5 cordas: bom pra iniciantes?

Autor Mensagem
Th3_M4sT3r
Veterano
# out/04


e ae, oq vcs acham?

Thunderox
Veterano
# out/04
· votar


pra fala a verdaded num sei comecei cum 4 e ate hj nbunca incostei num de 5... :)

Wolfram
Veterano
# out/04
· votar


vai de cada um né...eu comecei num de 6, no começo foi dificil pra me adaptar ao tamanho do braço mas hoje acho tranquilo, quando pego um de 4 cordas axo até mais facil tocar, e nunca toquei num de 5.

Centauro
Veterano
# out/04
· votar


Se você tá começando do zero, não tem influências e nem vícios de violão ou guitarra,(onde sempre a corda mais grave é um mi e coincidiria com um baixo de quatro cordas) acredito que você não deva ter problemas, mas vou dizer a mesma coisa que já me disseram aqui no forum e é verdade...você tem que ver suas preferências musicais e procurar saber se vai "encaixar melhor" um de 4, 5 ou até 6 cordas.

Ronin
Veterano
# out/04
· votar


Eu nunca usei 5 ou 6... simplesmente o 4 é suficiente para mim... como não tenho experiência no assunto, faço minhas as palavras de Chico Gomes (expert na técnica de duplo e tríplo domínio).

Chico diz que baixos de 4, 5, 6 ou ainda 7 e 8 cordas são instrumentos que possuem uma aproximação relativamente diferente e um grau de dificuldade elevado em comparação um do outro. Ele diz que ensina os alunos do 4 cordas primeiro, quando dominado, passa para o 5 e assim por diante.

Mas... vai de cada um.

Rafael de Camargo
Veterano
# out/04
· votar


Eu prefiro 4 cordas mais vai depender do estilo do cara, mas se vc curte rock, metal dificilmente vai usar a 5º corda.

Scourge
Veterano
# out/04 · Editado por: Scourge
· votar


Na hora do slap e principalmente slap seguido de pluck nao sendo na G eh mt mais dificil

4 cordas
Veterano
# out/04
· votar


tb concordo q num baixo de 4 fica mais facil a técnica do slap.....mas outras técnicas ficam prejudicadas (sei q muito baixista manda muito bem como o two-hand pela minha cocepçÃo o baixo de 4 tem menos recurso de notas como notas mais agudas para essa técnica ou para algum solo)...mas isso naum impede q vc nÃo mande slap num baixo de 5 ou 6 ..ou tb two-hands num de 4 é prática .....eu toco em um de 4 mesmo as vezes vc quer uma notas mais aguda e tals e sente falta de mais uma corda....toquei no baixo de 5 cordas do meu professor e me senti desconfortavel com o espaçamento das cordas...mas é questÃo de vc saber se a 5º corda vai ser tÃo util pra vc ou nÃo....

eduardobass
Veterano
# out/04
· votar


Rapaz, eu já vi um Strinberg CLB 25 ativo e/ou passivo, o preço é razoável, entre R$ 650,00 e 730,00, agora não sei se a qualidade é boa, mais tenta dar uma conferida.
Valeu!

marcioazzarini
Veterano
# out/04
· votar


Na hora do slap e principalmente slap seguido de pluck nao sendo na G eh mt mais dificil

Acho que não tem nada a ver esse lance de ser mais difícil ou não... Tenho baixos de 4 e de 5 cordas, e faço slap em ambos.

É TUDO QUESTÃO DE PRÁTICA.

isaiasgs
Veterano
# out/04
· votar


e nem gosto de slap na corda SI...é muito peso...a corda é muito pesada e fica muito agressivo

marco mccartney
Veterano
# out/04
· votar


Gosto de 04 cordas, mas quando eu conheci o baixo de 05, minha opção hoje é o baixo de 05

Scourge
Veterano
# out/04
· votar


É TUDO QUESTÃO DE PRÁTICA.

eu não disse q eh impossivel, soh tou dizendo que eh mais dificil, então muito mais pratica :)

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


É TUDO QUESTÃO DE PRÁTICA.
Isso eh relativo. Eu toco a 4 anos e so me adapto realmente bem aos de 5 cordas. Ate ja tentei usar um de 4, mas naum gostei do espaçamento entre as cordas.

