Uma escala q use 3 semi tons, alguem sabe?

    Autor Mensagem
    hOmErZ
    Veterano
    # out/04


    bom, tenho visto em algumas musicas alguns baixistas q usam 3 casas seguidas, tipo: E|-7-8-9- ou coisas do tipo...
    eu sou leigo em teoria e posso estar falando besteira, mas alguem sabe alguma escala (com o desenho) q use 3 notas seguidas? naum precisa ser necessariamente akelas notas ali! valew!

    Centauro
    Veterano
    # out/04
    · votar


    O que você está se referindo é uma escala onde tenha três semi-tons em sequência, ou talvez, entre dois tons uma notinha chamada de BLUE NOTE, esta é a característica da escala de blues. Pode até ser que na música que você ouviu, esta sequência de "notas coladas" pode ser uma mudança de tom dentro da própria música, mas como escala eu só conheço a de blues com esta característica.

    4 cordas
    Veterano
    # out/04
    · votar


    é pode ser a blue note q seria para dar um toque blues a musica q soaria como um cromatismo durante uma frase por exemplo, como na penta de Am a blue note seria o D# q num desenhu ficaria assim
    corda
    A----5-6-7------

    era sobre isso q vc tava falando ...se for avisa aqui ai nos postamos mais coisas ok

    HignocliuS
    Veterano
    # out/04
    · votar


    escala cromática =P

    fox_123
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Cara...se entendi oque vc esta querendo saber, muitos baixistas realmente fazem diversas escalas usando "um padrão de tres notas por corda", porque isso da uma velocidade maior na hora do solo, vc pode e deve usar esse "padrão" tambem.

    Para vc usar esse padrão, vc deve conhecer as notas que formam a escala que vc deseja tocar "padrão de tres notas por corda", e tambem onde encontralas no braço do instrumento, isso é fundamental...dai é so montalas com a abertura que fique mais confortável para o seu dedo.

    Isso é possivel porque as notas estão proximas umas das outras, possibilitando não so um, mas outras formas de desenhos de escala.

    Olha so um exemplo da escala de SOL MAIOR usando tres notas por corda..

    E---3--5--7
    A---3--5--7
    D---4--5--7
    G---4--5--7

    SOL MENOR..

    E---3--5--6
    A---3--5--6
    D---3--5--7
    G---3--5--7

    SOL DOMINANTE (com sétima)..

    E---3--5--7
    A---3--5--7
    D---3--5--7
    G---4--5--7

    Espero ter ajudado

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    fox_123

    Ele estava se referindo ao cromatismo eu acho...

    DC Master
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Fala pessoal,

    A pergunta dele ficou bastante inespecífica...
    As 3 casas seguidas (como ele chamou) ou cromatismo podem ser várias coisas mas depende do contexto da música no qual ele está inserido.
    Pode ser uma BLUE NOTE conforme o Centauro e o
    4 cordas comentou, pode ser uma "nota de passagem", usada para criar uma certa tensão entre uma mudança de tom (ou até mesmo dentro de um mesmo tom).
    Eu, particularmente, gosto de usar esse tipo de recurso nas minhas linhas de Rock Clássico (Hey Joe, I'm a Believer, Have you ever seen the rain, Black Night, etc.), mas tb é um recurso bastante comum em linhas de walking.

    jrcintra
    Veterano
    # out/04
    · votar


    hOmErZ


    ***** a escala cigana usa 3 notas consecutivas...
    ***** a penta blues tb
    ***** tirando as escalas cromaticas

    fox_123
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Acho que não entendi oque vc quer exatamente saber, mas com certeza cai numa dessas situações que o pessoal postou aqui..

    isaiasgs
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pô , kra...eu gosto de usar esse tipo de coisa só como passagem, mesmo não tendo nada a ver com a escala em questão...é só um lance de vc jogar seu arranjo.


    Vlw...

    hOmErZ
    Veterano
    # out/04
    · votar


    pow galera, valew!! consegui esclarecer oq eu tinha d dúvida! brigadaum msm... agora só mais uma dúvida, tipo, na escala de dó maior o desenho seria esse:
    G------------------------------------------------------
    D-----------2-4-5--------------------------------------
    A-----2-3-5--------------------------------------------
    E-3-5--------------------------------------------------
    certo?
    e no kso, se eu fizesse assim:
    G------------------------------------------------------
    D-------------------2-(3)-4-5--------------------------
    A---------2-3-(4)-5------------------------------------
    E-3-(4)-5----------------------------------------------
    colokando as notas entre () e aproveitando esse eskema q eu tinha dúvida, seria certo?
    obs: naum necessariamente em todas as cordas ao msm, talvez uma por vez...
    valew dnovo!!

    hOmErZ
    Veterano
    # out/04
    · votar


    opa... fiz errado.. akela é a de sol maior, mas dá no msm.. valew...

    isaiasgs
    Veterano
    # out/04
    · votar


    hOmErZ

    Dá certo sim...e uso isso principalmente pra colocar escala blues dentro de levada country, é filé...dá umas passadas d+.

    Mas tem q ter cuidado com isso...essas notas são apenas de pasagem , passe rapidamente e chegue logo em notas q definam o acorde antes do acorde ficar muito torto.

    Outra passagem legal é tipo vc fzer esses 2 semitons abaixo antes de chegar no acorde, mesmo q estas não existam.

    Tipo..vc tá no tom de Sol maior...e o próximo acorde vai ser um Si menor...vc faz a sequencia La, Sib e chega em Si...isso em comum em várias pasagens

    Vlw....

    Thiago Correia
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Escala de blues
    G--------------------------
    D-------------5-7----------
    A-------5-6-7--------------
    E-5-7-8--------------------

    essa escala eh em A, mas esse modelo permanece em todas as outras escalas

    NESCAU
    Veterano
    # out/04
    · votar


    penta menor blues, tonica, 3m, 4J, 4Aum, 5J, 7m, 8

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma escala q use 3 semi tons, alguem sabe?