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Mensagem |
black_h Veterano |
# jun/04
Tipo, tava olhando uma partitura na clave de F e tem 2 sustenidos dela, isso quer dizer que o tom dela é A? Aí tem o F e C sustenido é isso?
Abraços
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Peter Rocks Veterano |
# jun/04
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Seria A se tivesse Tres sustenidos: No F, no C re no G. Dois sustenidos o tom é D.
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black_h Veterano |
# jun/04
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isso D
HAHAHA
cabei de acordar to sonolento
me confundi mas eh bem isso q eu queria dizer
:D
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marcioazzarini Veterano |
# jul/04
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black_h
Não seriam os "acidentes"???
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Soulface Veterano |
# jul/04
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marcioazzarini
Foi oq pensei tb...
black_h
Aonde estão esses sustenidos?
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black_h Veterano |
# jul/04
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Soulface
Aonde estão esses sustenidos?
logo depois do clave de Fá
:)
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marcioazzarini Veterano |
# jul/04
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black_h
São acidentes. Nas linhas que estão marcadas com o sustenido, as notas serão sustenidos. Por exemplo: a música está no tom de G, e o FA sempre será sustenido, então, ao invés de ficar colocando sempre o sustenido após a nota FA, vc põe o sustenido na linha. Não tem nada a ver com mudar o tom da clave.
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Lúcio Mauro Alves Poconé Veterano |
# ago/04
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funciona mais ou menos assim
# varia de quinta em quinta
começamos com C D E F G A B C
a quinta do C é G
daí montamos G A B C D E F G
que recebe sustenido na sua sétima
e fica G A B C D E F# G
dai fazemos tudo novamente
pegamos a quinta do G, que é D
D E F# G A B C D
e aplicamos sustnidos na sua sétima
D E F# G A B C# D
e assim por diante
logo, clave com dois sustenidos é de D
ou então basta olhar em qual posição do pentagrama os sustenidos estão colocados. Neste caso, se a música for conforme os padrões, estarão no F e no C.
agora para os bemóis.
é ainda mais fácil
começamos com a escala de C
C D E F G A B C
pegamos a quarta, no caso, F
F G A B C D E F
e pomos os bemóis na quarta também
e fica F G A Bb C D E F
e assim por diante, veja
pegamos novamente e quarta, que agora no caso é o Bb
e pomos bemol em sua quarta
Bb C E Db E F G A Bb
mais uma vez agora com o Db
Db E F Gb A Bb C Db
...
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isaiasgs Veterano |
# ago/04
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Lúcio Mauro Alves Poconé
pegamos novamente e quarta, que agora no caso é o Bb
e pomos bemol em sua quarta
Bb C E Db E F G A Bb
mais uma vez agora com o Db
Db E F Gb A Bb C Db
Vc se confundiu um pouco aê amigo. Após o D vem E e então ficaria Bb C D Eb F G A Bb e depois Eb F G Ab Bb C D Eb. Ms valew mesmo pela nova forna de descobrir o tom.
Eu fasia assim qndo não tinha decorado ainda:
- Olha os acidentes após a clave;
- O último # colocado corresponde a 7ª do tom.
Ex.: se tem F# C# G# o tom é A maior , pois G# é a sétima de A.
Para bemóis:
- sempre tive decorado q um bemol é F maior.
- se tem 2 ou mais bemóis então o penúltimo bemol colocado corresponde ao tom.
Ex.: se na armadura de clave tem Bb, Eb e Ab, o tom é Eb maior.
Tanto os # como os b seguem uma sequência lógica das quartas.
sustenidos: F C G D A E B
bemois: B E A D G C F
ou seja: vc nunca terá numa música normal uma armadura de clave somente com F# e G#
Vlw...
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