O que é Modo Gregoriano e Pentatônicas? O que poss

    Autor Mensagem
    Bass
    Veterano
    # abr/03


    O que é Modo Gregoriano e Pentatônicas? O que posso fazer com eles?

    nukebass
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Use a busca... se vc não achar nada aqui no Fórum eu te explico mais ou menos... é muita coisa...

    Monstéra
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    Bass
    Cara, modo gregoriano eu naum sei explicar bem, precisa de muita explicação para vc entender. E pentatonicas, bem por cima, é uma escala só que ela tem somente cinco notas, onde se pega a diatônica e tira-se a 4º e a 7º. Valeu?

    Bass
    Veterano
    # abr/03 · Editado por: Bass
    · votar


    Valeu caras, pelos toques. Eu vou estudar um pouco...

    NESCAU
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    EMPRÉSTIMO MODAL ou MODOS GREGOS


    Define-se por Modo Grego, uma sequência melódica de notas sem bemóis nem sustenidos. Porém, Modos Gregos NÃO são somente desenhos e digitações de escala. Cada modo forma uma tonalidade com notas características e sonoridades distintas.


    1º Jônio: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó Característica: MAIOR

    2º Dórico: Ré, Mi, Fá, Sol, La, Si, Dó, Ré Característica: menor

    3º Frígio: Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi Característica: menor

    4º Lídio: Fá, Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá Característica: MAIOR

    5º Mixolídio: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol Característica: MAIOR

    6º Eólio: Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá Característica: menor

    7º Lócrio: Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si Característica: menor

    NESCAU
    Veterano
    # abr/03
    · votar


    mais explicaçoes a respeito, e mail para samucaetc@hotmail.com. Espero q isso ajude.

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    7º Lócrio: Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si Característica: menor

    diminuta, não?

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    WELESSONBH

    A diminuta, imagino eu, pode ser considerada uma escala menor por usar a 3amenor.

    Tem uma material bem legal sobre isto no meu site... http://www.rbonelli.hpg.com.br/

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    cara tu é o rafael, muito prazer mesmo,ok.
    Agora to manjando por que tu me questionou sobre o outro tópico. Gostei muito do teu site. E até indiquei a alguns amigos.
    Que mundo pequeno hein!

    WELESSONBH
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    Ronin(fica estranho de chamar de outro nome),
    Eu coloquei essa dúvida pois no geral em outros métodos que já, vi que eles citam a 7ª como diminuta e ai eu vi que vc colocou menor e não falou nada a mais, então soltei essa.
    Gostei daqui por que é mais fácil de esclarecer algumas coisas.

    Ronin
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    WELESSONBH

    Mundo pequeno né véio... valeu pelos toques, e tbém por divulgar o meu site... quanto mais baixistas eu conseguir ajudar com o site, é mais gente para ajudar outras pessoas mais tarde, saca?!

    Sobre a diminuta, não fui eu quem colocou, foi o Nescau... eu teria colocado diminuta, pois tbém estou acostumado com esta nomenclatura... mas já vi muitos lugares aonde colocam como menor, por aquele motivo que expliquei.

    Quanto a exclarecimentos... estamos aqui para isto, para trocarmos experiências e ajudarmos-nos uns aos outros. A galera daqui é muito phoda!!

    nukebass
    Veterano
    # jun/03
    · votar


    NESCAU: "5º Mixolídio: Sol, Lá, Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol Característica: MAIOR"

    Eu costumo dizer que tem característica de Dominante assim como toda escala que possua um Trítono entre a terça maior e a sétima menor...
    Ex: Mixolídio, Lídio(b7), Whole tone(tons inteiros)...etc...
    Mas não deixa de ser uma escala maior de qualquer maneira...pois possue uma terça maior...

    WELESSONBH: "7º Lócrio: Si, Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si Característica: menor

    diminuta, não?"


    WELESSONBH, a escala diminuta é aquela que também é conhecida como tom-semitom... o próprio nome já explica sua formação...

    Abraços a todos!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a O que é Modo Gregoriano e Pentatônicas? O que poss