Autor |
Mensagem |
Bassbass Veterano |
# jun/04
Quais as principais diferenças dos Fenders da década de 70 para os Fenders atuais ?
|
marcioazzarini Veterano |
# jun/04
· votar
Como a produção era em menor escala, existia um cuidado maior com a confecção de cada intrumento. Outra coisa tbm, é q num instrumento antigo as madeiras já estão mais secas, e existe uma menor acomodação.
|
Bassbass Veterano |
# jun/04
· votar
marcioazzarini
Mas em termos de captação, madeira, ferragens é tudo igual ? E referente aos modelos Japoneses, Mexicanos e Americanos ? É tudo igual ? Quais as principais diferenças ? Valeu pela ajuda.
|
CORVO Veterano |
# jun/04
· votar
marcioazzarini, os Fender dos anos 70 não tinham esse cuidado todo, motivo pelo qual a CBS quase faliu a Fender. Existe um problema de padrão em muitos desses baixos e a madeira não era tão bam selecionada, motivo pelo qual você vê por aí um monte de baixos dessa época super pesados (como o meu) e bons para dar problema de coluna. É claro que graças a essa fdalta de padrão existem os bons e os ruins mas de modo geral são melhores do que os de hoje.
Bassbass, falando apenas dos American Standard e American Series atuais a captação mudou um pouco tanto que o som dos atuais é mais duro de modo geral. O raio de curvatura da escala, que nos anos 70 era de 7.25 polegadas passou a ser 9.5, e segundo li uma vez numa entrevista do Leo Fender esse raio de curvatura é que dava o timbre dos instrumentos. Se era isso eu não sei mas os American Series atuais têm um padrão rígido de seleção de madeiras e de acabamento, o que os torna muito similares uns aos outros mas não têm a mesma sonoridade vintage que eu gosto e que já vi em muitos Fenders da década de 70, embora já tenha visto alguns bem esquisitos. As séries americanas American Traditional e Highway tem tudo pior do que essas citadas, desde madeira até o hardware e a captação. Os Japoneses costumam ser meio loteria, podendo serem encontrados até modelos Squier bem legais mas assim como os dos anos 70 só vendo e tocando para saber se é legal ou não porque é loteria mesmo.
|
Bassbass Veterano |
# jun/04
· votar
Resumindo, um Fender não é igual ao outro podendo ter alguns muito bons e outros ruins, mesmo sendo instrumentos feitos em série.
|
BTNS Veterano |
# jun/04
· votar
Bassbass Se vc pegar os American atuais, eles serão muito parecidos entre si pois, como o Corvo disse, os American Series atuais têm um rígido padrão de seleção de madeiras e acabamento, lembrando que os American Traditonal e Highway são os piores dos americanos.
Eu experimentei um Precision desses Highway. O som tinha certa pressão mas não curti nem o timbre nem o baixo em si. Achei muito fraco pelo preço que pedem nele. Já toquei há muitos anos atrás num Precision que pertenceu ao Gaspa, do Ira!, e ele era infinitamente melhor do que esse Highway. Não sei se era de 70 ou de 80 mas não dá para comparar.
|