Fender Antigo x Atual

Autor Mensagem
    Bassbass
    Veterano
    # jun/04

Quais as principais diferenças dos Fenders da década de 70 para os Fenders atuais ?

marcioazzarini
    Veterano
    # jun/04
    · votar

Como a produção era em menor escala, existia um cuidado maior com a confecção de cada intrumento. Outra coisa tbm, é q num instrumento antigo as madeiras já estão mais secas, e existe uma menor acomodação.

Bassbass
    Veterano
    # jun/04
    · votar

marcioazzarini
    Mas em termos de captação, madeira, ferragens é tudo igual ? E referente aos modelos Japoneses, Mexicanos e Americanos ? É tudo igual ? Quais as principais diferenças ? Valeu pela ajuda.

CORVO
    Veterano
    # jun/04
    · votar

marcioazzarini, os Fender dos anos 70 não tinham esse cuidado todo, motivo pelo qual a CBS quase faliu a Fender. Existe um problema de padrão em muitos desses baixos e a madeira não era tão bam selecionada, motivo pelo qual você vê por aí um monte de baixos dessa época super pesados (como o meu) e bons para dar problema de coluna. É claro que graças a essa fdalta de padrão existem os bons e os ruins mas de modo geral são melhores do que os de hoje.

Bassbass, falando apenas dos American Standard e American Series atuais a captação mudou um pouco tanto que o som dos atuais é mais duro de modo geral. O raio de curvatura da escala, que nos anos 70 era de 7.25 polegadas passou a ser 9.5, e segundo li uma vez numa entrevista do Leo Fender esse raio de curvatura é que dava o timbre dos instrumentos. Se era isso eu não sei mas os American Series atuais têm um padrão rígido de seleção de madeiras e de acabamento, o que os torna muito similares uns aos outros mas não têm a mesma sonoridade vintage que eu gosto e que já vi em muitos Fenders da década de 70, embora já tenha visto alguns bem esquisitos. As séries americanas American Traditional e Highway tem tudo pior do que essas citadas, desde madeira até o hardware e a captação. Os Japoneses costumam ser meio loteria, podendo serem encontrados até modelos Squier bem legais mas assim como os dos anos 70 só vendo e tocando para saber se é legal ou não porque é loteria mesmo.

Bassbass
    Veterano
    # jun/04
    · votar

Resumindo, um Fender não é igual ao outro podendo ter alguns muito bons e outros ruins, mesmo sendo instrumentos feitos em série.

BTNS
    Veterano
    # jun/04
    · votar

Bassbass Se vc pegar os American atuais, eles serão muito parecidos entre si pois, como o Corvo disse, os American Series atuais têm um rígido padrão de seleção de madeiras e acabamento, lembrando que os American Traditonal e Highway são os piores dos americanos.

Eu experimentei um Precision desses Highway. O som tinha certa pressão mas não curti nem o timbre nem o baixo em si. Achei muito fraco pelo preço que pedem nele. Já toquei há muitos anos atrás num Precision que pertenceu ao Gaspa, do Ira!, e ele era infinitamente melhor do que esse Highway. Não sei se era de 70 ou de 80 mas não dá para comparar.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Fender Antigo x Atual