Duvida sobre partitura.

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    black_h
    Veterano
    # jun/04


    Tipo, tava olhando uma partitura na clave de F e tem 2 sustenidos dela, isso quer dizer que o tom dela é A? Aí tem o F e C sustenido é isso?

    Abraços

    Peter Rocks
    Veterano
    # jun/04
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    Seria A se tivesse Tres sustenidos: No F, no C re no G. Dois sustenidos o tom é D.

    black_h
    Veterano
    # jun/04
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    isso D
    HAHAHA
    cabei de acordar to sonolento
    me confundi mas eh bem isso q eu queria dizer
    :D

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
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    black_h
    Não seriam os "acidentes"???

    Soulface
    Veterano
    # jul/04
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    marcioazzarini
    Foi oq pensei tb...

    black_h
    Aonde estão esses sustenidos?

    black_h
    Veterano
    # jul/04
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    Soulface
    Aonde estão esses sustenidos?
    logo depois do clave de Fá

    :)

    marcioazzarini
    Veterano
    # jul/04
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    black_h

    São acidentes. Nas linhas que estão marcadas com o sustenido, as notas serão sustenidos. Por exemplo: a música está no tom de G, e o FA sempre será sustenido, então, ao invés de ficar colocando sempre o sustenido após a nota FA, vc põe o sustenido na linha. Não tem nada a ver com mudar o tom da clave.

    Lúcio Mauro Alves Poconé
    Veterano
    # ago/04
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    funciona mais ou menos assim
    # varia de quinta em quinta
    começamos com C D E F G A B C
    a quinta do C é G
    daí montamos G A B C D E F G
    que recebe sustenido na sua sétima
    e fica G A B C D E F# G
    dai fazemos tudo novamente
    pegamos a quinta do G, que é D
    D E F# G A B C D
    e aplicamos sustnidos na sua sétima
    D E F# G A B C# D
    e assim por diante
    logo, clave com dois sustenidos é de D
    ou então basta olhar em qual posição do pentagrama os sustenidos estão colocados. Neste caso, se a música for conforme os padrões, estarão no F e no C.

    agora para os bemóis.
    é ainda mais fácil
    começamos com a escala de C
    C D E F G A B C
    pegamos a quarta, no caso, F
    F G A B C D E F
    e pomos os bemóis na quarta também
    e fica F G A Bb C D E F
    e assim por diante, veja
    pegamos novamente e quarta, que agora no caso é o Bb
    e pomos bemol em sua quarta
    Bb C E Db E F G A Bb
    mais uma vez agora com o Db
    Db E F Gb A Bb C Db
    ...

    isaiasgs
    Veterano
    # ago/04
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    Lúcio Mauro Alves Poconé
    pegamos novamente e quarta, que agora no caso é o Bb
    e pomos bemol em sua quarta
    Bb C E Db E F G A Bb
    mais uma vez agora com o Db
    Db E F Gb A Bb C Db


    Vc se confundiu um pouco aê amigo. Após o D vem E e então ficaria Bb C D Eb F G A Bb e depois Eb F G Ab Bb C D Eb. Ms valew mesmo pela nova forna de descobrir o tom.


    Eu fasia assim qndo não tinha decorado ainda:

    - Olha os acidentes após a clave;
    - O último # colocado corresponde a 7ª do tom.
    Ex.: se tem F# C# G# o tom é A maior , pois G# é a sétima de A.

    Para bemóis:
    - sempre tive decorado q um bemol é F maior.
    - se tem 2 ou mais bemóis então o penúltimo bemol colocado corresponde ao tom.
    Ex.: se na armadura de clave tem Bb, Eb e Ab, o tom é Eb maior.


    Tanto os # como os b seguem uma sequência lógica das quartas.

    sustenidos: F C G D A E B
    bemois: B E A D G C F

    ou seja: vc nunca terá numa música normal uma armadura de clave somente com F# e G#


    Vlw...

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