Refretting a Bass

    Autor Mensagem
    markinhuzz
    Veterano
    # out/04


    Olá pessoal
    :-)
    estou querendo colocar os trastes de volta no meu baixo, um giannini arrows (é assim?) antigão... mas queria fazer eu mesmo, é que tenho esse baixo a muuuuito tempo e queria restaura-lo, eu mesmo que arranquei os traste a um tempão atraz, fazia aula com o nilton wood e acabei falando com o josino q me fez um super bass, ai eu peguei o giannini e arranquei os trastes.. hehe... agora quero por os trastes de volta.. os "encaixes" ainda estão lá..
    alguém pode dar uma força??
    onde eu posso achar os trastes para venda? moro em SP-Capital
    Please, help-me

    []´s

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz
    Colocar os trates é muito mais difícil do que retirar, pois se tiver algum problema com nivelamento não há Cristo que consiga regular o instrumento.

    BRNz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    I eh... tipo... q eu saiba, eles nao vem no tamanho... ai tu tenq entorta (naum entortaaaa, faze eles fica arcado), corta do tamanho certo, passa cola bota eles do jeito certo, dexa a coisa toda seca, tira os excessos... ou seja... eh um powta trabalho...

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    realmente, é um trabalho lascado,
    tava vendo esse site:
    http://mywebpages.comcast.net/skgs/sk/refret/refret.htm
    onde eh feito um refretting duma guitarra..
    mas sabe como é.. tenho q tentar fazer isso.. ser der errado.. ai vou ter q juntar uma grana e mandar pro luthier neh.. mas se der certo, UAU, ai vai ser felicidade!!!
    toh mexendo nesse baixo ja faz 1 mês, lixei, pintei, refiz a parte eletronica... agora toh empacando nos trastes.. podia deixar fretless com o tutorial do nosso amigo Death Knight
    mas sei-la.. queria restaurar mmo.. com trastes e tudo ;-)
    []´s

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz

    Então, aproveita e faz um tutorial qdo vc colocar as trastes novamente!

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    opa!! claro q sim
    já estou fotografando o bass desde a 1ª lixada, assim q terminar ele vou colocar as fotos e textos na web, isso se der tudo certo com os trastes, mas pessû, me digam.. onde encontro os danados dos trastes pra comprar aki em sampa? alguém sabe??

    marcioazzarini
    Veterano
    # out/04 · Editado por: marcioazzarini
    · votar


    markinhuzz

    mande um email pro Edmar:

    http://www.edmarluighi.com.br

    Acho q dá pra comprar pelo correio. Já comprei um escudo com ele, tudo por e-mail.

    Abraços

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    opa, VALEU!!
    vou escrever pra ele agora mesmo!!
    Tks
    :-D

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    e pintar a escala????
    o que acham de pintar a escala? vai afetar muito no som ou não, lembro de já ter visto alguns baixos com a escala pintada e envernizada, o que acham?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz
    Meu Caro, NAO faca estas coisas pois vc irá danificar seu instrumento. Existem profissionais qualificados para fazer reparos, principalmente troca de trastes - um servico demorado e delicado, que é o LUTHIER.
    Claro que se o objetivo é aprendizado pode fazer, até porque é fundamental apredender com os erros.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Sim, além de objetivar o aprendizado, tb tem o lance de "eu mesmo fazer".
    O engraçado é que todo mundo querendo tirar os trastes e eu querendo colocar.. hahaha
    :-D

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz

    Beleza?
    Vc pode encontrar os trastes na Vintage (uma das perpendiculares da Teodoro Sampaio). Eu já comprei uma vez em uma loja na Rebouças quase na Faria Lima, mas não lembro o nome.

    Deve custar uns R$ 30 24 trastes. Quanto ao trabalho, com certeza luthier existe pra isso, mas se quer fazer vc mesmo, manda bala. Eu tentaria tb.

    Se quiser, te dou umas dicas, pois já coloquei trastes em vários instrumentos. Mas se prepara que é uma das partes mais complicadas na lutheria.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alain Caron
    Opa :-)
    legal, pow.. se puder me dar umas dias seria interessante, quero tentar fazer eu mesmo.. se não conseguir, ou ficar ruim, ai não vai ter jeito e levarei a um luthier, já falei com o Josino, se não der certo, ele vai fazer pra mim.. mas VAI DAR CERTO!! sim sim!! :-D
    Valeu pelo toque da loja, vou dar uma ligada la, e se puder me dar umas dicas eu agradeço.
    VALEU!