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Bom , no meu caso , eu tenho um baixo de 5 cordas e nao vejo mais a minima graça na corda SI
Antigamente qd eu ouvia mais rock e metal e tal.. achava a SIZONA mto importante...depois comecei a ver q na verdade ela mais me atrapalhava do q ajudava...
pra qm disse q eh soh questao de pratica , EU NAO ME ADAPTEI AO SLAP EM BAIXOS DE 5 CORDAS.. minhas maos sao mto grandes e eh mto CHATO vc ter q ficar abafando as cordas pra vc nao encostar na SI na hora de executar o THUMB na MI... a corda SI eh uma corda mto instavel.... eh soh vc encostar pra deixar o seu som completamente SUJO...
hj em dia estou pensando em tirar a B e por a CZINHA... estou começando a ouvir mais musica instrumental , me interessando mais por solos e tal.. acho q a Czinha vai me ajudar mmmmmmmmmto mais....
acho q tendo a Czinha vai me dificulta MENOS em slap do q com a Bzona...

OBS: olha... isso realmente depende de cada um.. de cada estilo... tem gente aki q realmente usa MTO A Bzona.. q eh o caso do marcio... a praia do kra sao grooves e funk e tal.. pra ele eh primordial uma Bzona.. =)

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Ronin
kra.. seila.. nao concordo nem um pouco com o chico gomes.. alias... esse kra deu (ou ainda da seila) aula aki em santos...
=)
respeito sua opiniao mas eu penso diferente.. =)

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Th3_M4sT3r
eu acho q tudu comeca com a seguinte pergunta:

"baixo de 4? 5? 6 cordas? pra tocar que estilos ? que tecnicas eu tenho mais afinidade? hardcore? punk? fusion? metal?
slap? solos? acordes? "

=) espero ter te ajudado

Th3_M4sT3r
Veterano
# out/04
· votar


vlw pela ajuda aew... achu q devo começar cum d 4 mesmu, pq gosto e vo kerer tocar rock progressivo, rock brasil 80 e achu q num vo precisar da 5 corda mesmu naum...vlw aew!

Dark Avenger
Veterano
# out/04
· votar


cho q tendo a Czinha vai me dificulta MENOS em slap do q com a Bzona...
Vai nada....o pluck vai ser muito mais chato de fazer.

Ronin
Veterano
# out/04
· votar


respeito sua opiniao mas eu penso diferente.. =)
A opinião dele. Rssss. Eu deixei claro lá em cima que não tenho experiência com instrumentos de 5 ou 6 cordas para falar por mim, então usei o Chico como referência.

Scourge
Veterano
# out/04
· votar


jrcintra acho que nao entendi, só por curiosidade, vc vai tirar a Bzona pra por a Czinha como? aumentar uma quinta??!?!?!!?!?!?!? vc vai querer afinar em vez de BDEAG EADGC??

4 cordas
Veterano
# out/04
· votar


rs lendo agora tb confundi rsrs naum entendi se o Czinha seria lendo algo do tipo SIZINHA ou o C(era significando DÓ)Scourge eu acho q deve ser essa afinaçÃo mesmo EADGC (Dó)

marcioazzarini
Veterano
# out/04
· votar


4 cordas

Czinha = DOzinha

Bzão = SIzão

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Scourge
EADGC(high)

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Dark Avenger
mais no meu caso nao... eu soh consigo faze o thumb com o polegar bem pra cima(tipo JOINHA) e meu indicador fica "deitado" entao da pra da o POP e ainda sobra espaço

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Dark Avenger
e tipo.. a BZONA eh bem grande.. o diametro dela eh imenso... entao fica bem dificil entende? =/

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Ronin
achei q teu bass era 5 cordas.... tu nao tinha um cherutti 5 cordas?
jurava q era 5...
mal aih qqr coisa

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Ronin
kra... eu achei legal o q tu falo... "4 cordas pra mim eh o suficiente"... e eh mesmo... somente HJ eu vejo isso...
eu vo bota a dohzinha pq eu so loko pelo som dakela corda... :P
eh mo adianto pra acordes...
mais po... tem caras aih como o wooten.. o kra faz absolutamente TUDO em um baixo de 4 cordas

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


Scourge
eh normal isso kra
no baixo de 6 cordas eh: BEADG... num de 5 eh BEADG... eu vo tira a B e por a C(high)
vai fica EADGC... tem um modelo de cordas da GHS , q eh exatamente pra esse tipo de configuracao
eh a ghs: bass boomers Roundwound Nickel-Plated Steel

jrcintra
Veterano
# out/04
· votar


falto o C ali do baixo de 6 cordas
=D

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 5 cordas: bom pra iniciantes?