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Eduardo Petry Veterano |
# set/04
Como eu faço pra descobrir o campo harmônico de uma determinada música??? Queria saber se aquela música já criada é campo maior, menor, menor melódico ou harmônico, pra criar um determinado solo em cima dela, mas não sei como descobrir-lo1 Alguém por favor me ajude!
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fox_123 Veterano |
# set/04
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Cara, isso é um assunto grande e complicado, mas vamos ver no que da....rsrs
Na tonalidade maior, exemplo em C maior...
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7(b5) Campo harmônico gerado
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIm7(b5) Escala maior natural
Numa progressão, para você descobrir a qual campo harmônico pertence os acordes envolvidos, você deve começar sempre pelo acorde dominante (porque na maioria das vezes ele resolve na tônica, primeiro grau de uma escala), daí você analisa os acordes anteriores ao dominante e depois os posteriores...na tonalidade Menor também funciona da mesma forma...
Exemplo na tonalidade maior:
IIm7 IIIm7 IV7M V7 - Escala C maior
Dm7 Em7 F7M G7
IIm7 V7 I7M IV7M – Escala Bb maior
Cm7 F7 Bb7M Eb7M
Você deve tocar a escala do Campo Harmônico em questão, sobre seus acordes diatônicos..
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fox_123 Veterano |
# set/04
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Agora nas menores..
Cm7 Dm7(b5) Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7
Im7 IIm7(b5) bIII7M IVm7 Vm7 bVI7M VII7 Escala menor natural
Cm(7M) Dm7(b5) Eb7M(#5) Fm7 G7 Ab7M Bº
Im(7M) IIm7(b5) bIII7M(#5) IVm7 V7 bVI7M VIIº Escala harmônica
Cm(7M) Dm7 Eb7M(#5) F7 G7 Am7(b5) Bm7(b5)
Im(7M) IIm7 BIII7M(#5) IV7 V7 VIm7(b5) VIIm7(b5) Escala melódica
Numa progressão usando acordes vindos das tres formas da escala menor, na tonalidade de C menor:
Natural Melódica Natural Harmônica
Im7 VIm7(b5) bVI7M V7
Cm7 Am7(b5) Ab7M G7
Repare que o sexto grau, so é “menor com sétima e bemol cinco” na escala de DO menor Melódica. Mas embora existam acordes que saem da Escala harmônica, semelhantes aos acordes das outras duas escalas menores, a escala menor harmônica tem sua melhor utilização sobre os acordes dominantes, quando estes preparam a tônica, por isso usei a escala menor natural no acorde Ab7M, que é “sexto grau maior com sétima maior” de ambas as escalas menor natural e menor harmônica...
Espero ter ajudado
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fox_123 Veterano |
# set/04
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Bixo, ficou meu embolado!rsrs, mas ve se da pra entender...
Um abraço
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Eduardo Petry Veterano |
# set/04
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fox_123
Valeu pela mão!!! Abração!
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K2_Loureiro Veterano |
# mar/21 · Editado por: K2_Loureiro
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Pessoal, me ajudem aí:
Uma mesma música apresenta na introdução os acordes E, G#, A e B. Porém a base da música fica em E, G#m e B. Que campo harmônico é/são este(s)?
Obrigado, abraço!
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Ta em lá maior
I II III IV V IV VII A B C# D E F# G#
Esse G#menor da base ele tirou de F# menor ou A menor, me corrijam se eu estiver errado.
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makumbator Moderador
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# mar/21 · Editado por: makumbator
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Juquinhaa Ta em lá maior
I II III IV V IV VII A B C# D E F# G#
Os acordes de si maior, dó# maior, fá# maior e sol# maior não pertencem ao campo harmônico de lá maior.
A sequência de tríades é sempre:
I - acorde maior II - acorde menor III - acorde menor IV - acorde maior V - Acorde maior VI - acorde menor VII - tríade diminuta
Em tétrades vai ser:
I - acorde de sétima maior II - acorde de sétima menor III - acorde de sétima menor IV - acorde de sétima maior (subdominante) V - Acorde de sétima dominante (acorde maior com sétima menor) VI - acorde de sétima menor VII - acorde meio diminuto
Então, o campo harmônico de lá maior tem os seguintes acordes:
I - A II - Bm III - C#m IV - D V - E VI - F#m VII - G# dim
Em tétrades:
I - Amaj7 II - Bm7 III - C#m7 IV - Dmaj7 V - E7 VI - F#m7 VII - G#m7 (b5) - acorde meio diminuto
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa Ta em lá maior
I II III IV V IV VII A B C# D E F# G#
Os acordes de si maior, dó# maior, fá# maior e sol# maior não pertencem ao campo harmônico de lá maior.
