Madeiras p/ corpo. Ql vc prefere?

    Autor Mensagem
    Mayzen
    Veterano
    # fev/05


    Aê povo, blz?! p/ galera aí q saka um poko mais d madeiras. è p corpo do instrumento. li sobre uma e q disseram q é mt boa... "Imbuia" ñ sei mt sobre isso, então gostaria q vcs dessem 1 opinião... (ah, c possível poderiam enumerar --da melhor p/ a pior-- essas seguintes madeiras?!?!)
    CEDRO FREIJÓ MOGNO IMBUIA
    alg q saiba, poderia dar as principais características delas e a sua opinião pessoal?! desde já, vlw aí!!!!

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mayzen
    tipo, nao tem a madeira pior, tem as q vc gosta e as q vc nao gosta. eu por exemplo, gosto de freijo, q tem uma caracteristica parecida com o ash, q eh uma sonoridade mais media-aguda.

    Mayzen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MRWALKER
    é! sei ql é! por iso q eu disse p vcs deixarem suas opiniões pessoais! blz então, já temos características de freijó (puxa pro médio-agudo)..vlw aí!MRWALKER
    _____________________________

    alg aí sabe das outras madeiras?! ou msm alg otro tipo d madeira q dê um bom corpo... flw galera!

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mayzen
    entra em www.mpinstrumentos.com.br q la tem algumas madeiras e suas caracteristicas.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Mayzen
    Atualmente só estou usando cedro-rosa e marupá nos corpos que confecciono. Inclusive estou terminando um tipo MM em marupá para uso próprio.
    Abç

    Squire
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Basswood seria que madeira aqui no brasil, e que som sai dela??

    MRWALKER
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Squire
    seria equivalente ao marupa, entre em www.mpinstrumentos.com.br q ele diz as caracteristicas do marupa.

    Isaac_Viudez
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    mayzem ja tive um baixo feito de imbuia tinha som encorpado por sinal eram tinha bons graves, mas tive que me desfzer logo pois so consegui usar ele sentado pois ele pesava para caramba.

    Mayzen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    MRWALKER
    Vlw pela dica..dei uma lida lá!! já decidi ql madeira p meu gosto..! Freijó!

    Mauricio Luiz Bertola
    REalmente ia usar cedro! acho boa essa madeira! mas decidi optar por Freijó, para garantir um pouco mais d agudos e qm sabe algs medios.. O CEDRO puxa p mais grave-medio, certo?! vlw pela dicas!

    Isaac_Viudez
    É serio?! nossa... uma das piores coisas é vc tocar baixo com o ombro lá no chão! baixo mt pesado ninguém merece!! mas vlw pela dica kra! agora já decidi.. imbuia, já q tende para o grave, tá fora do meu planejamento! flw veio!

    Mayzen
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    alg aí acha q seria uma boa colocarmos aki as madeiras mais utilizadas , as mais comuns? p CORPO, BRAÇO, e ESCALA e os seus respectivos timbres?! (eu sei q já tem um monte d sites falando sobre isso, mas só p ter um conteúdo todo junto e, claro, resumido!!) alg topa?!

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Lembrem por favor q o timbre final do instrumento depende da combinacao de todos os fatores , madeiras, construcao, hardware e eletrica !

    Krist Novoselic
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    de que madeira são feitos os gibnsons?

    Krist Novoselic
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    de que madeira são feitos os gibsons?

    anderson florencio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    alguns de mogno, do nosso mogno....

    anderson florencio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Madeiras que serão utilizadas na construção do meu futuro baixo.
    • Corpo: mogno
    • Top do corpo: marupá
    • Braço: mogno ou imbuia ou * ???
    • Escala: ipê
    ainda não consegui resolver qual será a madeira do braço. sei q mogno + marupá dá médios e graves gordos e definidos e que escala em ipÊ se assemelha ao ébano o que eu acho interessante. gostaria de compor o braço com uma madeira que me desse uma sonoridade + parecida com o som de victor wooten, ou lincon goine, algo meio fusion. alguem pode me ajudar???
    luthier ou interessados????
    falow

    anderson florencio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    a parte elétrica é:
    captadores bartolini estilo Jazz bass passivos com preamp bartolini HR3.4 de três knobs:
    - Volume/Volume Stack
    - Mid (push-pull freq selector 250Hz-800Hz)
    - Treble/Bass stack

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Marupa nao é utilizado para braços, e nem eh recomendada para tampos já que não tem nenhum atrativo estético, a não ser que voce ache algo do tipo spalted marupá , mas isso eh uma coisa q eu nunca vi ...

