Para a galera q curte James Brown!

Autor Mensagem
marcioazzarini
Veterano
# dez/04


E aeh galera!

Encontrei esta preciosidade disponível para download:

James Brown - 40th Anniversary Collection (Duplo)

Disco 1

Disco 2

Pra quem curte grooveira, recomendo q baixe todas.
Pra quem tem curiosidade, recomendo as faixas:

I Got The Feelin'
Funky President (People It's Bad)
Get Up Offa That Thing
It's Too Funky In Here (Duvido q não seja um MM)
Licking Stick
Give It Up Or Turn It Loose
My Thang

Abraços!
___________________
Marcio Azzarini
http://www.marciobasspage.cjb.net
http://www.polosopostos.cjb.net
http://www.basspoint.cjb.net

GAbriel Mendes
Veterano
# dez/04
· votar


Show de bola!! VOu dar uma escutada!!

AlmostBeFlea
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini

Cara, o soul das antiga é uma excelente escola para os grandes funks elaborados posteriormente. Na verdade a onda de música de igreja americana teve músicos de altíssimo nível. Não foi só no James Brown, mas com o J. Hendrix e tantos outros, "funkeiros" de 1ª linha criaram ótimas linhas da então chamada funk-soul.

Se pegarmos as músicas de DemoTapes do Hendrix, há muita música utilizada pelo "Cypress Hill" em seus RAPs da década de 90. Os próprios "discos" da década de 70 absorvem tb muitas linhas dos anos 60, graças à músicos grandiosos. Se puderem, escutem estas demotapes, é muito próximo às linhas de James Brown.

Abraço

black_h
Veterano
# dez/04
· votar


animal
vo puxar tudo
:D

Ronin
Veterano
# dez/04
· votar


Estou quase terminando de baixar tudo... valeu pela dica cara.

Tomcat
Veterano
# dez/04
· votar


Doidera!
To baixando

joaozitorossi
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini
James brown é o rei! vleu pela dica ai parcero!

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


GAbriel Mendes
AlmostBeFlea
black_h
Ronin
Tomcat
joaozitorossi

Aeh moçada! Compartilhar nunca é demais! hehehe ;]

Um UP pra galera q ainda não ouviu...

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini vc mandou benzaço nesses links. Sou fã total de funk e afins.

Uma coisa interessante é que a moçada das antigas mandava um tipo de groove que não encontro fácil no pessoal mais novo. Saca aquelas linhas de malandro, onde as dead notes causa uma dinâmica sutil?

Dando um exemplo, moderno por sinal, aquela faixa You Ought Know, da Alanis, gravada pelo Flea, tem uma linha de baixo maldita de boa. Muito malandra.

Em sons das antigas vc ouve muita linha assim. Comprei uma série de coletâneas da Blue Note, não exatamente de funk mas de sons da gravadora calcados em groove e lá vc ouvi muitas linhas assim. Comprei também um CD do Donald Byrd chamado Ethipyan Nights que, meu Deus, tem umas linhas de baixo absurdas. O Cd tem só 3 faixas e valeu muito a pena tê-lo comprado.

Muitas noites atrás, eu tava no Grazie a Dio, bar bacanudo de sampa. O MoJama, banda de black cujo baixista é colunista da Cover, tocava nessa noite. Estava com muitos amigos e num determinado momento trocava idéias com um casal amigo, de costas para o palco. De repente foi assaltado por um groove absurdo. Pensei "O que esse cara tá fazendo?" me virei e supreso vi que era outro baixista, que dava uma canja. Um negrão, já senhor, calvo, cavanhaque. O som que ele tirava era muito, muito malandro. Fiquei hipnotizado pelo Groove do cara. Depois da canja eu fui cumprimentá-lo e não perguntei seu nome. Coincidências da vida: ele tá na última Cover. Arimatéia, do Placa Luminosa.

O dia que eu mandar grooves assim, tô realizado. Abraços.

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS

Realmente, esses grooves "malandros" são raros hoje em dia. Mesmo porque, a preocupação da atualidade é encher de notas, e se você for reparar, alguns dos grooves mais poderosos daquela época eram criados com 3 ou 4 notas, onde apesar das poucas notas, continham grooves muito suingados e fortes, graças ao uso das dead notes e das pausas, e seguindo mais ou menos a mesma idéia, chegando a hipnotizar quem estava ouvindo.

Não me lembro aonde eu lí uma frase que dizia que o silencio era tão importante para o groove quanto uma nota bem colocada, referindo-se às pausas.

Quanto a este show do MoJama, vc recomenda? Fiquei interessado em comprar o CD deles, mas gostaria de saber se vale a pena.

Abraços!

AlmostBeFlea
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS e marcioazzarini
Se não me engano estas músicas saíram em 4 cds do James Brown em 1994/95. Os grooves são muito marcados e há músicas que dá p/ escutar até o barulho da "mola" do pedal da batera.

Um pouco dessas linhas de grooves das antigas se mistura à história dos Precision da Fender, os primeiros 118 baixos tinham seus números de série à lápis embaixo do verniz do braço. Muitos destes baixos eram "dados" aos baixistas de BigBands ou mesmo bandas de jazz e soul da época, mas muitos não queriam saber e acabava jogando fora estes Precision.

Daqueles que adaptaram o modo de tocar do acústico p/ o elétrico e tinha a "malandragem" criativa, fizeram muito por nós. Hoje vemos muito material rico de linhas mesmo de bandas desconhecidas. É só pegar coletânesa de Funk desde o final dos anos 50 até início de 80, ou mesmo 90, que há muita coisa boa lá.

