preciso de um luthier on line!

    Autor Mensagem
    bassendbass
    Veterano
    # jan/05


    Seguinte, fui trocar as cordas do meu baixo, e fiz da seguinte forma:
    Tirei todas as cordas, aproveitei e dei uma limpeza nele todo, sem alterar nada, não tirei nada do lugar. Antes de trocar as cordas, ele estava todo ajustado, cordas na altura certa, as 8ªs conferindo...tudo ok.
    Após eu colocar as cordas novas, com o mesmo calibre 040, as pirmeiras casas começaram a trastejar, sendo q a corda Lá, trasteja mesmo estanto solta, e as cordas Ré e Sol, também apresentaram o mesmo problema.
    Sei q o mais sensato seria levar a um luthier, mas o mais próximo fica a 650km de onde estou, e o pessoal das lojas não se atrevem a mexer, com medo de danificar o braço, o q também me deixou com medo.
    Alguem pode ajudar?

    bulldog
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Cara, não sou luthier mas, posso te dizer com certeza que NÃO se tira todas as cordas. Deve-se ir trocando uma a uma. Vai precisar regular. Mas não mexa no tensor. Leve num luthier.

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bassendbass
    Sei q o mais sensato seria levar a um luthier, mas o mais próximo fica a 650km de onde estou

    Nuossa!
    Só por curiosidade... Onde vc está?

    Half
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Heheheh o cara deve morar numa aldeia! Zoeira =)

    Bom, eu acho que de primeira vista podem ser duas coisas...

    -Como o Bulldog falou, não se deve tirar todas as cordas duma vez, e sim tirar uma, colocar a nova, tirar outra, colocar a nova, e assim por diante... Ter tirado todas duma vez pra recolocar depois pode ter desregulado legal o braço.

    -Mesmo sendo o mesmo calibre, nada impede que a tensão das cordas seja diferente, então vai ver que seu baixo estava já a beira do precipício antes, ae a nova corda deu um pouco + tensão, e começou a trastejar!

    Nunca mechi em tensor e não me atreveria a mecher, apesar de muita gente dizer ser simples (e acredito mesmo que seja), tenta pegar umas dicas na net de como se mecher em um!

    Bico
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Sei q o mais adequado, é trocar uma corda por vez, mas...
    Tirar todas as cordas de uma vez e trocar de uma forma relativamente rápida, não era pra desregular assim, não!.. Estranho isso.
    Quando vou limpar minhas cordas no álcool 100%, tiro todas de uma vez e até colocá-las de novo, deve demorar uns 30 min e nunca senti mudanças drásticas... Continua regulado.
    Às vezes, mexo no máximo nos carrinhos...

    Agora fazer regulagem de tensor, só quem entende mesmo. Tem q levar num luthier. É um perigo nas mãos de leigos!

    bassendbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Obrigado, o problema ja foi resolvido!
    Bico
    Interior de MG.
    Half
    bacana...né aldeia não...mas tem uma "indias semi nuas" aki q são doidera!!! :)
    E aconteceu o seguinte...não alterei a tensão, eu voltei com as cordas antigas, daí ele voltou ao normal, depois voltei recolocando as novas 1 a 1, como deveria ter sido feito no inicio.
    Ai ficou a dúvida...
    PQ isso aconteceu?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bassendbass
    Cara, o certo seria vc levar seu instrumento a algum colega meu mais próximo, mas como isso não é possivel...
    Afine o instrumento normalmente, como se nada estivesse acontecendo. Deixe-o descansando durante um dia, no pedestal ou suporte. Depois desse tempo verifique se o braço está côncavo ou convexo. Se estiver côncavo a altura das cordas no meio do braço será maior do que na pestana e/ou na trócula (parte final do braço na junção com o corpo); se convexo, é ao contrário. Se ele estiver côncavo, afrouxe um pouco as cordas e dê 1/4 de volta no tensor apertando-o. deixe o braço assentar durante algumas horas e verifique de novo, se a concavidade ainda persiste, dê mais 1/4 de volta no tensor (devagar e com cuidado!), verifique, e assim por diante até o braço ficar reto. Se o braço estiver convexo, mesmo depois de afinadas as cordas e de deixar o braço assentar, proceda do mesmo jeito, só que afrouxando o tensor bem devagar (1/4 de volta).
    Esse serviço é delicado e é necessário cuidado, ou vc pode torcer o braço, e aí....
    Qualquer dúvida escreva de novo.
    Abç e Boa Sorte.

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Cara, o certo seria vc levar seu instrumento a algum colega meu mais próximo, mas como isso não é possivel...
    Afine o instrumento normalmente, como se nada estivesse acontecendo. Deixe-o descansando durante um dia, no pedestal ou suporte. Depois desse tempo verifique se o braço está côncavo ou convexo. Se estiver côncavo a altura das cordas no meio do braço será maior do que na pestana e/ou na trócula (parte final do braço na junção com o corpo); se convexo, é ao contrário. Se ele estiver côncavo, afrouxe um pouco as cordas e dê 1/4 de volta no tensor apertando-o. deixe o braço assentar durante algumas horas e verifique de novo, se a concavidade ainda persiste, dê mais 1/4 de volta no tensor (devagar e com cuidado!), verifique, e assim por diante até o braço ficar reto. Se o braço estiver convexo, mesmo depois de afinadas as cordas e de deixar o braço assentar, proceda do mesmo jeito, só que afrouxando o tensor bem devagar (1/4 de volta).
    Esse serviço é delicado e é necessário cuidado, ou vc pode torcer o braço, e aí....
    Qualquer dúvida escreva de novo.
    Abç e Boa Sorte.


