Ao Bertola, pf

    Autor Mensagem
    BTNS
    Veterano
    # fev/05


    Bertola, eu lhe perguntei sobre os captadores Kent Armstrong num tópico onde vc os sugeriu em resposta à dúvida de um colega do Fórum, mas não estou conseguindo localizar o tópico e por isso eis-me aqui. Vc é mais uma outra pessoa ligada à luthieria são os únicos que eu "conheço" que falam bem desses caps. Gostaria de saber mais sobre eles de acordo com a sua experiência e gosto, principalmente sobre os humbuckers.

    Outra coisa que quero lhe perguntar é sobre o lance passivos vs ativos. Vc tem preferência pelo som dos passivos, não? Mesmo que eles gerem ruídos?

    Eu tenho baixos passivo (Seymour Duncan Quarter Pound PJ) e ativo (EMG 40J + EMG BQC System). No caso do meu Wood, que usa os EMG, adoro a versatilidade de timbres que consigo com esse baixo, no entanto acho seu timbre muito limpo - uma característica dos captadores, que são cerâmicos e não de alnico).

    No caso do Spanich, que é passivo, embora ele não tenha os mesmos recursos do Wood, ele possui um som "quente".

    Nem penso em trocar os caps do meu Wood. O que quero é conseguir esquentar o som dele para o meu gosto. Talvez com um Sansamp.

    Minha pergunta é pq estou pensando em fazer um Jazz Bass e estou decidindo se vou atrás dos EMG JV (que possuem imãs de alnico) ou dos Seymour Duncan Antiquity.

    Abraços e valeu!

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Outra coisa que quero lhe perguntar é sobre o lance passivos vs ativos. Vc tem preferência pelo som dos passivos, não? Mesmo que eles gerem ruídos?
    Eu não sou o Bertola mas vou dar minha opinião OK?? Eu acho que BONS captadores passivos não fazem tanto ruído.

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Half os humbuckers não, mas os single, sim. Veja o caso dos JB. Agora, mesmo que os humbuckers tenham baixo nível de ruído, creio que não são tão silenciosos qto os ativos. É uma característica do captador e não um parâmetro de qualidade, entende? Abraços!

    Half
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    Fala cara! Bom, os captadores do meu Fender Precision chiam MUITO pouco... Geralmente quando tem algum "bzzzzz" é da porcaria do meu amplificador!!! Ok, tem gente que diz que os Precision são Humbucker... Mas eu coloquei um captador fender custom jazz bass na ponte dele, e também não chia, muito bom!!! Eu prefiro o baixíssimo nível de ruído dele + o timbrão que EU ADORO, do que um timbre mais ou menos de um ativo (nem todos são assim, calma pessoal!) e um som sem nem um chiadinho.

    De humbuckers passivos fica pro Bertola responder mesmo que eu não tenho mta experiência com eles!

    Clinton_Jacks
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    kra, tenhu um fender precision, os caps são passivos, e ñ tem nenhum ruido, ate o luthier de nome aki q so vive viajandu, e é autorizado pela fender a fazer manutenção nos baixos, fico imprecionado com meu baixo, o negocio é ter um bom capitador... ou intaum dei sorte! hehehe vlws

