Pintar a escala: Tintas? Contra-indicações?

    Autor Mensagem
    HignocliuS
    Veterano
    # nov/04


    Aos luthiers, entendidos, e demais do forum:

    To querendo pintar a escala do meu fretless. Pintar por cima dos fretlines, talvez fazer uns tribais, coisa do tipo.

    Que tipo de tintas vocês recomendam?? Ou melhor, será que se eu pintar pode dar algum problema? A escala é de African Wenge (Cort B4), sem verniz. Será que se colar adesivos/vinil em cima pode dar diferença no som?

    E outra coisa: parece que o Jaco passava alguma coisa na escala pra gastar menos no contato com a corda. Que material era esse?

    HignocliuS
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    up =/

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS
    Acho que a tinta com o tempo vai sair, e se for uma pintura muito grande pode ficar meio estranho na tocabilidade da região. Sem falar que pode deixar marcas na sua escala que nunca mais vão sair. Mas fora isso eu acho que não acontece mais nada não. O som fica o mesmo. E quanto a adesivos o perigo eh so de ele sair e ficar a cola.

    Dark Avenger
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS
    E outra...se vc tiver um problema com sua escala vai ser muito dificil arrumar essa madeira.

    João Gravina
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    HignocliuS
    A escala de um baixo sem trastes tem de ser perfeitamente nivelada para que não haja zumbidos nas notas tocadas. A colagem do que quer que seja na escala, trará problemas óbvios ao nivelamento.
    Jaco Pastorius usava uma cobertura de resina epóxi sobre a madeira para que suas cordas Rotosound round-wound de aço inox não destruíssem a madeira, cavando sulcos nela. De tempos em tempos é necessário retocar tal cobertura de resina. Madeira crua e cobertura de resina proporcionam timbres diferentes, sendo que não há melhor nem pior: é uma questão de gosto pessoal.

    badibass
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    pode ficar muito feio , e o pior pode ferrar o seu bx , se informe , acho que nao e uma boa

    Bico
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Jaco Pastorius usava uma cobertura de resina epóxi sobre a madeira para que suas cordas Rotosound round-wound de aço inox não destruíssem a madeira, cavando sulcos nela. De tempos em tempos é necessário retocar tal cobertura de resina. Madeira crua e cobertura de resina proporcionam timbres diferentes, sendo que não há melhor nem pior: é uma questão de gosto pessoal.

    Olha! Meu fretless (antes de desmontá-lo todo) tava ficando marcado na escala, pelas cordas.
    A escala, antes era envernizada, depois lixei e deixei sem verniz e me falaram q não tinha problema. Mas pra proteger sem ter q passar verniz, só com essa resina, aí? Ou aplicar cera ajuda tb?

    Half
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    João Gravina
    Tem certeza que é sobre toda a escala? Achei que essa resina epoxi fosse apenas pra cobrir os buracos das trastes!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintar a escala: Tintas? Contra-indicações?