Walking Bass

    Autor Mensagem
    paulinhomp3
    Veterano
    # jan/05


    Alguem poderia me passar alguma coisa relacionada a Walking bass , pode ser exercicios, escalas? enfim tudo sobre baico caminhando
    valeu

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Faça 1 2 3 5 de acordo com os acordes. Se o acorde for maior use 3ª maior, se for menor use 3ª menor.

    Outra opção é usar no quarto tempo do compasso uma nota meio tom abaixo ou acima da nota do outro compasso.
    Ex.:
    Harmonia G7M e C7M

    Use (ascendente) G A D Db C ou (descendente) G E D Db C ou (ascendente) G A B Db C ou (ascendente) G A Bb B C ... E assim vai.

    Man Well
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    caraca.. tenho q estudar harmonia urgente... deu um nó no cérebro aki.... eheheh...

    mas a dica é boa. esse padrão é constante em todas linhas d walking bass d todos baixistas? eles não colocam inversões com sétimas ou nonas não? e nos acordes alterados a quinta tb vai mudar na levada em questão, não?

    falowz!!!

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Respondendo as perguntas acima, em ordem:

    Não
    Sim
    Sim

    Isso é apenas o início do começo do princípio. Sugiro pesquisar o livro "building walking bass lines" de Ed Friedland. Muito bom para aprender como se montam walkings.

    joaozitorossi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    poxa...eu monto walking bass na marra msmo...jah sei exatamente que som vai dar a nota q eu apertei...

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Isso também funciona. Os baixistas desenvolveram a liguagem assim (tentativa e erro). Atualmente, após mais de 100 anos de jazz, existem alguns caminhos comuns e que devemos aprender para desenvolver uma linha consistente. Ouvir e transcrever gravações faz bem para isso.

    podem_apagar
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    desculpa a ignorancia, mas nao sei se meu conceito tá certo. bem na teoria, o que é Walking Bass? (só por favor, não digam que é o baixo caminhado)

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Linha de baixo característica do jazz onde o baixo toca uma nota por tempo e "caminha" entre os acordes dando a pulsação da música e sugerindo um movimento sempre à frente.

    Essa definição foi foda!

    BKnwsk
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro

    Gostei tb cara! hehe...Fudido!

    Abraços!

    marcioazzarini
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    BKnwsk

    Vc é o Ivan, que saiu na Primeiros Grooves tbm, né? Conhece o Felipe de Sorocaba (Menki)?

    paulinhomp3
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro

    Valeu ai Hamilton, ah vi sua foto na cover baixo de fevereiro , voce eh endorser condor nao eh?? Parabens !!!
    abraços a todos e obrigado pela ajuda

    WormKrash
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Hamilton Pinheiro

    tava com o outro nick porque esse estava com problema, mas fui eu que perguntei do walking bass. valeu pela descrição, foi "foda" mesmo ;)

    Sérgio Melo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    paulinhomp3
    você também pode fazer o movimento harmônico descendente(8 7 5 3 1)de acordo com o acorde, alternando com o modelo sugerido por nosso amigo Hamilton Pinheiro( 1 2 3 5). Também em alguns casos você pode cair em outra nota nota do acorde (a terça, por exemplo). Me escreva e lhe mando um walking bass que bolei pra Autumn Leaves. Está bem simples, bolei só pra ilustrar uma aula,mas é bem funcional e vai lhe mostrar direitinho o que eu quis dizer.
    sergiobassman@hotmail.com

    Sérgio Melo
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Man Well
    A grande dica é ouvir e tocar. Estude harmonia, procure conhecer formação de acordes, será mais fácil montar suas próprias linhas

    felipecrepaldi
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    :)

    Hamilton Pinheiro
    Veterano
    # fev/05
    · votar


    Segundo Jeff Andrews (baixista) as linhas de walking (de início) se concentram em: movimento escalar, arpejos e aproximações cromáticas.

    Movimento escalar é sair de um acorde para o outro seguindo as notas da escala.

    Arpejo é sair de um acorde para o outro seguindo as notas do arpejo.

    Aproximação cromática é, vindo do movimento escalar ou de arpejos, aproximar cromaticamente a nota do compasso seguinte. Pode ser cromatica superior (aproximar por cima) ou inferior (por baixo) e é colocada (em geral) no 4º tempo do compasso.

    Exemplo: de G7M para Em7

    G G(agudo) D D# | E

    ou

    G B D F | E

    O sucesso da linha é a combinação dos elementos. Devem ser estudados separados mas o "som de Jazz" se dá pela combinação.

    BKnwsk
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Conheço Sim!!! O Felipe é um grande brother!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Walking Bass