Pentatonicas... ?

    Autor Mensagem
    Lucas Gatto
    Veterano
    # nov/05


    Alguem pode me explicar direito sobre as "pentas" suas variações e tal, e como improvisar com elas? Modos eu ja conheço, e tal, mais nunca dei atenção pras pentatonicas, e agora, o guitar da minha banda falou que as pentas são "as soluções qndo não existe solução" pra improvisar...

    polakinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lucas Gatto
    kra...penta eh o que existe de melhor para enrolar, se tu fika subindo e descendo em uma e fazendo uns enfeitinhu vai fikar lindo pra quem naum intende eh claro hehe, eu acho isso pq vou ter ki fazer isso hoje mesmo, alem disso, eh minha primeira apresentaçao hehe :P

    mande seu email aew pra noiz manda umas coisas pra ti ;D
    okey?
    abraços :P

    Lucas Gatto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    aee vlw cara! darkcavera_l@hotmail.com

    Stank
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Pega uma escala maior, tira a dissonância e vê como ela soa legal.. parabéns, vc têm uma pentatonica...

    A melhor escala ás 4 da manhã quando um bêbado lá no fundo pede um solo de baixo ^^

    MaurícioLeite
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    A melhor escala ás 4 da manhã quando um bêbado lá no fundo pede um solo de baixo ^^

    hahhahaha

    Lucas Gatto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    não entendi muito bem, mais tira-se a as notas q não fazem parte do acorde(2ª 4ª 6ª) ??? o q sobra não é o arpeggio não eim(e soh da 4 notas, seria 5 com a oitava)??? hum, ou o contrario, tira-se a 3ª 5ª 7ª(tbm daria 4 notas) ???

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Lucas Gatto
    Você so tira o 4° e 7° grau da escala maior dai você tem a penta maior e a penta menor e a sua relativa com as mesmas notas da maior so que começando a partir do 6° grau.
    falow espero ñ ter te atrapalhado mais heheh \o/

    Lucas Gatto
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ahhh bom! entendi! obrigado!

    Alaney
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    ...

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Lucas Gatto

    Primeiro separe algumas pentas:

    Penta maior: T, 2, 3, 5, 6 --> acordes maiores (Ex.: C, G7M, D6, etc.)

    Penta dominante: T, 2, 3, 5, 7 acordes X7 (G7, C7(9), etc.)

    Penta menor: T, b3, 4, 5, 7 acordes menores (Am, Em7, etc.)

    Penta dórica (m6): T, b3, 4, 5, 6 acordes menores (Am6, Bm7, etc.)

    Penta blues: T, b3, 4, #4, 5, 7 acordes menores, acordes X7

    Half
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Half
    · votar


    polakinho
    Naum tem essa de que pentatônica "fica linda pra quem não entende" (pelo que eu entendi vc tá dizendo que pra quem entende, é uma porcaria)... Os principais bluesmen usam e abusam das pentatônicas (praticamente SÓ pentatônica) e é uma verdadeira aula de feeling e em muitos casos virtuosismo... Stevie Ray Vaughan, BB King, e por aí vai.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    polakinho

    kra...penta eh o que existe de melhor para enrolar

    O que acontece se você tocar uma penta de Ré maior sobre um acorde de Dó maior ???

    Penta não é enrolação não cara. Se você usar o coração e a cabeça sai muita coisa legal.

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Inclusive, pela "facilidade" de se decorar/tocar as pentas, a chance de sair algo mais bonito é INFINITAMENTE maior.


    É isso aí, viva as pentatônicas!!! ehuaheuahu

    PedroGtr
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: PedroGtr
    · votar


    LeandroPanucci

    O que acontece se você tocar uma penta de Ré maior sobre um acorde de Dó maior ???

    Penta não é enrolação não cara. Se você usar o coração e a cabeça sai muita coisa legal.



    to curioso, nao to com a guitarra aqui. o q acontece?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    PedroGtr

    Toca aê, pô.

    e me diga se ficou bom ou ruim.

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Ficou muito bom não essa de tocar penta de re em do =/ sei la achei meio desconecto.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    PedroGtr

    Penta de Ré maior --> T, 2, 3, 5, 6 --> D, E, F#, A e B

    Você toca essas notas sobre um acorde de Dó. Então vamos analisar o que são essas notas dentro de um acorde de Dó:

    D, E, F#, A e B

    a nota D = 9a maior, a nota E = 3a maior, a nota F# = 4a aumentada, a nota A = sexta maior e a nota B = 7a maior.

    Dó lídio.

    Se você tocasse só o arpejo de Ré maior sobre o acorde de Dó maior você já estaria tocando as notas de um C6(9/#4).

    Agora nada impede de você tocar também a nota C na penta de Ré maior, quando aplicando num acorde de Dó maior, também.

    Cara, pentatônicas são fáceis de assimilar. Se usar a cabeça então, dá pra fazer mais um monte de coisas legais só com pentatônicas.

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Ah quer dizer então que eu posso usar uma penta maior em cima de qualquer grau de uma escala maior, no caso um acorde maior?

    LeandroP
    Moderador
    # nov/05
    · votar


    Revenant

    Não é isso. É usar com critério.

