Linhas de Chorinho

    Autor Mensagem
    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04


    Galera, vcs já repararam nas linhas de baixo do Chorinho executadas nos violões de 7 cordas... São muito trabalhadas e ficam lindas no conjunto como um todo.

    Fiquei viajando em fazer uns esquemas com o baixo (usando um timbre mais "estalado" um pouco) no lugar do violão de 7 cordas.. deve ficar show!

    Potem sugestões de chorinhos q são mais legais.

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    marcioazzarini
    Pelo que eu sei, existe apenas uma banda de chorinho no Brasil que utiliza baixista.
    Esqueci o nome desta banda (para variar).
    Esse tipo de violão sempre salienta os graves mesmos. É quase um walking sem groove.
    Um chorão novo não muito conhecido que já tive a oportunidade de assistir ao vivo 2 vezes é o Alê Ferreira. Esse cara tem uma composições e toca muito bem.

    Zer071
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Expressão heheh eu tocava nun grupo de choro do meu sogro ( EU NO fretlessbass) que tinha uma formação pitoresca
    cavaquinho (centro) gaita (solista) flauta (solista) violão
    e o bass kra tocar choro é muito massa pena que o grupo parou a 1 anos (ali sim tem cada harmona cada modulação!!!!!!!!!!!!) choro é a musica

    muito mais complexo que o jazz

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Zer071 Realmente pitoresca e desafiador essa de se solar na gaita e flauta o estilo chorinho. O entrosamento deve ser muito difícil. Pena que a coisa não continuou.

    marcioazzarini
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Expressão
    Zer071

    Valeu galera!

    Tem um pessoal na minha cidade que se reune todas as sextas-feiras numa pizzaria e tocam chorinho a noite toda... Já pensei em aparecer com o bass qualquer hora por lá pra rolar uma jam, mas dá medo, pq a harmonia do choro é feroz... hehe

    Mas aí.. quem tiver mais dicas sobre chorinho na atualidade, pode postar aí!

    Abraços!

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Divagando..esse chorinho eh mto bom..e eh fácil...Tem mto baixo legal...depois vê uns do Baden Powel...são mto fodas...

    maquiro
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Zer071

    Também toco chorinho com o sogro. Nossa formação é acordeon (o velho é fera na sanfona!), banjo, cavaquinho, violão e percussão. Eu toco o violão, mas como sempre chega alguém que toca também e nunca traz seu próprio instrumento, às vezes eu abro mão e empresto o meu.

    Decidi, então aprender a tocar baixo e me especializar em ritmos brasileiros, principalmente o chorinho. Tô pegando as manhas aos poucos e queria trocar idéias com o pessoal já se aventura no choro. Queria saber, por exemplo se vocês fazem a mesma linha do violão de sete cordas ou alguma coisa mais "groovada".

    Alguém se manifesta?

    Psyco_Terapy
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Eu curto chorinho pra caramba, procurem ouvir a Mantiqueira (já falei sobre ela aqui no forum hj). É uma orquestra no formato bigband mas que só tica música brasileira e altos chorinhos, muito legal!

    zegotinha
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    Era um topico desse q tava percisando pra levanta a moral do forum um poco!! semprei achei q os graves do chorinhos ´so ficavam por conta do 7 cordas mesmo...
    !Zer071
    nun tem nenhum material da sua antiga banda..., se tiver posta la no walla....
    marcioazzarini
    como assim estalado ? ( caprichado nos médios e médios-agudos) ?

    Andre Passos
    Veterano
    # ago/05
    · votar


    maquiro
    Sei q naum sou o mais indicado pra falar...mais amo o choro, como qq ritmo bom brasileiro, enfim, pra mim nao e legal pegar o lugar do violao de 7 cordas..ate pq cada um no seu lugar, acho que o papel no choro, do baixo, deve ser outro, nao aqueles arpejos.
    Agora se vc tem q substituir o violao de 7 com um baixo, penso q o baixolao deve ficar legal, e assim como o violao de 7 usa a "dedeira" no polegar, axo que uma palheta ou a "unha"(lembrando do eterno Luizao Maia) deve dar um som mais agressivo e estalado!!!

    maquiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Andre Passos

    nao e legal pegar o lugar do violao de 7 cordas..ate pq cada um no seu lugar, acho que o papel no choro, do baixo, deve ser outro, nao aqueles arpejos.

