Baixistas Referência (fundamentais)...

    Autor Mensagem
    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04


    No estudo de cada estilo existem baixistas q na minha opinião servem de referência e é fundamental tirar suas linhas de baixo para conseguir um som consistente e maduro...

    No rock n' roll:

    -John Paul Jones (Led Zeppelin)
    -Baixista do The Who

    No progressivo:

    -Geddy Lee (Rush)
    -Chris Squire (Yes)

    No metal:

    -Geeze Buthler (droga num sei escrever o nome) (Black Sabah)
    -Steve Harris (Iron Maiden)

    No punk/ hardcore:

    -baixista do Rancid
    -baixista do Green day

    E ae galera? postem quem são os básicos/fundamentais pra vcs?


    Ah! se puderem postem aí tb o nome dos baixistas q eu num sabia...

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Eu escuto certos baixistas que admiro muito. Mas diferente de você, Trastte, eu não procuro tirar a linha de baixo desses caras. Não sei te dizer por que.
    Curto muito Wictor Wooten, e admiro Jaco Pastoius. O primeiro baixista que achei fenomenal foi Stanlkey Clark. E atualmente o mais exuberante e que gosto de escutar é Billy Sheeran.
    Mas eu procuro mais tirar a linha de baixo de caras como Liminha, Arthur Maia, Nico e outros brasileiros.
    Um cara que escuto, já fui em workshopp, mas não gosto do estilo polifônico (com muitas notas) é o Celso Pixinga. Mas acho o Celso um cara tremendamente legal e torço muito por ele.
    Mas o maior fenômeno tocando baixo que tive a oportunidade de presenciar é o Chico Guedes. O jeito de tocar desse cara, com mão esquerda na escala e a direita percutindo, com a tal técnica de divisão do pensamento em 3 partes (ele toca no baixo sozinho Harmonia, acompanhamento e faz groove ao mesmo tempo) é uma coisa fenomenal. Os baixistas do mundo deveriam se unir e mandar matar esse cara.... Ele está criando limites sonoros para esse istrumento que ninguém pensava que poderiam existir.

    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Expressão
    Pode crer! eu tb curto pra caramba o Victor Wooten, O Sheehan do Mr. Big, o Marcus Miller, Jaco. Mas o q eu quis dizer é q esse determinados baixistas deviam ser o ponto de partida pra quem quer tocar esses estilos (na minha opinião). NÃo falo isso como um agente limitante, como se fosse necessário copiá-los, mas é q tem neguinho tocando rock sem nunca ter estudado um John Paul Jones... ae fica estranho, certo?

    Acho q, por exemplo, antes de criar as tuas linhas de metal devia dar uma estuda em Black Sabah e Iron para criar uma base consistente. O q não quer dizer q eu não vá estudar o Myung do Dream Theater... manjá?

    No Brasil eu curto mto o Artur Maia e os baixos do Secos & Molhados (quem tiver afim baixe Hierofante, Amor e Flores Astrais)...

    vlw!

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Esse baixista do Secos e Molhados é realmente um ótimo músico. Acho que a introdução de Sangue Latino foi a primeira linha de baixol que eu tirei quando tinha 13 anos.

    Peck
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Esqueceram do Paul McCartney! À parte da discussão se é relevante ou não a gente listar baixistas, acredito que ele é um caso a ser estudado, principalmente por iniciantes. As linhas de baixo dele são perfeitas e encaixam muito bem nas melodias e no ritmo. É uma influência perfeita pra qualquer baixista que queira escapar do estigma de só tocar as tônicas.

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    john paul jones, arthur maia, ximba, billy sheehan, stuart hamm e stanley clarke... isso basicamente;;.. tbm o geddy lee, e ateh o flea que eu nao gostava muito.. agora to gostando mais

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    No metal:
    Felipe Andreoli (Angra)
    Michael Lepond (Symphony X)
    Hard rock:
    Andria Busic (Dr.sin)
    Billy Sheehan (Mr.big)
    Progressivo:
    Roger Waters
    Chris Squire (Yes)

    Dark Avenger
    Veterano
    # abr/04 · Editado por: Dark Avenger
    · votar


    E no Jazz:
    Jaco Pastorius

    Leo_baixo
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Rock and roll:
    Gene simmons (Kiss)
    John Paul Jones (Led Zeppelin)

    Hard rock:
    Billy Sheehan (Mr big)

    progressivo:
    Geddy lee (rush)

    mari_pseudo_queen
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Peck
    é mesmo..o cara revolucionou o uso do baixo e ninguém lembra ele...

    Mas os melhores na minha opinião são..além do Paul...:
    John Deacon(Queen)
    Noel Redding(The Jimi Hendrix Experience)
    Chris Squire(Yes)
    John Paul Jones(Led)
    Roger Waters(Pink Floyd)
    E o cara do tamba trio, esqueci o nome...