    O mogno é muito utilizado para braços de violao e algumas guitarras, mas eu nunca vi nenhum braço feito apenas em mogno, muito menos em imbuia .... ja vi braços em ipe inclusive ... mas nunca em nenhuma dessas madeiras ...

    Temos a madeira mais procurada no mundo para escalas, o jacarandá ...
    E so um detalh ..o som do victor wooten nao tem nada com o som do lincoln goines .... a começar pela escolha dos captadores .. um usa singles ativos o outro humbuckers passivos ...
    E lembre-se que 50% do seu som vem da sua pegada .... e os outros 50 vem de amp, pre amp, caixas, instrumento, ...

    Acho que as pessoas hoje em dia tao entendendo de forma errada o conceito de luthier .... voce nao deveria chegar la afirmando que madeiras deseja usar ... quem tem o conhecimento é ele... ele é quem sabe o que usar .... deveria dizer pra ele qual o som que voce tem em mente e ele se responsabilizar por chegar nesse som , .... a probabilidade de voce afirmar as madeiras que deseja usar e se decepcionar com o resultado final do projeto é grande , ja vi isso algumas vezes .. e sempre aconteceram por teimosia das pessoas que estavam encomendando o instrumento ... que acreditavam ter um conhecimento que nao possuiam .. em uitas vezes nem mesmo tinham em mente o som que desejavam tirar ...

    Abraço
    Gabriel

    anderson florencio
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    concordo com vc. fui conversar com dois luthiers amigos e os dois me tiraram de cabeça o narupá, o imbuia e o ipê. já até mudei a configuração do bass: corpo em mogno, braço ainda não sei e escala em pau-ferro. só resta a dúvida sobre a madeira do braço. alguma sugestão????
    valew mwsmo Gabriel Simões...

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Madeira pra braço eu recomendo pau-marfim pois ofereçe boa resistência e um timbre que vai ajudar à equilibrar esse grave gordo do corpo de mogno afinal puxa pro médio agudo.

    Se quiser também pode fazer o braço em pau-ferro que é tão bom quanto o pau marfim. Daí vc não precosa fazer a escala separada do corpo. Faz o braço e a escala em uma peça só.

    FLW

    Isaac_Viudez
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    cara pois ja vi um baixo com o braço feito de mogno e por sinal deve um tibre bastante encorpado e com bastante sustain, gostei muito, o braço do meu baixo foi feito com duas madeira , Pau marfim e um linha no meio de sucupira preta q segue pelo corpo q parafusado mas com a mesma configuraçao...tipo o corpo tem as abas feitas de andiroba(semelhante ao mogno), e com esta peca no meio de pau marifim com a linha de sucupira preta, a escala tb feita de sucupira q por sinal é bastante parecido com a escala do warick dando umas timbre bastante agudo.. o meu baixo ele esta equipado com um par de soapbar bartolini72bc5c, com circuito SE2 da artec sound , q por sinal ficou bom pra caramba!!!! as frequencia de medio graves ficaram bem definidas com esta estrutura, apaixonante..
    Valeu

    Rodrigo Lovato
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    PAU BRASIL

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Como disse antes ... a minha sugestao eh vc parar de escolher as madeiras por vc mesmo ... e dizer ao seu luthier de confiança o som que voce quer ... a pegada , descrever o seu instrumetno dos sonhos, e deixar q ele chegue a configuracao desejada .... ele tem mais conhecimento que voce nessa área ... e sabe como chegar ao resultado final esperado ....
    Cuidado pra voce nao acabar opinando no que nao domina e ficar insatisfeito com o resultado final, ok ?

    anderson florencio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    alguem sabe me informar se combina captadores j bartolini combinam com corpo de mogno, braço de marfim e esclala em jacarandá?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Madeiras p/ corpo. Ql vc prefere?