Ele não especificou a qualidade dos acordes, não sou leitor de cifras, não sabia que automaticamente era tudo maior. Pra mim isso deve ser progressão de powerchord kkkkk
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa Ta em lá maior
I II III IV V IV VII A B C# D E F# G#
Os acordes de si maior, dó# maior, fá# maior e sol# maior não pertencem ao campo harmônico de lá maior.
Ele não especificou a qualidade dos acordes, não sou leitor de cifras, não sabia que automaticamente era tudo maior. Pra mim isso deve ser progressão de powerchord kkkkk
ta em mi maior,toquei a progressão toda em triades
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LeandroP Moderador |
# mar/21
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Uma mesma música apresenta na introdução os acordes E, G#, A e B. Porém a base da música fica em E, G#m e B. Que campo harmônico é/são este(s)?
Tudo indica que esteja em Mi maior.
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K2_Loureiro Veterano |
# mar/21
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Mas esse G# é empréstimo modal?
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Mas esse G# é empréstimo modal? não, em mi maior esse G# é menor
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LeandroP Moderador |
# mar/21 · Editado por: LeandroP
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K2_Loureiro
Se a terça maior do G# aparece, então não tem outro jeito, senão encarar como um acorde maior. Não se trata de um acorde de empréstimo modal, embora ele não pertença a tonalidade de Mi maior. De toda forma, é um acorde isolado, e a minha interpretação é que se trata de um acorde de aproximação cromática: G# --> A.
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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K2_Loureiro
Se a terça maior do G# aparece, então não tem outro jeito, senão encarar como um acorde maior. Não se trata de um acorde de empréstimo modal, embora ele não pertença a tonalidade de Mi maior. De toda forma, é um acorde isolado, e a minha interpretação é que se trata de um acorde de aproximação cromática: G# --> A.
mas não é comum fazer essa troca, maior/menor e vice-versa?mas faz sentido esse G# maior encaminha legal pro lá maior,dependendo do contexto. essa progressão com esse g# maior soa flamenco
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makumbator Moderador
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# mar/21 · Editado por: makumbator
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Juquinhaa Ele não especificou a qualidade dos acordes, não sou leitor de cifras, não sabia que automaticamente era tudo maior.
O padrão é que se não há mais nada junto da letra o acorde é tríade maior, e se for powerchord deve ser notado como X5 (C5, D#5, Ab5, etc...)
E na verdade ele especificou sim a qualidade dos acordes, pois na segunda parte da progressão ele disse que há um G#m. Logo, todos os demais acordes que ele mostrou devem ser entendidos como maiores.
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa Ele não especificou a qualidade dos acordes, não sou leitor de cifras, não sabia que automaticamente era tudo maior.
O padrão é que se não há mais nada junto da letra o acorde é tríade maior, e se for powerchord deve ser notado como X5 (C5, D#5, Ab5, etc...)
E na verdade ele especificou sim a qualidade dos acordes, pois na segunda parte da progressão ele disse que há um G#m. Logo, todos os demais acordes que ele mostrou devem ser entendidos como maiores.
sei ler bolinha, cifras to fora hahaha
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LeandroP Moderador |
# mar/21
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E na verdade ele especificou sim a qualidade dos acordes, pois na segunda parte da progressão ele disse que há um G#m. Logo, todos os demais acordes que ele mostrou devem ser entendidos como maiores.
Exatamente!
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LeandroP Moderador |
# mar/21 · Editado por: LeandroP
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Juquinhaa
É bem comum a ocorrência desses acordes, inclusive em música popular.
Por exemplo, um trecho da música "Último Romântico" do Lulu Santos:
F#m E B G# A Deixa ser pelo coração
dependendo do contexto. essa progressão com esse g# maior soa flamenco
Sim, porque o G# também é o Vº grau do relativo menor: C#m
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa
É bem comum a ocorrência desses acordes, inclusive em música popular.
Por exemplo, um trecho da música "Último Romântico" do Lulu Santos:
F#m E B G# A Deixa ser pelo coração
dependendo do contexto. essa progressão com esse g# maior soa flamenco
Sim, porque o G# também é o Vº grau do relativo menor: C#m
em que contexto uma sexta napoleônica pode ser usada?
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LeandroP Moderador |
# mar/21
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Juquinhaa em que contexto uma sexta napoleônica pode ser usada?
Numa guerra rs
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa em que contexto uma sexta napoleônica pode ser usada?
Numa guerra rs
não seria a sexta faraônica?haha
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LeandroP Moderador |
# mar/21
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Juquinhaa
Acho que você quis dizer "sexta napolitana", não?!
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Juquinhaa Membro Novato |
# mar/21
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Juquinhaa
Acho que você quis dizer "sexta napolitana", não?!
sim sim tava só brincando haha
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LeandroP Moderador |
# mar/21
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°;°
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