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Liguei na VIntage, os trastes Dunlop Jumbo pra 4 cordas ele fez por 40 reaizitos, vou lá buscar
    :-D

    Dark Avenger
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz
    Troca a escala dele por uma feita por um bom luthier ja com trastes. Acho que eh mais seguro.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Dark Avenger
    ai que tá, nesse modelo, arrows (?) o braço esta junto com o corpo, não dá pra tirar...

    Alain Caron
    Fui na Vintage, e já estou com os Dunlop X-High Jumbo 6S/
    Segundo o cara da loja, esse traste é bem legal
    agora soh colocar... esse topico vai dar um bom tuto se der tudo certo heim, toh fotografando tudo :-)

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    alguém sabe ai a melhor maneira de curvar os trastes pra colocar na escala?? ou soh com o alicate mesmo???

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz

    Antes de entortar os trastes, veja se a escala está reta, ou seja, sem lascas. Depois de colocar os trastes não dá pra arrumar. Os canais dos trastes são estreitos? Ou estãos largos de quanto fez o defret? A escala tem curvatura? Normalmente vc entorta com uma curvatura um pouco menor (o trastes mais encurvado que a escala). Vc pode fazer isso com o alicate, só cuidado pra não estragar. Existe um sisteminha pra fazer isso. Mas tem que comprar e deve ser caro. Mas entorte na boa, sem deformar que dá certo. Até na mão dá pra fazer.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alain Caron
    Opa, lixei beeem a escala, e está nivela, qdo tirei os trastes saiu umas lasquinhas.. mas cobri com massa antes do lixamento... Os canais não estão largos não, mas tb não muito estreitos, se tentar colocar o traste com a mão ele não entra, precisa de uma marteladinha... a escala tem uma leve curvatura sim, wow, valeu pelo toque, então eu devo deixar o traste um pouco mais curvado que a escala, é isso?

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Isso mesmo. Mas bem pouco. Vc encaixa o traste e dá uma marteladinha (martelo de plástico, ñão esqueça) nas extremidades. Depois martela o meio. O arqueamento não pode ser muito grande, senão o traste fica fazendo fora pra soltar.

    BRNz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz
    alguém sabe ai a melhor maneira de curvar os trastes pra colocar na escala?? ou soh com o alicate mesmo???
    Recebi um catalogo de intrumentos de lutheria (achei o site aqui... soh naum lembro em qual parte achu q eh stewart macnold ou algo assim) e tinha uma maquininha q fazia isso bem rapido...

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    BRNz
    poutz.. deve ser meio carinha essa maquininha, vou tentar com o alicate mesmo, mas valeu pelo toque :-)

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alain Caron
    opa.Valeu pela dica, então o traste deve ser só um pouquinho mais curvo q a escala, tipo uns 2 mm serve? Sim Sim, martelinho de boracha.. claro.. agora uma dúvida.. e como eu corto o excedente?? serrinha ou alicate de corte??? VALEU!!!

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    ah, outra coisa, tipo, antes de começar a refretar, queria saber se tem alguma influência se eu pintar a escala com a mesma tinta q usar para pintar o corpo (tinta+verniz) altera o som? deixa a digitabilidade ruim???

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz

    O excedente vc corta com um alicate de corte, bem rente à escala. Depois acerta com um lima, até deixar o traste no mesmo nível da escala. Tudo com cuidado, principalmente pra não forçar o traste e ele soltar.

    Quando à tinta, eu não aconselho. Uma boa parte do som do instrumento vem da madeira. Como a escala é fina, a tinta pode atrapalhar. O verniz em escalas brancas é bem fino.

    Se a escala for escuro, sugiro deixar natural.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Alain Caron
    Opa. valeu mais uma vez pela dica, a escala é marrom, não irei pintála então, mas será q posso tingíla? tem uns produtos para tingimento da madeira, para deixála mais escura, ai sim aco q não afetara a sonoridade. o que acha? estava pensando em usar esse tingidor:
    TY 1487 / Cores Tingidor Acquacolor Plus
    -Tingimento à base d´água
    -Boa resistência à luz solar
    -Não mancha a madeira
    -Disponível em 9 cores miscíveis entre si

    Alain Caron
    Veterano
    # out/04
    · votar


    markinhuzz

    Vc pode tingir a escala sem problemas. Eu aconselho um corante à base de álcool. Ele não mancha e seca muito rápido.

    O único problema, é que se um dia precisar mexer na escala, tipo dar uma aplainada, o tingimento vai sair.

    markinhuzz
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Opa
    o baixo esta em faze de produção, até agora está beeem legal, estou tirando fotos e qdo terminar vou montar uma pagina passo a passo de como fiz tudo.

    Alain Caron
    Já tingí a escala, ficou ótimo, usei um lance q chama-se Betume, ficou beeem escuro :-)
    VALEU!!
    []´s

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Refretting a Bass