Mabaixo,Nuke,etc,Criando solos

    Autor Mensagem
    maikonbass
    Veterano
    # jul/04


    Eu ja ouvi seus solos e o solo tem um certo sentido, eu ouvi a primeira vez e já ficou em minha cabeça, mas quando eu vou criar parece q ta sem noção,sem ritmo,sem alma,parece q uma frase nao tem nada a ver com a outra.Com seus solos cada frase é uma continuidade da outra,nao sei c vcs me entendem.

    Oq eu faço para criar uns solos legais?

    nukebass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maikonbass
    O primeiro passo é saber a harmonia da música... saber por onde ela "caminha". Tipo... tonalidade, sequência de acordes, etc...
    Sabendo isso, você tem que escolher que escala(s) você vai usar e em que locais. O problema disso tudo na verdade é que temos muitas opções para escolher. Mas só algumas vão ficar interessantes para aquele estilo, aquela levada, e para aquela sequência de acordes. Muita coisa que na teoria era para funcionar, na prática não vai ficar legal... aí é que entra o bom gosto e o bom senso musical.

    É como ir ao supermercado ou feira para escolher verduras para uma salada. Você pode fazer qualquer salada que fique gostosa... mas tem que saber o que é melhor para acompanhar aquele Estrogonoffe de Camarão que sua mulher fez. ;-)

    Você pode muito bem "armar-se" de toneladas de livros e de teorias Harmônicas... mas a palavra final é do seu ouvido.


    Uma dica:
    Tente achar as notas que soam "interessantes" em cada acorde e marque-as como "notas alvo"; daí você toca tudo o que quiser... mas nos tempos fortes você tem que chegar naquelas "notas alvos".

    Por exemplo:
    Veja essa Harmonia: 4/4|: Cmaj7 | Dm7 | G7 | Cmaj7 :|

    Selecione(para cada um dos acordes) uma nota que soe interessante para cada um desses acordes, e sempre no tempo forte(primeira "batida" de cada compasso) você vai tocar essa nota. Entre uma "nota alvo" e outra você toca o que quiser(mas procure manter uma rítmica boa).

    É bom exercício, mas no começo não vai soar tão bem... tem que ter paciência. ;-)

    Abração!
    Bons estudos!

    _____________________________
    Roberto William
    OMB-CE 030222
    nukebass@yahoo.com.br

    Solo Demos:
    FCC Bass Band
    Tapping Town
    Impressions
    A New Beginning
    J.S.Bach Prelude in G

    mabaixo
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maikonbass

    no tópico de exercicios lições etc, tem algumas idéias de como fz isso, nos exemplos dos modos q tem lah dar p der uma noção de komo se encaixa a parte da harmonia q o nuke cito ae encima ok.

    depois p parte ritmica e o andamento da koisa vc tem q praticar ok.

    vou dar uma dica:

    1 pegue um metronomo, depois pratique as escalas q vc conhece, pentas arpegios tbm ok, com divisões de 2 3 4 6 notas por tempo e quialteras q conhecer ok sem se preocupar com harmonia no principio, apenas com clareza e definição, p fixar a ritmica...

    2 depois faça tudo isso encaixando em alguma melodia simples, seguindo as noções acima explicadas pelo nuke e tbm pelos conceitos citados nakele tópico q te falei...

    3 escute e escute denovo solos musicas de varios estilos e baixistas, isso ajuda abrir a mente e serve como inspiração

    4 nau tenha medo de tentar teste tudo oq achar interessante, nau se reprima ao q eu ou outro o fulano ou siclano falow ok, vc deve explorar tudo e a todos e achar seu caminho...

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maikonbass

    Uma coisa importante: Não adianta nada engolir toneladas de material teórico, saber tudo de campo harmônico e técnicas de execução se não tiver FEELING. Inclua neste "Feeling" noção musical (baseada nos seus sentimentos, e de seus ouvidos) e bom senso, pois às vezes uma saída do covencional, quebrando regras teóricas fica bastante interessante.

    maikonbass
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    valew pessoal,vou praticar bastante e assim q eu fizer um solo legal eu mando para vcs!

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # jul/04
    · votar


    maikonbass
    cara tu pode pega as nota que o nuke falow da melodia da música. se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase-solos é que a melodia é sempre um bom ponto de partida pra se criar outras melodias(leia solos, walking bass ou qualquer tipo de improviso)

    abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mabaixo,Nuke,etc,Criando solos