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    John Myung
    Victor Wooten
    o kra do symphony x (skici o nm)
    Andria Busic
    Michael Manring
    Zuzo Moussawer

    o billy sheehan eu curto bastante tb , soh q o kra meio q paro no tempo , na epoca q velocidade contava como musicalidade e hj em dia issu mudou.. o kra nao c atualizo.. podem ver q o q ele sabe faze sao solos e mais solos two hands na velocidade da luz.. mais nda "musical" digamos assim...ele nao consegue aplica essa coisa toda de forma musical em alguma musica... mais o kra manda mto bem.. consegue acompanha o steve vai nos tappings e os kralho na moral... mas eh meio limitado dmais pro meu gosto

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Mas o maior fenômeno tocando baixo que tive a oportunidade de presenciar é o Chico Guedes. O jeito de tocar desse cara, com mão esquerda na escala e a direita percutindo, com a tal técnica de divisão do pensamento em 3 partes (ele toca no baixo sozinho Harmonia, acompanhamento e faz groove ao mesmo tempo) é uma coisa fenomenal. Os baixistas do mundo deveriam se unir e mandar matar esse cara.... Ele está criando limites sonoros para esse istrumento que ninguém pensava que poderiam existir.



    chico gomes vc quer dizer?

    jrcintra
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    tem tb o les claypool(primus) q manda mmmmmmto nos slap
    e o marcus miller q eh meio jazz/fusion

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    jrcintra


    Zuzo Moussawer


    o seu mestre neh? ehheuhehehe.. o cara eh bom mesmo.. muito fera.. tenho uma video aula dele.... mas fala a verdade.... eh soh pq ele eh o seu prof neh?? tipo, de tanto vc ver ele tocar vc tah achando ele fodao.. se vc nao fizesse aula com ele vc nem ia falar.... mais tah certo.. tem q se espelhar em baixistas de primeira qualidade.. como o seu professor;;..

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    bass_player
    Realmente, obrigado por corrigir esse minha falta de memória crônica, estou realmente falando do santista Chico Gomes !!!

    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Aí! Paul McCartney é uma boa referência para o rock, mas mesmo assim, num troco o John Paul Jones por ele...

    Eu num acho q o Sheehan, wooten e turma sejam boas referências para quem começa a estudar algum estilo. Acho q eles são referências para um aprofundamento dentro do estudo do baixo...

    Agora, realmente, para jazz acho q as principais influências são com certeza, Jaco e Miller.

    Expressão
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Tb concordo que Paul é um bom baixista, mas acho que como cantor e principalmente como compositor é que ele é fenomenal. Um ponto fora da curva...

    Dark_illusions
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    hum exelente baixista não sei se conhecem, MARCOS NATTO
    www.marcosnatto.com.br

    e outro

    Abrahan Laboriel (baixita do ron kenoly)
    www.hosannamusic.com

    John Deacon
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Expressão
    Ae kra, é Chico Gomes

    mari_pseudo_queen
    Mas os melhores na minha opinião são..além do Paul...:
    John Deacon(Queen)


    Olha eu ae!

    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Dark_illusions
    Valeu pela informação num conhecia esses caras ae... legal!

    Zer071
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    sinceramente eu gosto muito dos baixistas brasileiros

    O maia por Exemplo dificil ter um baixista taum bom com tanto suingue malandragen ele se dá bem em todas as praias
    Rock (egotrip) pop (lulu Santos) world music (gilberto "minisntro" Gil Samba (djavan) (martinho da villa)
    seilá Ney mato grosso instrumental (CAMA de GATO) este é um musico como poucos e manja de jazz funk e fusion rap
    versatil a tecnica absurda de Nico assumpção este e um absurdo pra mim um dos melhores Musicos do mundo

    tem muito gringo bom mas prefiro os brazucas (sizão machado , Jamil Joanes (zender e (JAMIROQUAI) deve até as cuecas a ele) Luizão Maia (escutem elis em montreaux)

    e ainda há o fato os americanos e Europoeus podem se dar ao luxo de ficarem 1 2 anos desenvolvendo um trabalho solo aqui não o kra ensaia numa semana e toca na outra ou na mesma
    os musicos brasileiros pra mim saum os melhores do mundo

    mas gosto dos gringos tb

    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Zer071

    Pô legal tu ter citado esses baixistas tupiniquim, eu infelizmente, ainda conheço mto pouco dos baixistas brasileiros... Mas pretendo conhecer, pq acho q em mtos baixistas brasileiros se inspiram mto nos gringos e acabam fazendo um som gringo...

    É uma pena q poucas pessoas tenham esse tipo de pensamento
    desde o começo, quero dizer, a maioria dos caras q começam já vem com a idéia de q o Flea é o melhor baixista do mundo e ACABOU!

    Legal se todoas as pessoas tivessem esse tipo de informação sobre referências brasileiras no baixo...

    Basshero
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    jrcintra
    po to querendo fazer aulas com o zuzo,vc pode me dizer qt ta saindo a aula??

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Basshero
    ele jah falou uma vez lembra? heheh...
    parece q ele paga 120.. mais a aula eh em santos.. na escola de musica q ele da aula (souza lima eu acho) deve ser bem mais caro

    Basshero
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    bass_player
    la é so 260

    bass_player
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Basshero
    alem de puta longe da minha casa pra mim 260 eh caro pra kct.. eu poderia pagar numa aula no maximo uns 150, 160...estourando isso

    Zer071
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    TrasTTe sim tem a referencia de gringos só que o kra que se desenvolveu noSamba ouvindo choro naum tiveram tanta referencia gringa e sim dos violonitas de 7 cordas e zabumbeiros e de tubista(quem toca TUBA) trobonistas tb ai está o diferencial brazuca nico realmente sofreu muita influencia de fora pois estudou lá mas nop tem baixista no mundo que tenha aquele suingue e articulação do kra ( a visão harmonica dele veio daqui (sub consciente) apezar de ter aprendico a decodificar os sinais por metodos gringos
    o lizão maia e outros tiveram muita influencia de Herondino(o dino &cordas) e por ai vai vc ja escutou um Cd de alceu valença~que naum tem baixo e sim a zabumba aquele que tem a musica lábelle de jour? tem muito brasil no sangue destes kra tb

    TrasTTe
    Veterano
    # abr/04
    · votar


    Zer071

    Valeu ae pelas dicas e pela informação...

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Baixistas Referência (fundamentais)...