Projeto de Caixa

Autor Mensagem
Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05


aes, é o seguinte, estow atras de projetos de caixa 4x10 p/ baixo, alguem tem e poderia me madar??? queria faz uma copia do Hartke VX410, usando falantes da selenium 10PW3 e drive DT150, + ñ sei as dimensões da caixa, c é td fechada ou tem alguma saida de ar, c tem dutos pra os graves, essas coisa, vi o projeto da selenium, + achei meio feio, + sei lá, alguem aki ja fez aquele projeto da selenium e fico legal??? é o MD410 BASS, alguem poderia me ajudar???? vo usar o cabeçote Meteoro 400 MB.

e os falantes existem outras marcas boas? alguem poderia citar algumas q pra fazer uma cotação? vlws ae

Mayzen
Veterano
# jan/05
· votar


Clinton_Jacks
Kra, tb tava fazendo um apmlificador e umas caixas aki p mim há um tempo atrás...meu pai saka d eletrônica e ele me ajudou mt a fazer! qnt aos falantes ñ sei mt pq os q eu usei foi ele qm fez! mas eu tenho umas duvidas aki, pelo visto vc sabe q q é! qr dizer, ñ é duvida é q eu ñ sei o q q é isso aí..vc disse "Hartke VX410" drive "DT150" "dutos"...o q significam cada uma dessas expressões?!!? ah, pelo q eu sei as dimesnsões da caixa podem variar né, vc coloca do jeito q t satisfaz... e otra coisinha vc disse q seu cabeçote é um Meteoro 400 MB..vc comprou, montou?? sabe pq, queria um esquema eletrônico d um desses, eu achei algs na internet só q estão com qualidades d visualização mt ruins, sabe ql é?! aí meu pai (q já é meio "cegueta") ñ consegui ver direito as trilhas o componentes! vc tem aí ou conhece alg q possa me mandar o circuito do cabeçote (c vc tiver claro!!)..vlw kra, foi mal pelas milhares d perguntas aê, mas é q os novatos têm q aprender com os q sabem né!!aheha!! vlw!

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05
· votar


Mayzen

hehhe, é o seguinte essa Hartke VX410 é uma caixa de marca, muito caro por sinal, hehhe, ae queria tipo fazer um Hartke generico, usando as mesmas dimenção + com falantes + em conta saca.

esse DT150 da selenium é a referencia do driver q vou usar na caixa, ele da os agudos saca.

os dutos, tipo, tem caixa q dentro so tem os falantes e pronto, tipo os de guiatrra, + tem tb as q tem uns caminhos dentro dela pro ar sair, issu c chama duto, com isso vc pode aproveitar muito bem os graves dos falantes c souber fazer direito é usada + em caixas de baixo, e a caixa vai ficar muito boa, saca!

o meteoro pretendo compra, ñ tenho o esquema c tiver + sair muito + em conta, esse Meteoro 400 MB é a copia do Gallien-Krueger 400 RB, c vc achar o esquema do GK fica limpeza, c consegui me manda por meu e-mail!!! vlws, espero ter ajudado!!!

Daniel
punk_dsm@hotmail.com

lula_molusco
Veterano
# jan/05
· votar


www.audiolist.cjb.net

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05
· votar


lula_molusco

eu ja vi esse site, + ñ encontrei projetos de caixas 4x10, c vc encontrow me manda o link direto pra pagina! vlws

Mayzen
Veterano
# jan/05
· votar


Clinton_Jacks
Vlw, vlw..aí! vô vê c acho alg esquema desses...eu teho uma aki do Fender serve?! é o esquema do |FENDER BASSMAN 200|...é bom p caramba! c vc quiser!...?! aê mais uma coisa..esse drive é akela plaquinha...onde eu acho isso, vc já tem?! (vai querer o eswuema do fender?)vlw, kra! tem msn messenger?!?!

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05
· votar


Mayzen

pow, massa, me manda, o e-mail ta ae em cima, tenho msn sim, o drive da uma olhada aki:

http://www.selenium.com.br/site2004/catalogo/produtos.asp?id_linha=16& id_categoria=2

Vlws!!!!

Clinton_Jacks
Veterano
# jan/05
· votar


pow, sera q ta taum dificil encontra um projeto, layout, qualquer coisa de caixa 4x10 pra baixo??? vo na loja com uma fita metrica, medi e fazer aki em casa mesmo sem td por dentro, hehehe, da uma ajuda ae!!! vlws

gideon
Veterano
# fev/07
· votar


É ai, estava ansioso para cadastra-se e participa deste forum, tenhon alguns duvidas e sei que vc podem responder, desde já fico grato!

fiz dois caixa para baixo usando as dimensões do Hartke vx 410 (61x61x38cm) fiz os dois com mesmo dimenssão para poder colocar um em cima do outro e ter médio-grava e grave.

Em um deles usei 4 af 10 e um draiver de aluminium no centro do caixa.
duvida? precisso colocar dulto? e se, qual á dimenssão e largura.

No outro com a mesma dimenssão usei um af de 15 de aluminium no centro do caixa. Duvida? qual a dimenssão do dulto e largura.

3ª e ultima. tenho um meteoro mb 400, atraz tem duas saidas que juntas tem 200 rms de potencia, e suficiente para os dois caixa ?

Clinton_Jacks
Veterano
# fev/07
· votar


gideon
e ae cara... blz

na caixa 4x10 ñ precisa de duto ñ... so os falantes, driver e td fechada...
na 1x15 precisa sim de um duto... c ñ me engano é de 10cm, pvc de 100mm
o mb400 rola sim... agora as caixas tem q ser de 8ohm kd uma...

gideon
Veterano
# fev/07
· votar


Clinton_Jacks

Obrigado pelas dicas, porem tenhos outra duvida!

