CONTRA-BAIXO DOLPHIN

    Autor Mensagem
    EvandroGonçalves
    Veterano
    # set/04


    E AÍ GALERA !!!! SOU NOVO AQUI E GOSTARIA DE SABER SE PODERIAM ME AJUDAR. EU TENHO UM CONTRA-BAIXO DOLPHIN E O BRAÇO DELE "EMPENOU" UM POUCO. O QUE É QUE EU POSSO FAZER AGORA? TEM ALGUMA COISA QUE SE POSSA FAZER EM CASA? OBRIGADO!!!!

    mgs
    Veterano
    # set/04
    · votar


    aê cara seja bem vindo aqui. sobre o braço tenta leva-lo num luthier. se vc nao sabe mecher no braço vai acabar fazendo merda!!!

    Liniker
    Veterano
    # set/04
    · votar


    Qto é um Dolphin nv???

    Tobias Sammet
    Veterano
    # set/04
    · votar


    uns 400 pila ...a 3 anos paguei isso no meu

    EvandroGonçalves
    Veterano
    # set/04
    · votar


    MUITO OBRIGADO GALERA!!!! VOU PROCURAR O QUNATO ANTES UM LUTHIER, MAS VOCÊS TEM IDÉIA DE QUANTO MAIS OU MENOS VOU GASTAR? VALEU!!!!

    Kanter
    Veterano
    # out/04
    · votar


    Boas a todos... iniciando meus trabalhos por aqui, tudo de bom.

    Evandro

    Se você realmente precisa acertar seu baixo e está sem grana, pode fazer algumas coisas, embora o ideal sempre é levar a um profissional de confiança, pois a chance de errar é razoável.
    No desespero, você pode tentar encontrar o tensor de seu braço (dependendo do modelo, está ou coberto por uma placa plástica triangular próxima às tarraxas ou em um espaço vazio na junção do braço com o corpo).
    Em seguida, fazendo uso de uma chave allen do tamanho certo do buraco da ponta desse tensor (geralmente chamado de bala) no 1o. tipo, ou de uma alavanca de metal, caso o 2o. tipo tenha furos cruzados, você pode girar no sentido horário ou anti-horário, um máximo de 1/4 de volta, como de \ para / (90 graus) e esperar -muito-. Recomenda-se esperar de um dia a outro, mas dá para notar uma diferença com 3 horas. Se o trastejamento piorou, desfaça o giro, espere outras 3 horas, e gire no sentido oposto.
    Claro, estou imaginando que o empenamento é no sentido côncavo/convexo da escala, ou seja, como se as cordas puxassem demais o braço ou vice-versa. Se houve torção como se seu braço tivesse sido pego pelas duas pontas e torcido como um pano, ou se houver curvamento lateral, aí so um luthier mesmo, pois provavelmente envolverá desmonte e desempeno do braço.
    Se seu trastejamento é mais do meio para o final da escala, seu braço está côncavo (barrigudo para as cordas), e se o trastejamento for nos primeiros trastes, está convexo. Você pode notar a diferença segurando uma corda (a mizona, por exemplo) ao mesmo tempo na 1a. casa e na junção com o corpo, talvez lá pelo 19a casa. É natural que haja algum afastamento das cordas no meio do braço, mas, embora essa distância varie muito dependendo do modelo, tipo de corda, etc, não deve passar de 2mm, em média.
    Como falei, é um processo demorado e delicado, mas se feito com paciência, pode reverter um pouco ou até completamente o empenamento de seu braço. Não esqueça de, além de esperar o tempo de acomodação do braço, verificar afinação e trastejamento, assim como a altura das cordas entre cada mexida. Assim que chegar ao ponto ideal, que aliás nunca deve passar de meia volta em relação ao ponto original de seu tensor, não mexa mais. Espere vários dias, tocando e percebendo se estabilizou.
    Enfim, qualquer coisa comente, vou tentar participar mais deste fórum, e me apresentando à medida que os assuntos apareçam.

    Tudo de bom,
    Kanter

    Chiro
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    Kanter
    meu baixo é dolphin tambem e ele tah com o mesmo problema
    as cordas estão altas demais, nao dah pra apertar direito saka?
    mais esse tenssor que tu falou o buraco é pequeno demais pra entar algo é a metade de um circulo
    oque eu faço?

    dibass
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    EvandroGonçalves


    POR QUE VOCÊ ESCREVE GRITANDO??? NÃO SE PREOCUPE TODOS VÃO TE ENTENDER SE ESCREVER COM LETRAS MINÚSCULAS

    KaizerSoze
    Veterano
    # jul/09
    · votar


    rapaz...esse cara grita alto hein. desde 2004 que ele soltou o berro e ainda incomodou o colega dibass hoje!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CONTRA-BAIXO DOLPHIN