    Muito tempo depois...

    Realmente André, depois de muitas tentativas de encaixar o baixo no nosso grupo de choro, constatei que o papel do baixo tem de ser diferente da função do violão de sete cordas.
    O violão tem um som mais médio e gosto de usar o baixo bem grave mesmo. As linhas que faço são mais próximas da batida do surdo e não do pandeiro. O grande desafio são as harmonias.
    Como o repertório de chorinho é um pouco limitado (existem poucos "lançamentos"), a gente acaba aprendendo os mais famosos. o que facilita bastante.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    marcioazzarini: e ae cara... desistiu dos choros? eu tive essa mesma idéia de colocar baixo no choro mas desisti depois de ver que tem muito linha melódica mas tem muito acorde também. eu me viro nos acordes mas eles não iam ter aquelas vozes cheias que tem no 7 cordas... tu achou alguma solução pra isso?

    rcardo_lemos
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel_Bp

    E pq naum solar no bass?

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel_Bp

    Não criei coragem pra encarar... hehehe

    Mas, no meu ponto de vista, eu faria apenas os "bordões" no baixo, sem tirar o violão de 7 cordas da jogada.

    maquiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    rcardo_lemos

    Dá pra solar sim, até mesmo fazer o papel do sete cordas, usando as notas mais agudas do baixo. Logicamente não tem a mesma sonoridade do violão, mas que dá pra fazer, dá!
    O que precisa é se dedicar a aprender. Eu particularmente acho que é um desafio que vale a pena enfrentar, afinal o choro é música brasileira de primeira qualidade. Muitas vezes torramos os dedos pra pegar linhas de jazz, funk e outros ritmos estrangeiros e não temos saco de gastar um tempinho com nossa música.

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/06 · Editado por: Gabriel_Bp
    · votar


    vou ver se eu corro atrás de algumas coisas para ouvir e ver se eu tiro alguns temas. vou experimentar :)
    alguma sugestão?

    maquiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel_Bp

    Acho que é interessante começar com um choro que vc já conhece. Os que mais ouço são:
    Lamentos, Pedacinho do Céu, Noites Cariocas, Brasileirinho, Doce de Côco, Flor Amorosa, Odeon, Tico-tico no Fubá...

    Tenho algumas gravações. Se você quiser, posso mandar por e-mail. Mande seu endereço. Podemos trocar umas idéias. Nunca vi contrabaixo nos regionais de chorinho. Acho que tem muito espaço pra turma do grave ocupar.

    Valeu

    marcioazzarini
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    maquiro

    OPa... Se quiser me mandar... meu e-mail é marcioazzarini arroba gmail.com

    maquiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    marcioazzarini

    OK

    Gabriel_Bp
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    o meu é gabrielbp [@@] gmail ponto com

    maquiro
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gabriel_Bp

    Belê...

    Bené Sena
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Galera, tenho uns chorinhos, ta aqui pra vcs darem uma conferida, em breve vou postar a partitura com tablatura deles.


    -----------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    Incentivamos o uso da busca, entretanto, postar a mesma mensagem em vários tópicos caracteriza-se como prática de flood/spam. Poste apenas em um tópico e respeite os demais usuários.

    Arimoxinga
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Arimoxinga
    · votar


    Bené Sena

    isso aê cara, toca muito!!! sugiro que crie um tópico dedicado a isso no fórum de guitarra! eu tenho bastante interesse nesse assunto tipo quais progressões mais comuns quais, acordes característicos etc... . Chorinho é lindo véi =D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Linhas de Chorinho