O que é?

    Autor Mensagem
    Raffael
    Veterano
    # jan/05


    o que é timbre,trastejando,luthier e "uma pegada boa"?

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Raffael

    Vamos lá...

    Timbre é o SOM do seu baixo (resumidamente falando), e cada um tem uma preferência. Apesar de existirem timbres padrão (Music Man, Jazz BAss, etc), nenhum é considerado definitivo.

    Trastejando é o ruído indesejado que é emitido ao executar uma nota, quando o braço de seu baixo ou as trastes estão desreguladas. É um som da corda vibrando, batendo no traste da frente.

    Luthier é o profissional que constrói ou repara instrumentos musicais.

    Pegada é a soma da força aplicada ao executar uma música com a dinâmica, melhor dizendo, é saber aplicar a força na hora de tocar.

    Abraços!
    ___________________
    Marcio Azzarini
    http://www.marciobasspage.cjb.net
    http://www.polosopostos.cjb.net
    http://www.basspoint.cjb.net

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    hahahaha... que tal montar " O Dicionario do contra baixo" ... Marcio tah bom como o autor... =)

    bassjunior
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Timbre eh a qualidade q sai do seu baixo. EX: Se suas cordas sao muito velhas o timbre sai meio apagado.
    Trastejar eh quando o braco do baixo naum esta bem regulado e, ao apertar as cordas (principalmente as primeiras casas), elas batem no traste (q eh o metal q separa as casas no braco) provocando um som ruim.
    Luthier eh o cara q sabe tudo de um instrumento, q ate faz instrumentos. Se vc tiver problemas com seu baixo procure um luthier.
    Uma boa pegada eh vc mal pegar no baixo e ja sai tocando. Eh ter intimidade com o baixo.

    Essa eh minha opiniao. Se alguem discorda, pode dizer, pois tb sou iniciante.

    Raffael
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    sobre trastejando:
    se eu segurar uma nota a corda não vai relar no traste da frente e de trás?

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    bassjunior
    Algumas correções, amigo:

    Timbre eh a qualidade q sai do seu baixo. EX: Se suas cordas sao muito velhas o timbre sai meio apagado.
    Timbre, como eu disse em meu post, é o som do seu baixo (ou de qualquer instrumento, ou objeto que produza algum som), independente da qualidade. É o que define se SOM é agudo ou grave, por exemplo.

    Uma boa pegada eh vc mal pegar no baixo e ja sai tocando. Eh ter intimidade com o baixo.
    Novamente, é como eu disse acima, é a força bem dosada, que tenha algo a ver com o contexto da música.

    ;]

    Claudio Zotelli
    Marcio tah bom como o autor... =)

    Huahuahuahua...

    Glossário no rodapé do fórum... huahuahuauha

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Raffael
    sobre trastejando:
    se eu segurar uma nota a corda não vai relar no traste da frente e de trás?


    Em um instrumento bem regulado, a corda DEVE encostar SOMENTE na traste (à frente) da casa que vc está pressionando. Se ela encostar em outras trastes, irá gerar o TRASTEJAMENTO.

    bassjunior
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    marcioazzarini
    Cara sobre timbre foi isso mesmo q eu quis dizer. Quando disse q timbre eh a qualideade q sai do baixo, me referi ao som extraido do intrumento, no caso baixo. Disse qualidade porque pode ser tanto boa quanto ruim, naum q timbre SEJA a qualidade do baixo. vc me interpretou mal.
    Em relacao a pegada, vc tem razao. to errado mesmo. Obrigado pela correcao.

    VLW!!!

    BlackBass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acho que timbre é uma coisa muito particular, varia de músico a músico, fulano pode gostar de um baixo mais médio e estralado e ciclano pode gostar de um som grave e bem encorpado..... enfim!

    Half
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Acho que timbre é uma coisa muito particular, varia de músico a músico, fulano pode gostar de um baixo mais médio e estralado e ciclano pode gostar de um som grave e bem encorpado..... enfim!

    É a coisa mais particular em termos de equipamento, na minha opinião.

    fox_123
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Galera..concordo com vcs, mas gostaria de acrescentar que o que ja foi dito a respeito de timbre, e dizer que timbre é a caracteristica sonora de cada instrumento...explico: Mesmo quanto dois ou mais instrumentos diferentes tocam a mesma nota, suas caracteristicas sonoras são diferentes, cada um tem o seu "timbre"...tipo um piano, uma guitarra e um baixo tocando a nota LA por exemplo....sabe oque faz vc diferenciar o som do baixo, da guitarra e do piano, mesmo tocando a mesma nota?

    É justamente o "timbre" ou seja, essa característica particular e individual do som que cada instrumento produz e que consequentemente os diferencia...


    Um abraço!

    marcioazzarini
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    bassjunior

    Entendi o que vc disse... Malz aeh

    ;]

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é?