Como avaliar um contra-baixo?

    Autor Mensagem
    marcioporto
    Veterano
    # nov/04 · Editado por: marcioporto


    Olá, estou precisando de um contra-baixo bom mas não muito caro, para usar em gravações.

    Pelo custo benefício, estou quase optando por um Tagima T-525 ativado, com uma pintura customizada, que está à venda por aqui por uns R$ 1.300,00.

    Como não entendo muito de contra-baixos (toco guitarra há tempos mais vou começar no baixo só agora), alguém tem alguma dica sobre como avaliar se o baixo está em boas condições (se o braço está empenado, se a captação está ok, se vale à pena pelo preço, etc)?

    Tomcat
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    marcioporto

    Se tiver pasciencia, leia tudo pq esta detalhadinho, pois como vc é novo no instrumento,vai te tirar várias dúvidas!

    Por onde começar ? Consultar a sua conta bancária é a primeira boa escolha. Não importa o que digam a você seja realista nas suas possibilidades. Não vá entrar num buraco financeiro principalmente se for seu primeiro baixo, este pode se tornar o seu pior pesadelo além de colocar um cobrador na sua porta !

    O próximo passo é pensar se você realmente precisa de outro instrumento. Se é o seu primeiro baixo tudo bem, vamos lá ! Se não dê uma olhadinha pro lado ... mesmo que não seja o modelo ideal pelo menos é seu. Certifique-se realmente se você não quer ou não pode mais usá-lo, se este novo empreendimento trará algum benefício ou será apenas uma nova vaidade. Continue usando-o até materializar o seu novo sonho, e enquanto você está providenciando a grana aproveite para se educar nos méritos comparativos desta compra antes de dar um grande passo.

    Agora que você está decidido faça um estudo das suas características, seu estilo e sua personalidade sonora. Vamos começar com suas características: Qual o seu tamanho ? Você tem mãos grandes ou pequenas ? Braços longos ou curtos? Baixos possuem diferentes medidas, alguns com braços muito grandes (extra longos, baixos de 5 ou 6 cordas),e os corpos podem ser largos ou estreitos, finos ou grossos, convencionais ou curvados. E enquanto alguns podem pesar uma tonelada outros podem ser a maravilha do conforto e leveza. Agora sejamos realistas :você pretende seguir carreira ? Tocar como hobby ou ser apenas a base para outro instrumento? Se você vai se tornar um profissional faça da leveza e conforto um grande item para sua escolha. Um baixo muito pesado utilizado várias horas por dia aliado a uma correia fina pode trazer sérios problemas de postura e coluna. Um baixo muito longo para braços curtos também pode ser um sério agravante, e preste bem atenção em como um baixista senta-se corretamente a menos que você nunca vá tocar sentado.

    Agora vamos as compras! Você provavelmente tem o seu baixista preferido e gosta daquele tipo de som que ele usa, mas lembre-se que o seu bass-hero pode ter medidas bem diferentes das suas e seu estilo pode não servir pra você ou para a sua banda.

    Como você testa um instrumento ? Faça o seu dever de casa. Toque o que você costuma estudar, reveja suas bases preferidas antes de ir à loja. Pergunte a outros músicos sobre os seus instrumentos e leia muito sobre o assunto para formar a sua própria opinião. Procure não ir as lojas nas horas de maior movimento, evite os sábados pela manhã ou os finais de expediente. Tenha a certeza de que o vendedor poderá lhe atender com calma e que o mesmo possa lhe dar atenção e esteja bem disposto a testar com você todos os instrumentos que quiser.

    Não seja uma mala. Não comece perguntando preços, pedindo descontos, discutindo sobre formas de pagamento. Você não está pronto para comprar e o vendedor não vai negociar com você se ele não sabe o que realmente vai querer. E não leve aquele monte de amigos com você pois eles podem te distrair e influenciar negativamente na sua escolha, porque eles na verdade não vão comprar nada ... e podem fazer o vendedor ficar louco de vontade de se livrar de você e deles também. Se você quer a opinião de alguém conte a eles sobre um ou dois instrumentos que você já previamente escolheu.

    Tente testar os instrumentos em um amplificador que você conheça (algum parecido com o seu se você já tiver um), se a loja não tiver nenhum amp pergunte se você pode levar o seu. Se as cordas não estiverem boas procure um mesmo modelo com as mesmas novas ou pergunte se você pode colocar outras cordas. Use um bom e real volume: muito baixo e você não escutará o som ideal, muito alto e você pode se perder pela reverberação da própria loja.

    Leve com você um pequeno bloquinho de anotações e uma caneta. Anote as características que você quer ou precisa. Aliado a isso teste baixos que antes não estavam em seus planos. Não ignore nenhum pois isto fará você certificar-se da sua lista de preferidos inicial. Por enquanto ignore o acabamento : baixos roxos com figuras verde-limão tem o mesmo som dos baixos brancos ou pretos. Antes de fazer sua escolha pergunte ao vendedor sobre as opções disponíveis. Se ele não puder ajudá-lo tente entrar em contato com o fabricante e ter acesso ao catálogo deste instrumento.

