Autor |
Mensagem |
maikonbass Veterano |
# jul/04
Eu ja ouvi seus solos e o solo tem um certo sentido, eu ouvi a primeira vez e já ficou em minha cabeça, mas quando eu vou criar parece q ta sem noção,sem ritmo,sem alma,parece q uma frase nao tem nada a ver com a outra.Com seus solos cada frase é uma continuidade da outra,nao sei c vcs me entendem.
Oq eu faço para criar uns solos legais?
|
nukebass Veterano |
# jul/04
· votar
maikonbass
O primeiro passo é saber a harmonia da música... saber por onde ela "caminha". Tipo... tonalidade, sequência de acordes, etc...
Sabendo isso, você tem que escolher que escala(s) você vai usar e em que locais. O problema disso tudo na verdade é que temos muitas opções para escolher. Mas só algumas vão ficar interessantes para aquele estilo, aquela levada, e para aquela sequência de acordes. Muita coisa que na teoria era para funcionar, na prática não vai ficar legal... aí é que entra o bom gosto e o bom senso musical.
É como ir ao supermercado ou feira para escolher verduras para uma salada. Você pode fazer qualquer salada que fique gostosa... mas tem que saber o que é melhor para acompanhar aquele Estrogonoffe de Camarão que sua mulher fez. ;-)
Você pode muito bem "armar-se" de toneladas de livros e de teorias Harmônicas... mas a palavra final é do seu ouvido.
Uma dica:
Tente achar as notas que soam "interessantes" em cada acorde e marque-as como "notas alvo"; daí você toca tudo o que quiser... mas nos tempos fortes você tem que chegar naquelas "notas alvos".
Por exemplo:
Veja essa Harmonia: 4/4|: Cmaj7 | Dm7 | G7 | Cmaj7 :|
Selecione(para cada um dos acordes) uma nota que soe interessante para cada um desses acordes, e sempre no tempo forte(primeira "batida" de cada compasso) você vai tocar essa nota. Entre uma "nota alvo" e outra você toca o que quiser(mas procure manter uma rítmica boa).
É bom exercício, mas no começo não vai soar tão bem... tem que ter paciência. ;-)
Abração!
Bons estudos!
Solo Demos:
FCC Bass Band
Tapping Town
Impressions
A New Beginning
J.S.Bach Prelude in G
|
mabaixo Veterano |
# jul/04
· votar
maikonbass
no tópico de exercicios lições etc, tem algumas idéias de como fz isso, nos exemplos dos modos q tem lah dar p der uma noção de komo se encaixa a parte da harmonia q o nuke cito ae encima ok.
depois p parte ritmica e o andamento da koisa vc tem q praticar ok.
vou dar uma dica:
1 pegue um metronomo, depois pratique as escalas q vc conhece, pentas arpegios tbm ok, com divisões de 2 3 4 6 notas por tempo e quialteras q conhecer ok sem se preocupar com harmonia no principio, apenas com clareza e definição, p fixar a ritmica...
2 depois faça tudo isso encaixando em alguma melodia simples, seguindo as noções acima explicadas pelo nuke e tbm pelos conceitos citados nakele tópico q te falei...
3 escute e escute denovo solos musicas de varios estilos e baixistas, isso ajuda abrir a mente e serve como inspiração
4 nau tenha medo de tentar teste tudo oq achar interessante, nau se reprima ao q eu ou outro o fulano ou siclano falow ok, vc deve explorar tudo e a todos e achar seu caminho...
|
marcioazzarini Veterano |
# jul/04
· votar
maikonbass
Uma coisa importante: Não adianta nada engolir toneladas de material teórico, saber tudo de campo harmônico e técnicas de execução se não tiver FEELING. Inclua neste "Feeling" noção musical (baseada nos seus sentimentos, e de seus ouvidos) e bom senso, pois às vezes uma saída do covencional, quebrando regras teóricas fica bastante interessante.
|
maikonbass Veterano |
# jul/04
· votar
valew pessoal,vou praticar bastante e assim q eu fizer um solo legal eu mando para vcs!
|
Gabriel_Bp Veterano |
# jul/04
· votar
maikonbass
cara tu pode pega as nota que o nuke falow da melodia da música. se tem uma coisa que eu aprendi nos meus quase-solos é que a melodia é sempre um bom ponto de partida pra se criar outras melodias(leia solos, walking bass ou qualquer tipo de improviso)
abraços
|