VALVULAS

Autor Mensagem
paulinhomp3
Veterano
# jan/05


Ola pessoal
Sei q esse topico poderia estar no forum de amplificadores e com certeza ja tem varios, mas enfim gosto do pessoal aqui do forum de baixo .
Entao alguem sabe me explicar com prescisao para q serve uma valvula, como funciona e qual a diferença q ela faz principalmente no som do contrabaixo??? Sempre q ouço falar de cubos valvulados todos falam OHHH!! Mas ninguem sabe me explicar....bom eh isso

Hamilton Pinheiro
Veterano
# jan/05
· votar


A válvua é usada para amplificar o sinal do instrumento (igual função no transistor). No caso da válvula, quando se aproxima do limite de saturação (=distorção) dela, começa a distorcer os harmônicos e faz com que o som fique "quente". Se ultapassar este limite, o som todo fica distorcido. Esta distorção também ocorre com o transistor mas o som da válvula é muito melhor que o transistor.

As distoções de guitarra são baseadas nas distorções de válvulas.

Isso é o que conheço.

Rock_Bassman
Veterano
# jan/05
· votar


a válvula eh melhor porque quando vai amplificar o sinal recebido, nao rouba frequencias, ouseja, o som da válvula eh mais fiel ao "original"
eh claro que o som d valvulado eh melhor, mas a diferençã não eh tao gritante

paulinhomp3
Veterano
# jan/05
· votar


Hamilton Pinheiro
Rock_Bassman

valeu ai pela força , entaum ja q eh usado mais pra distorçao creio q nao deve existir muito amplificadores valvulados pra baixo...estou certo??

Hamilton Pinheiro
Veterano
# jan/05
· votar


Existem mas há um pequeno fator $$$$$$$$$$$$

Eu nunca usei amp e sim preamp e em estúdio. O som é campeão. Custava 5 mil (dólares).

Leandro Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Cara, faça um favor a si mesmo.

Toque em um stack (cabeçote + enclosures) Gallien-Krueger. Ou um Hartke. Qq um.

Depois pegue um Ampeg SVT Classic (que vai ser difícil achar, mas...), com pré e power valvulados.

Daí você fala pra gente o que você achou ;)

clubdome
Veterano
# jan/05
· votar


Ouvir falar que as válvulas tb podem influenciar na compressão do som.

Hamilton Pinheiro
Veterano
# jan/05
· votar


Sim. Ao aproximar do ponto de saturação há uma compressão no som.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Se vc nunca tocou em um Ampeg, ou mesmo um Duovox 120B ou Tremendão.... Toque e vc vai ver a diferença.
Abç

Bruno Banda
Veterano
# jan/05
· votar


Por esse motivo eu escolhi usar um Pré SVP-Pro da Ampeg com um Power Amp empurrando o som valvulado...

Leandro Silva
Veterano
# jan/05
· votar


Pode ser ainda mais simples.

Pergunte ao André Rodrigues por que o set principal dele é um Ampeg SVT Classic e uma caixa 4x10 Ampeg, e o set de emergência é um Hartke 5000 com uma 4x10 Hartke.

;)

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jan/05
· votar


Bruno Banda
Não é a mesma coisa(embora seu equipo seja excelente), pois a característica timbrística dos valvulados é dada pelas válvulas de power, não as de pré, que só são úteis em distorção (overdrive). Não é à toa que durante os anos 60 a Vox fabricou uma série de amps cujo pré era transistorizado e o power é que era à válvula, bem ao contrário do que essa empulhação moderna de "valstates" da vida.
Abç

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Então isso prova porque não vi muita graça nos hibridos :)

Mas e os pedais valvulados?

-------------------------------------

To com um problema no cabeçote, as válvulas tão desreguladas

slow-hand
Veterano
# jun/12
· votar


som de baixo fica melhor cm valvulado? É q o guitarrista da minha banda disse q aki na cidade tem um cara q vende amps e cabeçotes vauvulados bem barato, n sei se são usados ou hand made, mas ele me disse q qnd foi la tinha um cobeçote de baixo valvulado por $500.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jun/12
· votar


slow-hand
Não necessariamente...
Abç

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12 · Editado por: JL_Marcondes
· votar


Oh.. ateh hj, eu nunca vi alguém dizer "não gosto de valvulado".. tipo.. o melhor conjunto que já toquei e que é sonho de consumo foi em um cabeçote hartke 5000 n sei oq mais respectiva caixa (4 falantes pans).. blz.. mas certa vez eu tive a oportunidade de tocar em um "tremendão", giannini... malaaaandro... que que era aquilo.. o som do baguy era mtoooo animal... era um Thunder Sound Bass II.. eita sds..

sandroguiraldo
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

O mais interessante é o Bertola te responder uma coisa que ele disse há 7 anos atrás rsrsrsrs

JL_Marcondes
Veterano
# jun/12
· votar


/\ Na verdade ele respondeu à pergunta que o slow fez à 5hs... o Alex desenterrou o tópico mas fazendo pergunta nova, e, este é mais apropriado dq ficar criando mais tópicos...

Alex guitar man
Veterano
# jun/12
· votar


To com um problema no cabeçote, as válvulas tão desreguladas, é um uno 95 1.0 hehehe.....

--------------------------

Então isso prova porque não vi muita graça nos hibridos :)

Mas e os pedais valvulados?


mjcmello
Veterano
# jun/12
· votar


Alex guitar man

Sugiro que vc leia este artigo.

http://www.tubeamps.com.br/distortion.htm

raphaelbgiaccon
Veterano
# mai/13
· votar


Desculpa o UP galera mas estou com uma duvida de Valvulas quais Valvulas tem uma Distorcao mas Pesada ??? Duvida entre EL34 e 6L6 ou se tiver outra mais foda me indiquem pois estou pensando em comprar ... ou misturar 2 EL34 com 2 6L6 :D alguem me indica algo ???

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


raphaelbgiaccon
Geralmente as EL34 tem som mais "comprimido" e distorcem antes, por conta de possuírem (aceitarem) maior voltagem de placa e dada sua construção.
Não há como (na prática) misturar EL34 com 6L6.
Abç

raphaelbgiaccon
Veterano
# mai/13
· votar


mas em mais peso no som EL34 ganha entaum ??? ou 6L6

rodsom
Veterano
# mai/13
· votar


To com um problema no cabeçote, as válvulas tão desreguladas, é um uno 95 1.0
leva no luth.....digo....no mecanico.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


raphaelbgiaccon
"peso" é um conceito relativo, e não tem nada à ver com válvulas X ou Y....
Abç

raphaelbgiaccon
Veterano
# mai/13
· votar


Mauricio Luiz Bertola
Estranho que achei diferenças na Distorcao das Valvulas entre EL34 e 6L6
me pareceu mais porrada os EL34

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


raphaelbgiaccon
Essa diferença existe sim, mas apenas para um amp de qualidade, com excelente alto-falante e som alto, mas nada tem à ver com "peso"...
Abç

raphaelbgiaccon
Veterano
# mai/13
· votar


Amp de qualidade ? ok vou deixar mais facil a resposta kkkkk

Meu Amp é um Peavey 6505+ com uma Caixa Lead 1960 :D

raphaelbgiaccon
Veterano
# mai/13
· votar


Valvulas do mesa boogie sao quais ??? Power EL34 ou 6L6 Pré 12AX7?

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mai/13
· votar


raphaelbgiaccon
Depende do modelo... Geralmente EL34.
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VALVULAS