Música ERUDITA no Contra-Baixo Elétrico!!

    Autor Mensagem
    Tomcat
    Veterano
    # out/04


    Aê pessoal, eu nao manjo quase nada de música erudita, mas pra quem manja, podería me responder este tópico aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/13/62762/

    Obrigado!

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat

    O nukebass gravou algumas peças no baixo elétrico, tudo em tapping... Dá uma procurada aqui no fórum q vc encontra.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    marcioazzarini

    Mas eu to falando em pizzicato mesmo, dá?

    Flavio Moska
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Flavio Moska
    · votar


    Quando falamos em erudito, devemos lembrar dos principais períodos (medieval, renascentista, barroco, clássico, moderno, contemporâneo).

    Mesmo pensando em violão/guitarra, é difícil vermos execuções de músicas medievais e renascentistas, já o período barroco encontramos obras que podem ser executadas, claro que com muito estudo, pois envolve técnicas apuradas. Mas a maioria de trechos que ouvimos de grandes guitarristas, concentram-se em obras deste período e tb do clássico.

    Vi em um dos documentários do Yes que o Trevor Rabin (ex-guit) estudou muitos anos piano clássico, e muito tempo depois transpôs seus estudos para a guitarra, o que facilitou bastante (pelo menos p/ ele).

    Pensando no baixo elétrico, acredito que para peças mais elaboradas há o problema de escalonabilidade que basicamente envolve o braço e afinação das cordas (4.5.6...), mas já escutei o baixista “Ralphe Armstrong” (Jean-Luc Ponty) fazendo trechos da obra Requeim de Mozart e uma suíte de Bach que fiquei babando, mas foram trechos, e claro adaptados, pois a polifonia das músicas originais envolviam não apenas as 4 cordas...hehe

    Então com arranjos adaptados para facilitar a execução, acredito ser possível tocar belas obras destes grandes compositores. Entre outros como: Monteverdi, Telemann, Corelli, Haendel, Prokofieff, Stravinski, Mussorsgy, Schubert, Mahler...

    Bem que seria interessante ouvir "Moto Perpétuo" de Pagannini em uma baixo, mas teria que ser acústico (devido ao uso do arco), mas com certeza isso é totalmente impossível....será?!?!?!?

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Flavio Moska

    É q eu só vejo falar em estudar violão clássico, guitarra erudita, etc. Putz, ja ví Yingwe Malmsteen tirar cada peça linda de Pagannini na guitarra. Aí eu fiquei curioso pq eu nunca ví ninguém falar q estuda ou se sequér existe "baixo clássico" (eu sei q tem, mas é apenaz um instrumento harmônico de base pra orquestras, e assim mesmo é violoncello).
    E eu acredito q nosso instrumento é muito rico, e capaz de reproduzir algumas óbras (com adaptações, é claro) como instrumento principal.
    Apezar de q naquela época o baixo éra feito pelo Cello, q é infinitamente mais harmônico q o nosso moderno elétrico.

    Pô, valeu mesmo pela explicação detalhada!
    Brigadão
    =)

    SoldierOfFear
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Tomcat
    Existem peças moderna pra contrabaixo solo e também alguns concertos pra fagote.
    Tenta pegar o vôo do besouro que talvez saia bem.

    Tomcat
    Veterano
    # out/04
    · votar


    SoldierOfFear
    "Tenta pegar o vôo do besouro que talvez saia bem"

    Hãã??!!
    Esse voo do besouro q vc mandou eu pegar é uma peça??
    E de quem é?

    HignocliuS
    Veterano
    # out/04
    · votar


    É isso:

    Nicolai Rimsky - The Flight Of The Bumblebee

    O Nuke tirou no tapping. É casca grossa. Tem a tablatura em guitar-pro no www.mysongbook.com, mas não pra baixo.

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    Tomcat

    eu sei q tem, mas é apenaz um instrumento harmônico de base pra orquestras, e assim mesmo é violoncello).

    E o baixo acústico vertical? Violoncello não tem nada a ver com o baixo rabecão, e as obras clássicas possuem linha para o baixo.

    harakiri
    Veterano
    # out/04 · Editado por: harakiri
    · votar


    "Aí eu fiquei curioso pq eu nunca ví ninguém falar q estuda ou se sequér existe "
    logico que existe...
    eu estudo...

    "eu sei q tem, mas é apenaz um instrumento harmônico de base pra orquestras, e assim mesmo é violoncello"
    tem baixo em orquestra também rapaiz....

    Paul_DanielF
    Veterano
    # out/04 · Editado por: Paul_DanielF
    · votar


    Olha tem um site q eu acho qja foi citado aqui, mas mesmo assim eu vo repetí-lo. É o http://www.activebass.com esse site tem muitos tipos de lições, entre elas, lições de música clássica, mas são só trechos não ache q vc vai encontrar obras inteiras, é só pra quem tem vontade de aprender um trechinho de Paganini, Bach, Beethoven, entre outros. Dê uma olhada e veja se te agrada. Flw ae.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música ERUDITA no Contra-Baixo Elétrico!!