    As vezes você encontra exatamente o que quer, principalmente se você é canhoto. Não procure por baixos custom made, eles custam muito mais caros do que os modelos de linha e não vão te trazer nenhum benefício se você realmente encontrou o que procurava.

    Depois de encontrar seu instrumento, converse com o vendedor sobre o preço. É uma boa você verificar em outras lojas também. Mas lembre-se que apenas o preço não deve ser o fator mais importante, fique atento ao que a loja pode lhe proporcionar após a venda. Pergunte a outras pessoas sobre este comércio e se ouviu experiências negativas de amigos ou conhecidos a respeito deste estabelecimento não compre lá ! As vezes a loja de preço mais alto é mais confiável e presta o melhor serviço. Algumas lojas fornecem serviços de luthieria e vão deixar seu baixo do jeitinho que você quer além de dar brindes e principalmente a garantia do fabricante. Nunca compre um instrumento em uma loja que não queira saber o que vai acontecer com o seu baixo depois que você der a eles o seu dinheiro.

    Bom, vamos falar sobre algumas construções específicas que estarão nos baixos que você vai testar :

    Braço :

    Todos nós sabemos o que gostamos de sentir embaixo dos dedos, então o que você sente no contato com o braço é o mais importante. Se você não conhece nada sobre aquele modelo tente outros iguais se possível, você pode encontrar variações e pode se surpreender com as diferenças entre eles.

    A forma de junção do braço é outra longa discussão entre os fabricantes. Alguns argumentam que os braços inteiriços proporcionam mais sustain, tonalidade e estabilidade enquanto outros apontam para o sucesso dos Fenders Precisions e Jazz Bass, ambos aparafusados como prova do contrário. Existe ainda outra facção que prefere os braços colados no corpo, mas o mais importante é o sentimento de como o braço atua na sua junção. Os braços inteiriços podem ser virtualmente impossíveis de detectar onde termina o braço e começa o corpo, mas com o devido design do cutway pode lhe oferecer um ótimo acesso as notas mais agudas dos últimos trastes. Mas o surgimento de novas técnicas de construção tornaram acessíveis excelentes modelos com braços aparafusados.

    Assim como o corpo, os braços são fabricados de vários tipos de madeira. Podem ser uma única peça ou feitos de várias lâminas. Em geral madeiras como mogno, jacarandá e pau-fero são usadas na construção de escalas. Se o braço for feito de uma madeira muito pesada ou for muito longo poderá haver um grande problema de equilíbrio no instrumento. Mantenha sempre o seu conforto como prioridade.

    Por causa das reações da madeira em relação a variações de temperatura, a maioria dos instrumentos possui um tirante ou alma com um ponto de regulagem um uma das extremidades. Se as cordas produzem ruído excessivo ou possuem volumes diferentes verifique se o tirante precisa de reparos. Veja a inclinação do braço também: olhe bem se a corda mais grave ou mais aguda está muito distante ou colada ao braço, pode haver uma curva prejudicial. Procure verificar as reais condições da escala e braço e se existe condições de melhorá-lo se for necessário.

    Alguns fabricantes como a Modulus, Steinberger e Zon incorporaram o grafite como alternativa mais resistente. São braços que não variam com a humidade ou temperatura, porém, devido as dificuldades de produção tendem a ser um pouco mais caros. Alguns luthiers já estão incorporando a vantagem dos dois materiais.

    Comprimento da escala :

    Alguns baixos possuem escalas curtas de 30", enquanto outros possuem 36" (comprimento da escala se refere à distância entre a ponte e o nut). A maioria dos baixos possuem 34". Se você escolher um baixo de escala curta você deve assumir um compromisso: cordas curtas geralmente são muito mais macias possibilitando alguns problemas de intonação e um som mais "mole". Para 5 e 6 cordas a escala longa praticamente é obrigatória, por outro lado, a corda mais grave pode ter um som mais "embaçado". Você provavelmente não terá escolha de escalas diferentes num mesmo modelo. Se for um obstáculo intransponível procure outro modelo.

    Escala :

    A escala afeta o toque e o som do baixo. Um material muito duro como ébano, mogno ou sintético contribui para a clareza e o sustain. Também é importante a durabilidade: rosewood é mais desgastante do que o ébano, mas pode dar uma textura melhor ao som. Praticamente qualquer escala pode durar muito em mão suaves mas as cordas desgastam. As mais modernas são feitas de um material mais duro, e se destroem os trastes imagina a madeira ! Se você toca com um fretless então procure por um baixo com escala de ébano ou jacarandá.

