mensagem
    feião
    Veterano
    # mar/05 · Editado por: Moderador


    PESSOAL ME DEM UMA LUZ, QUAL O MELHOR MATERIAL PARA O CAPOTRASTE? RECENTEMENTE DESCOBRI QUE ELE É MUITO IMPORTANTE NO NOSSO SOM E GOSTARIA DE SABER QUAL É O MELHOR MATERIAL E APROVEITANDO O ESPAÇO , QUE MARCA DE PONTE SERIA MELHOR PARA COLOCAR EM UM BAIXO MODELO FENDER PRECISION?

    Alain Caron
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    feião

    Cara, o melhor material é sempre denso e resistente. Ou seja, maior a densidade, melhor a transmissão da vibração das cordas para o braço. Maior resistência, obviamente significa maior durabilidade e menor desgaste pelo atrito das cordas.

    Eu sugiriria 2 tipos: Osso ou Latão. Eu prefiro latão, uma vez que o som das cordas soltas ganham um timbre mais metálico, visto que cordas pressionadas tem som metálico devido aos trastes. Osso tb é ótimo, mas o som fica um pouco mais velado nas cordas soltas. Os 2 são ótimos, depende do gosto.

    Existem outras opções, como Micarta, Marfim, Madre-Pérola, Plástico, Grafite e até Madeira. Pra mim, só o plástico é realmenete inutilízável.

    E claro, quanto melhor instalada, melhor é o som.

    feião
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    valeu pela opinião, mais uma pergunta, onde posso comprar um de latão?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    E no caso da guitarra se por um roler nut.? fica bão mesmo.?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Latão ou osso.
    Abç

    Bico
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    O nut de latão é comum, fácil de achar? Preço..?

    Andre Passos
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    eu tenhu um baixo que te de osso, e eh muito legal, nunca testei de latao, agora meu otro baixo(wood) nem tem caportraste e eh paulera!!!

    Alain Caron
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Bico

    Eu nunca vi o nut latão pronto pra comprar. Mas qualquer loja de ferragens tem. Depois tem que fazer certinho.

    Half
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Andre Passos
    Como não tem capotraste? As cordas são apoiadas numa traste mesmo?

    Bico
    Veterano
    # mar/05
    · votar


    Alain Caron
    Valeu.
    Gostei da idéia do latão!

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Minha boa gente!..
    Agora tô querendo fazer um nut de osso.

    Ainda não procurei direito, mas ontem eu passei em frente a duas pet shops e resolvi olhar pelo osso de boi. Não encontrei branquinho, q não fosse defumado, com sabor e tal...
    Me parece q é osso encontrar assim. =P

    Se eu catar um num açougue, como terei q tratá-lo?
    Ferver e tal...?

    *E sem essa de falar pra eu comprar um pronto ou pedir pra um luthier, pq eu quero mesmo é fazer a bagaça, hehe! Valeu!

    Andre Passos
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half
    Isso, acho que funciona assim mesmo, depois vc vai lah nesse site e procura, ele continua com o traste e tem um negocio meio q de ferro, latao, sei lah, pra segurar, mas capotraste mes, nao tem.Traste zero que chama acho!! www.woodguitars.com/scorpion_plus.htm

    alexafavilla
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O de madeira é ruim?

    Half
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Andre Passos
    Eh eu sei como eh, eh isso msmo q eu to pensando...

    Alain Caron
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Half

    Cara, na verdade o Wood que falou usa mesmo esse traste 0. O nut só serve pra deixar as cordas no lugar certo, mas a escala começa no traste. É legal pois o som de uma corda solta é o mesmo do que uma nota feita com mão. Mais metálico.

    Bico
    Se eu fosse vc comprava em uma loja de instrumentos. Normalmente eles têm nut de osso, já branquinho e sem cheiro.
    O osso defumando não serve.
    Se estiver realmente afim de construir um desde o começo, pegue no açougue um osso de canela de boi, que é bem maciço. Vai ter que ferver bastante até sair todas as substâncias internas. O cheiro é insuportável. E depois, na serra e na lixa áté ficar como quer. Mas é trampo.
    Compra que sai ganhando.

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    Eu prefiro latão. Além do timbre, o material é auto-lubrificante... pode ver que são usados como bucha em motores, etc.

