Dúvida sobre Madeira

    Autor Mensagem
    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04


    Tenho pesquisado pra fzer um baixo pra mim e tô com uma dúvida.

    Cedro e Cedro-rosa são madeiras diferentes ??

    é q li por aí q essa madeira vem sendo utilizado no lugar do mogno pq o corte do mogno está proibido.

    Qual a característica sonoras do cedro e do Cedro-rosa? (se estas forem madeiras diferentes)

    vlw....

    erasmolousada
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs
    aí vai um site para você tiras suas dulvidas.
    valeu !
    www.madguimarães.com.br
    aí tu vai var muita madeira legal.
    sorte na tua pesquisa !!!

    Mayzen
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs
    Kra, tú tá fazendo um baixo?!?!? até q q enfim alg maluco (no meu caso) igual a eu!! eu tb tô...nunca fiz..me deu a louca e tô tentando...kra, na minha opinião acho q são madeiras iguais!!EU ACHO!ñ tenho certeza!! eu tb vô usar cedro p corpo!! vamo vr no q q vai dar...vc mora aonde?! eu tô aki no rj e ñ sei onde posso encontrar trastes!! aliás, vc tem alg msn ou icq, sei lá?! p gente trocá alg ideia?!?!vlw aí! vc sabe onde encontro traste, em loja d instrumentos msm?! qlq coisa me passa seu msn ou ICQ c vc tiver!! flw kra! bom trabalho e boa diversão ae!!

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    Mayzen

    opa, kra!! nõ tô fzendo baixo..mas vou encomendar num luthier e quero me certificar antes e todas as madeiras utilizadas.

    meu MSN é integrasys@hotmail.com

    vlw....

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    erasmolousada

    brigadão kra!!

    erasmolousada
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    isaiasgs
    que é isso, estou por aqui !
    valeu

    paulinhomp3
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    erasmolousada
    Cara o Link q vc passou esta com problemas ou a pagina nao existe mais , por favor se vc souber outro me avise ok...?
    abraço

    isaiasgs
    Veterano
    # dez/04
    · votar


    paulinhomp3
    tita o til(~) do a q funciona.

    vlw

    gleydsonbass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    isaiasgs
    vou te ajudar, este e o meu msn: gleydsoncost@hotmail.com

    E-mail: gleydsoncost@yahoo.com.br / entre em contato para eu esclarecer suas dúvidas!
    nao tenho muito tempo de entrar no forum.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    erasmolousada
    E aí Erasmo, como vai cara!
    Um grande abraço!!!!!

    João Paulo Jones
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Qual madeira eh melhor, Ash ou Alder?? Pq dos Shelter JB eh Ash e Precision eh Alder, entao queria saber qual eh a diferenca que faz, alem do peso.

    Jorge Gama
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Oi!
    Tenho um condor!
    No site diz que a madeira do corpo é Basswood! PRESTA?

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Olá ...
    O alder e o ash tem a mesma característica sonora porém desenhos diferentes ....
    Se nao me engano o alder é usado para os acabamentos "naturais" e translucidos enquanto o swamp ash é usado para os instrumentos com pituras "solidas" ....
    Acredito que o cedro e o cedro rosa sejam madeiras diferentes de uma mesma familia, e podem acabar tendo uma sonoridade parecida ...
    Porem discordo quando alguem afirma q o cedro substitui o mogno já que eles apresentam caracteristicas sonoras diferentes ...
    o cedro brasileiro puxa pro medio, e de uma forma que muitos construtores nao o utilizam no corpo pq acham q ele puxa até d+ ...
    Já o mogno puxa o som prum grave definido, prum timbre "piano like" como chamam la fora ....
    Existem muitos tipos de cedro, cedro mineiro, cedro rosa, cedro canadense .....
    Espero ter ajudado ...
    Gabriel
    ps: o proprio ibama ja disse que não é contra o uso do mogno para a construcao de instrumentos musicais já que não existe nenhuma madeira que possa ser utilizada para substitui-lo com caracteristicas sonoras muito parecidas , e uma grande empresa do brasil ja afirmou que um tronco de mogno era utilizado para fabricar uma serie dos seus baixos durante todo um ano ....

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05 · Editado por: BloodyBass
    · votar


    O alder e o ash tem a mesma característica sonora porém desenhos diferentes. Se nao me engano o alder é usado para os acabamentos "naturais" e translucidos enquanto o swamp ash é usado para os instrumentos com pituras "solidas"

    Não. O Ash e o alder são madeiras diferentes sonoramente.
    O Ash é uma madeira com muito apelo visual por causa dos veios destacados na madeira e ela tem um timbre médio agudo bem definido. O ASH que é usado oara acabamentos naturais.

    O alder é quase que o "oposto" do Ash. O alder nào tem veios desacados e tem um timbre médio grave bem definido. Devido a falta de apelo visual o Alder recebe acabamentos sólidos.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Desculpe pela inversao das madeiras em relacao ao acabamento ... mas acho q vc ta falando so swamp ash em relacao a timbre ...
    O proprio gerge fulertano da F bass fala q usa o ash por causa dos graves definidos e "redondos" que ele proporciona(e isso eu sei pq tenho um e-mail escrito por ele no qual consta essa informacao) , com otimo contorno nessa regiao ... e vimos durante anos muitos fabricantes utilizarem as duas madeiras para os mesmos modelos ... porem uma para acabamento natural e outro para acabamento com cores "solidas" ....
    Com certeza vou correr atras dessa informacao, ate pq andei pensando em encomendar um baixo com asas em ash e a ideia era chegar no medio grave redondo ... como o fbass ...
    Abraço
    Gabriel

    BloodyBass
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O Swamp Ash não é nada mais do que o Ash que cresçe em regiões pantanosas. Tem exatamente o mesmo timbre, médio-agudo com bom sustain e ataque.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    O George Furlanetto, luthier da Fbass afirmou isso :

    "Ash has a very solid bottom end with a slight mid scoop" ...

    Por isso afirmei aquilo ali acima .... o cara trabalhou com ash a vida inteira e é mundialmente famoso, .... deve saber o q está falando ...

    abraço

    Gabriel

    MRWALKER
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Gabriel Simões
    ta ligado q mid scoop, é sem medio né? entao ash é um pouco sem medio.

    Gabriel Simões
    Veterano
    # abr/05
    · votar


    Nao eh sem medio, eh com um pequeno corte .... ao menos eu entendo isso por slight mid scoop ....

    Mas é isso o bloodybass conheceu essa madeira como uma madeira q da medio agudo ... eu ja conheci como uma madeira mais equilibrada prum grave "redondo" ..... mas essas definicoes sao muito subjetivas , e depende de cada um ...
    alem disso o timbre do instrumento vai depender da combinacao de todos os fatores agregados .... ok?
    abraço
    Gabriel

    anderson florencio
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    alguem sabe me informar se combina captadores j bartolini combinam com corpo de mogno, braço de marfim e esclala em jacarandá?

    Andre Passos
    Veterano
    # mai/05
    · votar


    A questao nao e combinar, um bom captador com qq madeira da qual se pode fazer um baixo, combina.Meu baixo tem essa configuraçao de madeiras, eu gosto muito dela, mas prefiro captadores EMG, pois sao mais definidos e menos "imbolados" q bartolini, mas isso e questao de gosto, pois existem baixista q preferem como eu esses captadores(Nico Assumpçao, Andre Neiva, Marcelo Mariano...), jah outros preferem bartolini(Adriano Giffoni eh um deles), isso e questao de vc ouvir o som e escolher...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida sobre Madeira