    O Corpo:

    A forma do corpo é o principal a respeito do estilo visual, mas a forma, os contornos e peso afetam o conforto também. Não espere muitas variações de madeiras, geralmente são as tradicionais como mogno, alder, e algumas madeiras exóticas como padauk, koa, e bubinga. Enquanto as madeiras exóticas são bem mais fortes e duráveis, tendem a ser bem mais pesadas. A densidade e massa afetam o timbre, e o timbre entre madeiras mais duras ou macias podem ser significativas - mas quando comparadas madeiras similares, um corpo pode apresentar muito mais som do que outro. Para algumas pessoas o material pode ser mais importante do que o som, principalmente se procuram por acabamento natural.

    O corpo pode ser colado tipo "sanduíche" ou laminado em vária partes. A diferença é válida no aspecto visual principalmente no caso de acabamento natural. Uma laminação mal feita ou imprópria (onde aparecem as marcas de colagem) é inaceitável.

    Número de trastes :

    Procure quantos trastes você precisa. Enquanto 24 trastes (duas oitavas) são os mais comuns, as escalas mais longas priorizam a posição dos captadores diferentemente em relação a como afetam o som. Alguns baixistas (principalmente os que usam muito slap) preferem o som de 21 ou 22 trastes. Procure por você mesmo ! Tente os dois e veja em qual situação você encontra o seu melhor.

    Acabamento :

    Alguns baixos novos possuem acabamentos extremamente duráveis em poliuretano ou materiais similares. O material tradicional de acabamento, a lacca, é mais bonito, mas é mais facilmente quebrável e desgastante. Qual é melhor ? Se você está procurando por durabilidade escolha o sintético, senão, os dois casos são uma boa.

    Captadores e parte elétrica :

    Nos anos 70 a parte eletrônica era essencial: filtros ativos, chaves de fase, múltiplos captadores eram os grandes astros. Muita coisa mudou e hoje alguns músicos procuram por um som básico e uma variação melhor de timbres. Se você está sendo inundado por milhares de informações a respeito de possibilidades eletrônicas pense na seguinte frase: "Como é o som do baixo ?" Como é o som quando você não está tocando ? Ele tem ruído ? Se tem dois captadores, um dos dois tem mais ruído que o outro ? Circuitos ativos que possuem um pré-amplificador e variações tonais são muito bons contra ruídos. Quando não está tocando você escuta muito chiado ? Verifique se o seu amp está chiando. Abra todos os potenciômetros do seu baixo e abaixe o volume do amp. Se continuar o problema é do instrumento. Pense na possibilidade da captação passiva (baterias velhas também podem gerar ruídos).

    Se o baixo é ativo, um bypass (um desligamento do pré) é desejado, pois se sua bateria acabar durante uma gig é melhor você continuar tocando com som passivo do que parar para abrir seu baixo e trocá-la.

    Verifique se o seu baixo é ativo ou passivo e como os controles de timbre funcionam. Os passivos têm um certo corte no sinal (pois possuem um corte de agudo e grave em relação ao ativos) enquanto os ativos possuem um boost de graves e agudos.

    Você toca em pequenos bares ou clubes ? O ruído pode ser um problema especialmente se você está perto de luzes neon ou fluorescentes. Se você puder escolher entre humbuckings e singles prefira os humbuckings. Historicamente os single-coils quando utilizados nos agudos podem extrapolar, porém, com modernos circuitos ativos nem todos os humbuckings estão livres de ruídos. É melhor você sacrificar um pouquinho do seu timbre ideal do que manter uma abelha dentro do seu amp.

    Quais controles você realmente precisa ? Se seu baixo possui dois captadores um controle de balance é melhor do que um chaveamento. Agudos e graves separados por captadores também é o ideal.

    Pontes e tarrachas :

    A palavra chave aqui é funcionalidade. A maioria das pontes e tarrachas são satisfatórias, mas precisam atender as suas necessidades. As tarrachas não podem ter folgas, devem responder imediatamente à ação. Verifique se elas não se movem quando você dá bends ou estica as cordas com a mão.

    A ponte deve ter controles individuais de altura e extensão para cada corda. Controle de altura é necessário se você usa principalmente cordas de diferentes medidas. Os controles de extensão são necessários para perfeita afinação.

    E Boas Compras!!

    Led_Zeppelin
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat
    Bela Resposta!

    Thiago Correia
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    putz.. bela explicacao!
    se eu tivesse perguntado isso antes de comprar meu baixo.. eu taria com um baixo melhor!!
    mas infelismente sabe como eh ne? tudo eh novo.. intao vc fica mt ansioso e ai.... FUDEU! hehe.. mas eu gosto do meu baixo.. mas eu poderia tar com um melhor!! (qm manda ser ansioso)
    :/

    marcioporto
    Veterano
    # nov/04
    · votar


    Tomcat, obrigado pela excelente resposta!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como avaliar um contra-baixo?