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Alain Caron
    Obrigado pela ajuda!

    Mas eu quero é fazer mesmo.
    Arrumei um baixo véio q quero dar um trato geral (ou pelo menos tentar, né..). Então quero as coisas feitas por mim mesmo. Ver se tenho habilidades lutherísticas e tb pra me ocupar em alguma tarde de domingo. =P
    E é aquela coisa do "eu q fiz", sabe? Hehe.

    Sei q osso defumado não serve, e ainda vou olhar mais em pet shops pra ver se acho um no jeito.
    Caso eu não ache, pego um no açougue e tento fazer a lambança aqui. Se não der certo, aí sim eu compro. Obrigado pela ajuda!

    E só mais uma coisa... O cheiro vai ficar impregnado na minha casa?
    hehe

    LeandroPanucci
    O baixo para o qual eu quero o capotraste, vai virar fretless. Por isso vou ficar com o de osso, mesmo.
    Mas tô afim de colocar um de latão no meu baixo "de verdade".

    Como vc arrumou o nut de latão? Fez? Comprou? Luthier?
    Pq eu nunca ví à venda...

    LeandroP
    Moderador
    # abr/05
    · votar


    Bico

    Existem alugns lugares que vendem por quilo e em diversos formatos. É uma espécie de ferro velho, só que não daqueles que trabalham com papelão ou garrafa de vidro. É um ferro velho onde se encontra alumínio, cobre, latão, bronze, etc. Tipo de metal muito utilizado na indústria.

    Dê uma vasculhada e vê se consegue arrumar o suficiente pra fabricar o nut. Normalmente o material vem numa forma irregular e é você quem vai dar forma.

    Você vai precisar de uma morsa (pequena), um arco de serra (com serra hehehe), uma lima chata bastarda e mursa e uma lima agulha.

    Agora se não quiser este trabalho todo, me mande um e-mail que eu faço pra você sob medida.

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Haam...
    Vou ver com um amigo meu q trabalha retorcendo uns ferro pra vender em forma de relógios artísticos, hehe. Vai ver ele arruma essas coisas pra mim.
    E nem tô olhando isso pra agora, mas se eu não consiguir por aqui, eu entro em contato com vc!
    Valeu!

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: João Paulo Jones
    · votar


    oq seria o capotraste?? aquele que fica acima do braco e logo abaixo do headstock?

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    João Paulo Jones
    É!
    A pecinha por onde passam as cordas, no começo do braço.

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Bico, valeu por esclarecer uma duvida.

    Mas ae, nao tem chance do nut de osso comecar a esfarelar, principalmente se o boi nao tiver bebido bastante leite? :P

    Bico
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    João Paulo Jones
    Aí é só escovar o nut com Colgate!

    Bico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Aê..

    Alguém me diz como descolar o capotraste pra colocar outro!

    Rafael Torres
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    João Paulo Jones
    Mas ae, nao tem chance do nut de osso comecar a esfarelar, principalmente se o boi nao tiver bebido bastante leite? :P
    Bico
    Aí é só escovar o nut com Colgate


    kkkkkkkkkkkkk....meeeu Deus hheheheh

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Bico

    É melhor escovar o nut com pasta da Di Marzio que vem com mais sustain e peso.

    Bico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Tb passar o fio dental da EMG!


    E ainda quero saber como soltar um capotraste, galera. =P

    LeandroP
    Moderador
    # jun/05
    · votar


    Bico

    Depende de como ele está colado.

    Você pode pegar um estilete ou uma lâmina fina e com muito cuidado e paciência ir passando pelo contorno do nut junto ao braço. Se tiver a possibilidade de entrar com a lâmina por baixo do nut, force pro nut sair. Mas tem que ter muita atenção porque num descuido a lâmina pode riscar o braço, danificando o acabamento ou mesmo quebrando a lâmina correndo o risco de se machucar.

    Em alguns casos que eu vi, o nut é colado com cola de contato mesmo, aquelas colas usadas por sapateiro. Pra colar o nut, é bom marcar a parte de baixo do nut com linhas cruzadas pra cola ter uma aderência melhor.

    Bico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Valeu, cara!

    É pq eu comprei latão, já. Se eu conseguir fazer o nut bonitim, vou colocar. Aí, tento desse modo. =)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual é o melhor material pra capotraste?