    Meu baixo tbm esta com um problema, uma pessoa esperiente regulou as oitavas e trocou as cordas e deixou o braço reto, mas ficou muito alto as cordas pricipalmente proximo da ponte, ele disse q eh estranho e pode existir problema na ponte.. mas acho estranho a ponte eh original!?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Qual é seu instrumento?

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Qual é seu instrumento?

    BX-400 Washburn! ele estava com problema eletronico levei num eletronico dos bons e trocou tudo e deixou zero, mas agora o q esta encomodando eh o braço, pois gosto de cordas bem baixas mas no final do braço fica legal (0,05) no inicio quase um centrimetro. :/

    Obs: parece um problema comum, mas não eh 2 pessoas q estão acostumadas com regulagem de braço naum conseguiram resolver!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    É muito provável que seu instrumento precise de uma regulagem de altura dos carrinhos do cavalete. Se o seu luthier já fez isso e os carrinhos estão colados no corpo do cavalete, aí o problema é de fabricação mesmo!
    Uma saída seria colocar um calço por baixo do braço na região da trócula (onde o braço é aparafusado ao corpo), de modo a angular ligeiramente o braço e assim aumentando o angulo deste com o corpo e por conseguinte do cavalete.
    Retire o braço e coloque na extremidade da cavidade da trócula um pedaço de plástico (um pedaço de cartão telefônico por exemplo), reaparafuse tudo, coloque as cordas e verifique se o problema minimizou-se.
    Abç

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05 · Editado por: Claudio Zotelli
    · votar


    Bom vou responder de uma forma teorica q entendo as coisas (isso naum quer dizer q eu conheça).. altura dos carrinhos acho que q não fez no minimo foi abaixar todas as cordas com chave Ale, eu tbm jah pensei em tentar colocar um calço mas tenho medo de prejudicar o instrumento pois normalmente naum gosto de mexer onde naum tenho conhecimento.. mas se vc disser q posso fazer isso sem problemas eu tento.. pois acredito q naum eh soh desparafusar o braço tem o tensor tbm!?

    e antes de tudo obrigado pelo interesse em ajudar...

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Colocar calço em instrumentos de braço aparafusado é normal e não prejudica em nada.
    O problema do tensor é outro, e fará parte da regulagem que vc fará depois de resolver seu problema de angulo do braço, aí, vc vai proceder conforme minhas dicas dadas aobassendbass.
    Abç

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Colocar calço em instrumentos de braço aparafusado é normal e não prejudica em nada.
    O problema do tensor é outro, e fará parte da regulagem que vc fará depois de resolver seu problema de angulo do braço, aí, vc vai proceder conforme minhas dicas dadas aobassendbass.
    Abç


    Blz! sobre o procedimento q vc passou p/ o bassendbass eu entendi, eu fiz essa pergunta por falta de conhecimento mesmo.. vou retificar a pergunta!

    " Caso eu desparafuse o braço o tensor não vai atrapalhar pois ele esta ligado entre o braço e o corpo do baixo (eh o que eu imagino nem sei até onde vai o tensor)?"
    Chegando em casa vou fazer esse teste!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Claudio Zotelli
    Se o seu braço é aparafusado, o tensor (que fica dentro do braço), não vai atrapalhar em nada, e também não importa se a regulagem for pela mão ou pela trócula.
    Abç

    bassendbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Bacana...onde fica sua oficina?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    bassendbass
    Rio de Janeiro.
    Abç

    Claudio Zotelli
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Bertola obrigado kra! o braço ficou perfeito desci as cordas eh ficou tudo por igual ... sem trastejamento .. estava até desanimado com meu baixo.. agora ele esta perfeito! Vlw !

    zschornack1
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Precisso de um braço de baixo de 4 cordas longo parecido com o da fender, onde consigo?

    bassendbass
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola
    Blz...tem como vc me passar endereço? ou email...ou site?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    zschornack1
    bassendbass
    mlbertola@hotmail.com

    RodrigoBarreto
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    amigão a maior parte dos instrumentos de loja são feitos pra dar problema,pois os caras que fazem sabem tudo que tem que ser feito para um instrumento não apresentar o problema que o seu apresentou;me perdoe pela sinceridade,mas o meu luthier desenvolveu um tensor fantástico que não tem este problema;ele inclusive dá garantia de que se o instrumento tiver qualquer problema desse tipo ele dá outro para o cliente,outra coisa importante:as cordas podem ser tiradas todas de uma vez,mas infelizmente nem todo mundo tem a sorte de ter um luthier como este por perto; ele é de Recife e o nome dele é Mura e estou aprendendo a arte da luthieria com ele e breve estarei fazendo alguns basses que não terão este problema,um grande abraço e se quiser maiores informações é só ligar (0xx81) 3471-7307

    rafael_kotzen
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rafael_kotzen
    · votar


    Mauricio Luiz Bertola

    Você poderia me dizer como é feita a substituição de uma ponte Special (licenciada Floyd Rose) por uma Gotoh? Estou ciente dos riscos de prosseguir eu mesmo com a instalação, uma vez que não tenho amplo conhecimento em luthieria. Porém comprei uma guitarra e peças justamente para fazer melhorias pois estou pegando gosto por fazer com minhas próprias mãos rs. Desde já agradeço.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    rafael_kotzen
    Isso é um serviço complexo e delicado, pois serão necessárias adaptações.
    Procure um profissional habilitado.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a preciso de um luthier on line!