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    Cara, os Kent Armstrong são bons captadores, mas não se comparam com os DM, SD ou EMG. Eles são bons para se fazer um bom instrumento simples (que é a minha "praia" como luthier, pois sempre aposto nesse conceito), ou para "turbinar" um instrumento nacional ou importado de qualidade inferior (mas não vagabundo). Outra opção aos KA seriam os Shadows, que inclusive são Hb's (bobinas "lado à lado") e os Schallers, esses de melhor qualidade, equiparados aos Fenders American Standart.
    De fato eu prefiro os passivos, pois eles respondem melhor ao timbre da madeira do corpo. Assim, se vc fizer um corpo de determinada madeira o instrumento vai soar daquele jeito. Com os ativos isso ocorre menos. Na verdade isso também decorre de minha concepção de luthiería; sempre gostei de ter uma certa "incerteza" como o instrumento vai soar, que "personalidade" ele vai ter. Quanto ao ruído... bem, ele sempre vai estar lá, de uma forma ou de outra, e "ao vivo" (e dentro do limite ótimo) ele torna-se irrelevante.
    Seu Spanich pode receber mais punch com um pré-amp interno, mas a instalação desses dispositivos pode aumentar o nível de ruído e alterar o timbre do instrumento (como um pedal compressor ou equalizador o faría se regulados de maneira inadequada ou ligados com cabos ruins).
    Nunca usei os EMG JV, mas os SD antiquity são bem legais, timbre semelhante aos Fender Custom Shop, com uma boa blindagem eles teriam um ruído muito baixo.
    O som dos Hb's passivos deixa o baixo com "cara" de Gibson(ouça bandas cujos baixistas usam baixos Gibson de escalade 34pol., como os G-3, Explorer ou Firebird), forte, alto, grave mas sem os "estaladinhos" que muita gente gosta (principalmente os que tocam a técnica de "slap").
    Bem, creio que é isso aí.
    Abç

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Half e Clinton_Jacks, que eu saiba os captadores Precision permitem uma ligação como humbucking, o que os deixa mais silenciosos que os single.

    Half eu já toquei num Fender JB 77 e ele era muito silencioso. Não sei se era blindado ou não. E com certeza mais vale um bom captador passivo que um ativo meia boca.

    O meu Spanich era bem barulhento, mesmo com o Seymour Duncan Quarter Pound J na ponte, um ótimo captador. Com a blindagem do Ladessa ele ficou bem silencioso.

    Sobre ativos e passivos, tirando o fato dos ativos serem silenciosos - e por isso preferidos por muitos para gravações - não vejo superioridade entre um ou outro. Vai do gosto.

    Mauricio Luiz Bertola, obrigado pelas dicas. Estou aqui agitando um par de EMG HZ para usar num futuro baixo. São captadores humbuckers passivos.

    Essa coisa da menor influência da madeira nos captadores ativos é algo que me preocupa, sabe? Há quem diga que a madeira deixa de influenciar qdo a captação é ativa e há quem diga que ela continua a influenciar. Polêmico isso. Se não houver influência, para que escolher x madeira para corpo, braço e escala?

    Abraços a todos!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    Pois é, creio que existem motivos mercadológicos por trás disso, como a valorização do trabalho do luthier com a madeira por questões de estética, etc, etc. Como vc disse esse é um assunto polêmico entre os luthiers, mas é claro que se vc usar um corpo de compensado (com capt ativos) ele vai responder de uma determinada forma (ruim) e com uma madeira maciça ele responderá melhor. Mas a difrença entre 2 tipos distintos de madeira maciça será bem menor, entendeu! Com os passivos as diferenças timbrísticas entre as diversas madeiras tornam-se mais evidentes.
    Abç

    BTNS
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola, quais captadores humbuckers vc recomendaria? Já ouviu o som do Pitbull, da Rio Grande? Olha só, encomendei um baixo com um luthier aqui de SP. Como vai levar um tempo bom para ele começar a mexer no baixo já que tem algumas encomendas na frente estou pesquisando a captação. Não decidi se coloco passivo ou passivo com pré. Já estou agilizando uns captadores EMG HZ mas não sei se os usarei para este baixo em específico. Entre as alternativa hoje estaria esses HZ com um pré, ou um carvin daquele tipo MusicMan. Entre os prés estou pensando no pré da Carvin caso venha a colocar o pré ativo. Toquei num carvin e gostei bastante do som e esse Carvin vinha com chave de bypass no circuito, ou seja, deixava o som passivo ou ativo conforme o gosto.

    O corpo será de embuia. O baixo será inteiriço e no braço haverá marfim e uma outra madeira que não lembro o nome agora.

    A opção por passivo ou passivo + pré é justamente para obter o máximo da influência da madeira nos timbres.

    Abraços!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BTNS
    Nunca ouvi esse captador Rio Grande, mas acho ke vc poderia dar uma olhada nos Seymour Duncan SJB-1, SJB-2 e SJB-3 ou os DiMarzio J DP123 ou os Split P DP127 (ambos Hb's)
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ao Bertola, pf