    Quando eu uso uma penta maior 1 tom acima do acorde maior que estou tocando, eu na verdade estou tocando uma escala do modo lídio, só que aproveitando o deseho da penta (1 tom acima) e do arpejo maior (1 tom acima também).

    Suponhamos que fosse o contrário.

    O acorde que eu estou tocando é uma tríade de Ré maior.

    Se eu tocar a penta de Dó maior sobre este acorde, eu estarei tocando as notas do modo mixolídio.

    Veja a penta de Dó: C, D, E, G e A

    Sobre um acorde de Ré maior, essas notas da penta de Dó maior soaria como:

    C = 7a menor
    D = tônica
    E = 9a maior
    G = 4a justa
    A = 5a justa

    Ou seja, daria um belíssimo Dsus4.

    Tente compreender o que uma nota de uma escala faz com o seu acorde. Pra que modo o seu acorde está sendo levado. A maneira mais prazerosa de fazer isso é usando arpejos, tríades e pentas.

    Revenant
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    LeandroPanucci
    kcte cara! você manja mesmo :0 nunca ia saber isso hahahha valeu mesmo pela explicação me ajudou bastante!
    abraço ai pra ti cara, valeu pela aula =)

    polakinho
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Half
    olha o resto da frase: "se tu fika subindo e descendo em uma e fazendo uns enfeitinhu vai fikar lindo pra quem naum intende eh claro hehe"
    tendeu?
    num toko beim, intaum num sei improvisar beim ainda, e usar uma penta pra improvisar pra quem tah começando naum eh taum dificil, tendeu kra? :P
    (foi mal :D)

    Half
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    polakinho
    Eu entendi, mas vc não pode menosprezar a escala, apesar de ser considerada simples, como já citei, é utilizada por muitos caras bons por aí... É ótima pra solar em um funkzão, no blues domina, no Rock se adapta, e por aí vai...
    Como iniciante, vc tem que tomar cuidado pra não cair nesses preconceitos, muitas vezes gerados por papos aí (até de quem diz que entende) de que pentatônica é fácil, é pra pato, só é enrolação e funciona só com quem não entende.

    joaopaulonascimento
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    muito bom

    jr_cintra
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Bom, teorias a parte....

    A maioria dos baixistas, bass heros, usam pentatonicas PRA KRAMBA....
    Jaco pastorius , Marcus Miller......

    A maioria dos baixistas nao manjam taaaaaao bem assim teoria.. fazem td no instinto.... eh como dizem: Nao existe melhor escola do q tocar CONSTANTEMENTE com bandas.... jams... e etc
    Assim vc pega seu estilo proprio, aprende a tocar as notas corretas em cima dos acordes... vc aprende a improvisar.... vc sabe a que notas ir e o q tocar nakele certo trecho....

    jr_cintra
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: jr_cintra
    · votar


    Billy Sheehan eh outro... ele msm em entrevista disse q nao manja nada de teoria(nada fora do comum)
    O que ele faz eh td instinto... e o kra eh uma referencia rs...

    Eu sempre digo que guitarrista gosta de complicar o facil..... e isso eh verdade.. hehehe ;)

    Nunca tive mto saco pra teoria.... prefiro tocar do q ficar falando...
    Mta gente aki , principalmente no forum de guitarra , pois guitarristas possuem um ego inflado( =P c/ excecoes!!) que atraves do forum sao verdadeiros mestres.... falam , falam , falam, e falam! Eu ja sou mais da praia de tocar mais e falar menos..... teorias a parte.... rs

    Esse Panucci aih eu um monstro da teoria.... o kra manda mto bem.... legal ele ter vindo aki dar uma força pra nos!

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    jr_cintra

    Esse Panucci aih eu um monstro da teoria

    Que nada velho... tu sabe que eu só compartilho o muito pouco que eu sei. Se pra mim veio di grátis, vai di grátis.

    Mas como você mesmo disse, a gente tem que tocar mais e falar menos.... a melhor coisa que a gente pode fazer neste aspecto é quebrar esse muro que nos cercam de coisas ruins, mas também de muitas coisas boas.... o melhores licks da história, seja de guitarra, baixo ou caixa de fósforo, está nas pentas.

    É tão simples a abordagem das pentas que nos dá até o direito de colocar o cérebro de lado e usar só o coração... isso quando tocamos... quando estudamos, o cérebro vem muito a calhar.

    Obrigado pela consideração velho... espero um dia que a gente tenha a oportunidade de se trombar e colocar todo o nosso "papo furado" em prática hehehe

    Abraço, doido!!!!

    jr_cintra
    Veterano
    # dez/05
    · votar


    LeandroPanucci
    Tu eh um dos raros guitarristas q eu sei q realmente tocam e sao humildes.... coisa rara hj em dia....
    Td em prol da musicalidade , e nao em prol de um instrumento em especifico...
    Tipo kra , pega meu msn ae pra trocarmos uma ideia:

    jr_cintra@hotmail.com

    LeandroP
    Moderador
    # dez/05
    · votar


    jr_cintra

    Infelizmente eu não uso MSN. Acabei de lhe mandar um e-mail e ele voltou. Se você não se importa, a gente pode se falar por e-mail. O meu é o meu nick no iG... abraço e obrigado pela consideração.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pentatonicas... ?