No Cx 4X10 devo ligar em serie os af+draiver para usar uma saida da maq. e na outra saida o de af 15.

gideon
Veterano
# fev/07
· votar


Após concluido os caixas (4x10+draiver d aluminium e 1x15), o resultado não foi o esperado.
Acho que o mb 400 ñ tem potencia suficiente.
Porem ao ligar ao 4x10 o resultado foi muito bom. acredito q o mb 800 seja a solução ou existe algo similar.

gideon
Veterano
# fev/07
· votar


Após concluido os caixas (4x10+draiver d aluminium e 1x15), o resultado não foi o esperado.
Acho que o mb 400 ñ tem potencia suficiente.
Porem ao ligar ao 4x10 o resultado foi muito bom. acredito q o mb 800 seja a solução ou existe algo similar.

conehc
Veterano
# fev/07
· votar


gideon
cara, so uma pergunta, o que vc usou pra fazer as caixas? vc tem um meteoro 400mb certo? entao, vc so pode colocar 4ohms que é a impedancia minima dele... qualquer coisa abaixo disso vc vai estar ferrando o ampli....

detalhe, quais sao os alto falantes, qual é o driver?

gideon
Veterano
# mar/07
· votar


conehc

No caixa 4x10 usei 4 af 300w10 8ohms ligado em seríe e um draiver arlem de aluminio

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


gideon
4 alto-falantes ligados em série? pelos meus calculos isso dá uns 32 ohms? a chance de isso dar certo é meio baixa viu...

samuelbreder
Veterano
# mar/07
· votar


gideon
deve ser por isso q vc achou q não tem potencia suficiente, com eles ligados em serie e a impedancia de 32ohms, a corrente vai ser menor e consequentemente o deslocamento do cone tbm vai ser menor, ou seja, o som vai sair mais baixo. A solução é ligar tudo em paralelo, sempre observando as polaridades corretas, pra evitar cancelamentos e potencia desperdiçada.

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


samuelbreder
ligando tudo em paralelo vai ser pior ainda pq vc vai exceder a impedancia minima do ampli...

acho que pra ele, caso o falante de 15 seja de 8 ohms, o certo seria:

4x10 - ligar 2 grupos com 2 falantes em série, e depois ligar esses dois grupos em paralelo, vc vai ter uma impedância final de 8ohms...

1x15 - faz a ligação só para o alto falante mesmo...

liga tudo no 400mb que tem uma impedancia minima de 4 ohms (8 + 8 ohms em paralelo) que vai dar a potencia máxima do ampli sem distorcer. o problema do driver, é que se for ligado vai ferrar o jogo de impedanciasx todo...

samuelbreder
Veterano
# mar/07 · Editado por: samuelbreder
· votar


conehc
eh verdade, eu esqueci disso, vc está certo. so uma duvida... e como ele ligaria o driver?

conehc
Veterano
# mar/07
· votar


samuelbreder
desliga... ou entao deixa o driver la... faz um circuito, e no painel trazeiro coloca uma chave pra alterar a impedancia da caixa de 8ohms (sem driver) pra 4ohms (com driver) aí no dia que ele nao quiser levar a 1x15 ele leva só a 4x10, liga o driver e ainda assim vai ter os 4ohms (necessario pra despejar a potencia máxima do ampli)...

outra alternativa é arrumar auto-falantes com impedancias diferentes, mas acho que nessa altura do campeonato vai ser meio dificil...

gideon
Veterano
# mar/07
· votar


Valeu pessoal, vende o MB400 e estou a procura de um MB800, + os bizus que vocês me deram sei que vou montar uma maquina muito boa

gideon
Veterano
# abr/07
· votar


se vc souberem que tem um mb 800, me deixem informado. obj.

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


a VX410 tem duto sim! fica atras bem no meio da caixa!

Tércio Moura
Veterano
# abr/07 · Editado por: Tércio Moura
· votar


E a galera blz? Seguinte, to montando uma versão da VX410 com 4 woofers Sellenium (10PW3). Claro q ñ vai ficar com o som idêntico, a contar pelos próprios woofers q são diferentes, mas mesmo assim a diferença ñ fica tanta ñ. É capaz de se obter resultado satisfatório. Qdo concluir posto mais alguma coisa sobre o resultado final.
Ps. A propósito a VX410 não tem duto traseiro, os únicos são os da parte da frente.

Tércio Moura
Veterano
# abr/07 · Editado por: Tércio Moura
· votar


Quanto ao comentário acima sobre impendancia das caixas, no caso da utilização do driver pode-se usar um crossover, ele dividirá as frequencias evitando assim danos ao driver e mantendo a impendancia anteriormente definida nos 8 ohms.

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


Tércio Moura
o crossover muda impedancia tambem? tem algum exemplo de um que faz isso aí?

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


Tércio Moura
tem duto atras sim!!!!!!!!!!!!
não tem é na frente.
eu tenho uma VX410 em casa!

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


denismonteiro
eu nao tenho uma em casa, mas ja tive contato suficiente com uma pra poder garantir que ela tem um belo duto atras, de onde dá ate pra ver o drive...

denismonteiro
Veterano
# abr/07
· votar


conehc

foi o que eu disse!

tem duto atras! e não tem na frente.

conehc
Veterano
# abr/07
· votar


denismonteiro
era so pra confirmar seu argumento mesmo... sei la, quando mais de uma pessoa fala a verdade parece sempre mais verdadeira...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Projeto de Caixa