Lustra moveis mágico!?

    Autor Mensagem
    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04


    Kra hoje eu não acreditei, um amigo de escola de musica tem um xb-105, sabado ele abaixou as cordas do baixo dele que estavam muito altas e foi que observou que a corda MI ficou no limite e foi a unica q ficou alta (braço empenado) ele ficou de leva-lo num Luthier quando possivel .. mas no mesmo dia ele resolveu dar uma limpada no baixo, mas no braço do baixo onde ficam as trastes ele observou que a madeira estava muito resecada e deu varias mãos de lustra moveis e hoje pela manhã me ligou dizendo que o baixo dele não esta mais empenado pois a corda MI esta na mesma altura que as outras! até perguntei se era zuação e tal mas por incrivel que pareça era verdade!

    Isso eh normal!? a madeira por estar resecada poderia voltar ao normal por causa do efeito do lustra moveis!?
    Existe uma explicação lógica pra isso!?

    banido
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Num sei será que o lustramóveis não idrato a madeira seila?

    Thiago Correia
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    intendidos respondam o NovatoVelho
    estou curioso pra saber hehe!

    clubdome
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Nunca ouvir falar disso, ou a madeira adaptou-se a nova regulagem ou o baixo foi abduzido!

    mgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    clubdome
    é mesmo o baixo do cara foi abduzido!!!

    Fredbanderas
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    hauhauhauhauha! abduzido foi boa! ! ! Mas só pode ser mesmo!

    edusachini
    Veterano
    # dez/04 · Editado por: edusachini
    · votar


    heuheiuhe

    leomezz
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Existe uma explicação lógica pra isso!?
    NovatoVelho

    No braço do baixo existe um tensor interno - parafuso longo que percorre o braço de ponta a ponta - que vem regulado de fábrica, de acordo com a bitola das cordas colocadas,com a função de corrigir eventuais problemas de empenamento. Se as cordas estiverem muito altas, elas irão exercer maior tensão sobre o braço mesmo quando não se estiver tocando. Quando se está tocando o instrumento, o ato de você apertar o dedo nas cordas de modo a fazê-las tocar no traste para produzir uma nota musical, está diretamente relacionado à distância que esta corda está do próprio traste. Logo, quanto maior for a distância da corda em relação ao braço do baixo, maior será a força que se deverá aplicar para fazê-la tocar no traste e, conseqüentemente, esta força é compensada pelos pontos críticos de tensão que são a ponte e o capotraste. Assim, a tendência de compensação desta força está justamente no braço que se comporta de empeno. O fato de você ter baixado as cordas na regulagem da ponte fez com que essa tensão fosse minimizada, fazendo com que o próprio braço se auto regulasse, pois havendo menos tensão sobre o mesmo, a tendência é de o tensor trazer o braço para trás. O fato de você ter passado o lustra móveis no braço não teve muita influência na correção do empenamento, foi apenas uma coincidência. O lustra móveis tem a função de dar à madeira mais proteção, durabilidade e resistência à agressões do meio externo.
    Este é o meu ponto de vista levando-se em consideração os aspectos físicos que agem sobre qualquer coisa neste planeta.

    NovatoVelho
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    leomezz
    NovatoVelho

    No braço do baixo existe um tensor interno - parafuso longo que percorre o braço de ponta a ponta - que vem regulado de fábrica, de acordo com a bitola das cordas colocadas,com a função de corrigir eventuais problemas de empenamento. Se as cordas estiverem muito altas, elas irão exercer maior tensão sobre o braço mesmo quando não se estiver tocando. Quando se está tocando o instrumento, o ato de você apertar o dedo nas cordas de modo a fazê-las tocar no traste para produzir uma nota musical, está diretamente relacionado à distância que esta corda está do próprio traste. Logo, quanto maior for a distância da corda em relação ao braço do baixo, maior será a força que se deverá aplicar para fazê-la tocar no traste e, conseqüentemente, esta força é compensada pelos pontos críticos de tensão que são a ponte e o capotraste. Assim, a tendência de compensação desta força está justamente no braço que se comporta de empeno. O fato de você ter baixado as cordas na regulagem da ponte fez com que essa tensão fosse minimizada, fazendo com que o próprio braço se auto regulasse, pois havendo menos tensão sobre o mesmo, a tendência é de o tensor trazer o braço para trás. O fato de você ter passado o lustra móveis no braço não teve muita influência na correção do empenamento, foi apenas uma coincidência. O lustra móveis tem a função de dar à madeira mais proteção, durabilidade e resistência à agressões do meio externo.
    Este é o meu ponto de vista levando-se em consideração os aspectos físicos que agem sobre qualquer coisa neste planeta.


    Da regulagem do tensor eu sabia, mas de toda essa teoria fisica eu não sabia!
    Com certeza essa eh a explicação lógica p/ o ocorrido..Vlw

    Fredbanderas
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Que droga! Achei que o baixo tinha sido abduzido.....

    Leandro Silva
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Que pena. Com certeza seria muito mais interessante.

    leomezz seu chato, você estragou a brincadeira ;)

    zschornack1
    Veterano
    # jan/05
    · votar


    Precisso de um braço de baixo de 4 cordas longo parecido com o da fender, onde consigo?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lustra moveis mágico!?