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


AlmostBeFlea é, cara, o som das antigas é muito forte. Eu fico passado com os timbres que os caras tiravam. Lindos. O mais próximo disso que eu cheguei foi plugando meu Spanich passivo, PJ, num cubo ampeg antigaço, todo detonado, que infelizmente não pude comprar. Som maravilhoso.

Esse cara do Placa, vc tinha que ver o que ele fez com o StingRay do cara do MoJama. Na boa, ouço muita coisa e tem muito nego fera por aí mas não é sempre que escuto linhas de baixo com essa "malandragem". Eu estou treinando meu ouvido para poder tirar os sons dos meus CDs pq ali está o segredo.

Fica difícil falar sem poder mostrar sons para me explicar melhor mas acho que vc sacou o que quero dizer. Linhas que ñão param de pulsar, com variações muito sutis que hipnotizam e fazem vc querer dançar de qualquer jeito.

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS AlmostBeFlea


Uma coisa interessante: não consigo imaginar um clássico do funk sendo gravado ou tocado ao vivo com toda a cristalinidade dos instrumentos mais "modernosos", e sem aquela "bateria abafada". É aí que está o charme destas gravações. Tanto é, que muita gente tem recorrido a instrumentos vintages e formas analógicas de gravação.

joaozitorossi
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini
A famosa bateria "ficheiro de plástico"...Eh mt foda cara...achu q essa era a graça. Era mais carnal, a qualidade do timbre era vinha em segundo lugar...em primeiro, empatas, apenas a disposição e a alegria do funkeros...Apesar q, principalmente o timbre do baixo, eu achu fantástico...

bass_player
Veterano
# dez/04
· votar


Qtos megas tem? meu pc ta zuado, mas dependendo de qto for eu pego mesmo assim... não quero perder uma dessa.

AlmostBeFlea
Veterano
# dez/04 · Editado por: AlmostBeFlea
· votar


O detalhe é que as bateras usadas nesta época eram as de Jazz, com bumbo, caixa e tons menores. Os caras simplesmente se debruçavam e mandavam ver, assistam vídeos antigos, inclusive do Hendrix, em que Mitch Mitchell detonava com seus ácidos e faixa na cabeça.

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


bass_player

Entra lá e vê... Não é o album zipado... É música por música. Em média 3Mb por música. ;]

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini entendo o que vc diz. Meu Wood é espetacular mas eu pago um pau para o som do meu Spanich, que é passivo e já tem 10 anos de estrada. Ultimamente tenho usado ele mais com o cap "P" - ele é PJ - e o timbre é maravilhoso.

Dougcel_bass
Veterano
# dez/04
· votar


Show de bola!!!! valew ae marcioazzarini pela contribuição já baixei todas!!!Curto muito James Brow. Quem ae que gosta de JAmes Brow também deve conhecer Tower of Power funk e soul muito 10! quem não conhece vale apena conhecer!!!
Um abraço galera

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS

É isso mesmo. Sou super satisfeito com meu SR885 tbm, mas fui "obrigado" a comprar um Jazz Bass passivo, pra tirar alguns sons mais característicos...

Dougcel_bass

Tower Of Power é muito bom mesmo. O Francis Rocco Prestia foi um dos baixistas mais respeitados por Jaco Pastorius, e é referência quando se fala em grooves de funk.

Vou mandar umas MP3 do T.O.P. para nossa Central de Downloads.

Abraços

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini comprei um Play Along com o Rocco, bem legal. Discute a técnica dele e apresenta faixas completas e sem o baixo. Mas ainda não tô mexendo nesse material.

moog
Veterano
# dez/04
· votar


caraca.. aonde tu achou esses links?? .. o cara é russo.. hahaha...

marcioazzarini
Veterano
# dez/04 · Editado por: marcioazzarini
· votar


BTNS

Nossa! Deve ser muito bom! Eu ví num site inglês uma vídeo-aula do Rocco, mas não encontrei no Brasil para vender. Aproveitando que o assunto é black, comprei o DVD do Ed Motta.... Fenomenal! Depois eu crio um tópico com uma análise deste show... DVD básico para a coleção de qualquer baixista!

moog
Essa vida de "surfista de internet"... hehehehe

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


marcioazzarini vc está em SP? Vai na Aqualung, lá no EM&T e fala com o Magrão. Ele tem. Comprei essa vídeo aula dele lá. É sobre a técnica de fingerstyle funk bass dele. Bacana. O play along é muito show. Ainda não tô mexendo nele pq tenho outros materiais para estuar. Comprei de olho gordo..rs.

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS

Sou do Interior de SP, mas assim que possível darei uma passada por lá. Acho que irei agora em dezembro dar um rolê pela Sta. Efigênia e redondezas junto com o guitarrista de minha banda, que irá trocar a guita dele.

Valeu pelo toque!

BTNS
Veterano
# dez/04
· votar


b]marcioazzarini[/b]
Blz, velho, quando vc vier para cá manda um e-mail (betonaweb@yahoo.com.br) e se der a gente se encontra para trocar umas idéias. Abraços.[

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


BTNS

Pode deixar, que assim que estiver confirmado, eu mando um email sim.

Abração!

Angelo Custodio
Veterano
# dez/04
· votar


muito bom amigos!!! esse cara é o mr. Dynamite!!!!

marcioazzarini
Veterano
# dez/04
· votar


Angelo Custodio

mr. Dynamite...

O cara é o sinônimo da "malandragem"... hehehe

Só confusão...

Zer071
Veterano
# dez/04
· votar


ih! o forum ta voltando aos bons tempos Ronin , favila e outros da antiga postando beleza

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Para a galera q curte James Brown!