Escala Maior Harmonica e Melodica!

    Autor Mensagem
    Thiago Correia
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Thiago Correia


    ae galera..tava lendo um livro de Teoria musical e vi q tb existe escala Maior de Forma Harmônica e Melòdica, mas sao pouco usadas.. intao seria mais pra conhecimento mesmo!! ai vai

    Escala Maior - Forma Natural(Primitiva)

    G-----------2-4-5-
    D-----2-3-5-------
    A-3-5-------------
    E-----------------

    Escala Maior - Forma Harmônica


    G-----------1-4-5-
    D-----2-3-5-------
    A-3-5-------------
    E-----------------

    A semitons entre o 3 e 4 grau(Mi pra Fa) entre o 5 e 6 grau(Sol pra Lab) e entre o 7 e 1 grau(Si pra Do)
    e a um tom e meio entre o 6 e o 7 grau(de Lab pra Si)

    Diferenca entre a primitiva e a Harmônica eh: O A q na Escala Maior Harmonica fica Ab

    Obs: Indo e voltando a escala Maior Harmonica continua do mesmo modo

    Escala Maior Melódica

    A escala Maior Melódica indo eh natural ou seja, a semitons do 3 pro 4 grau(Mi e Fa) e do 7 pro 1 grau(Si pra Do)

    e voltando a semitons do 5 pro 6 grau(Sol pra Lab) e 3 pro 4 grau(Fa pra Mi)

    ela ira ficar assim...


    G-5-3-1---------------
    D-------5-3-2---------
    A-------------5-3-----
    E---------------------

    Relembrando...

    Escala Harmonica Maior

    Diferenca entre a primitiva e a Harmônica eh: O A q na Escala Maior Harmonica fica Ab

    Obs: Indo e voltando a escala Maior Harmonica continua do mesmo modo

    Escala Melodica Maior

    A escala Maior Melódica indo eh natural ou seja, a semitons do 3 pro 4 grau(Mi e Fa) e do 7 pro 1 grau(Si pra Do)

    e voltando a semitons do 5 pro 6 grau(Sol pra Lab) e 3 pro 4 grau(Fa pra Mi)

    bom conhecimento :P

    se alguem puder ajudar falando qm usa..qm ja usou..e quando ou corrigir alguma coisa seria bem vinda a ajuda

    A! os exemplos estao em Do maior!

    bassjunior
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, interessante essas escalas. Naum conhecia elas. So uma duvida, por q na escala Maior Melodica vai natural e so na volta ela altera?
    Todas as escalas q eu conheco sao iguais tanto na ida qnt na volta, pensei q fosse alguma regra. Mas vc ta fazendo um solo ou virada ou alguma levada, como se aplica essa escala?

    Thiago Correia
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bassjunior
    bom..nem todas as escalas vao e voltam do mesmo jeito..a escala Menor Melodica vai de um jeito e volta da forma primitiva..e a escala Maior Melodica vai da forma primitiva e volta de outro jeito..nao sei explicar o motivo.. ou o porque mas se alguem souber..

    e como ja falei, essas escalas(Maior Harmonica e Maior Melodica) sao pouco usadas..nao sei por qm tb..no livro nao fala..se alguem souber tb..era bom!

    flw ae!

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Se alguém, assim como eu, está vendo esse post, mais de 10 anos depois (Caraca...) e ainda não sabe a resposta para a questão acima, aqui vai... (Tirado do site descomplicando música)

    Existem duas escalas melódicas: a melódica real e a melódica clássica. A melódica clássica é aquela tradicional. O nome “clássica” vem da origem de seu fundador (Sebastian Bach), grande compositor barroco. Muitos preferem chamar a escala clássica de “Escala Bachiana”.

    A escala real é uma escala que sobe como a escala menor melódica e desce como a escala menor natural. Ou seja, ela tem um formato na subida que é diferente do formato na descida.
    Essa escala é utilizada por músicos que não gostam do sabor da menor melódica na descida e preferem utilizá-la só na subida.

    Então, resumindo, é possível subir e descer a escala da mesma maneira ou voltar na natural, fica à gosto do freguês.

    Filippo14
    Veterano
    # abr/17
    · votar


    Beto Guitar Player

    Sim, mas tem que tomar cuidado com a harmonia por trás, muda tudo com essa subida e descida diferente.

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/17 · Editado por: Beto Guitar Player
    · votar


    Filippo14

    Acredita que só vi sua mensagem hoje? Acho que poderia haver uma maneira mais fácil de acompanhar os tópicos por algum tipo de alerta sei lá...

    Então, eu ainda não entendo muito bem como funciona isso...
    Fiz uma meia dúzia de aulas com um professor e ele me passou as escalas harmônica e melódica, mas por falta de tempo ($$), tive que parar, então eu não sei qual é o contexto dessas escalas, onde elas podem ou devem ser aplicadas.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Beto Guitar Player

    A escala maior melódica diferencia-se da maior diatônica pelo intervalo de 6a. Enquanto que a diatônica possui uma 6a maior, a maior melódica possui uma 6a menor.

    Este intervalo de 6a menor acaba semitonando com o intervalo de quinta justa, que faz parte da tríade. Eu utilizo essa escala, na realidade, eu utilizo este intervalo (6a menor) como nota de passagem, e sempre me pede resolução (repouso) na 5a justa, devido a sua proximidade. Eu posso optar por resolver em outro grau do acorde (3a maior ou 7a maior), ou mesmo na tônica. Na minha experiência considero este intervalo como um sabor diferente do comum, mais melancólico; ou como o próprio nome da escala sugere: melódico.

    Exemplo bobinho:


    Cmaj7 Camaj7
    e------------------|-----------------|-
    B---0--------------|---5-------------|-
    G-----1-0----------|-----7-5-----5---|-
    D----------2-0-----|---------6-5-----|-
    A--------------3---|-----------------|-
    E------------------|-----------------|-
    ^ ^ <-- 6a menor


    E se você ficar atento à sonoridade quando passar pelo intervalo de 6a menor, você pode colocar na harmonia o acorde Fm e voltar pro C maior.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Beto Guitar Player

    Note uma característica:

    Arpejos:


    e-----------|---3---4---|---7---8---|-
    B---5---6---|---5---6---|---8---9---|-
    G---4---5---|---4---5---|---9---10--|- etc...
    D---5---6---|-----------|-----------|-
    A-----------|-----------|-----------|-
    E-----------|-----------|-----------|-
    C7M Fm


    O mesmo shape com uma casa de diferença. Muito prático!

    Ou naquelas progressões do tipo: I, VIm, IV, IVm, I
    C - C7 - F - Fm - C
    Sobre o Fm até o C você pode experimentar a escala C maior melódica.

    Edit: E este arpejo de Fm pode até ter 7a maior, sendo um Fm(7M).

    Beto Guitar Player
    Veterano
    # ago/17
    · votar


    LeandroP

    Caraca brother, se vc permitir, vou copiar essa verdadeira aula que vc me deu e estudar em cima disso.
    Eu sempre senti que essas escalas tem uma característica melancólica, lembra também música latina, tocado em violão, sabe? Aprecio muito.

    Muito obrigado pelas dicas!

    LeandroP
    Moderador
    # ago/17
    · votar


    Beto Guitar Player
    estudar em cima disso

    A ideia é essa \m/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Escala Maior Harmonica e Melodica!