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    Autor Mensagem
    NCCFELI
    Veterano
    # fev/03


    Olá pessoal!
    Eu gostaria de saber se alguém poderia me mandar teoria de baixo;as notas , modo de se colocar as mães no braço do baixo.
    Por favor,me mandem a teoria e exercícios.
    Obrigado por quem fazer isto por mim.[b][/b]

    Cristina
    Veterano
    # fev/03
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    dá uma olhada no curso de baixo aqui do cifraclub....
    tbm tem o site www. m v h p .com.br

    Tony Bass
    Veterano
    # fev/03
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    Formação das Tríades

    O acorde pode ser formado por três, quatro ou mais sons. Quando formado por três sons é chamado de tríade, por quatro sons de tétrade e por mais de quatro sons,
    de tétrade com nota acrescentada. No Baixo são usadas mais as Tríades e Tétrades, devido a sua limitação de cordas( no caso do Baixo de 4 cordas) e também para o som não ficar embolado.
    a) Tríade
    A tríade é formada pelo agrupamento de três notas(uma Tônica, uma terça e uma Quinta) separadas por intervalos de terças ( Maiores ou Menores ) e pode ser maior,
    menor, diminuta ou aumentada.
    1) Formação da Tríade Maior
    A tríade maior é formada pela fundamental (T), terça maior (3M) e quinta justa (5J) e se caracteriza, também, pela superposição de uma terça maior e uma terça menor.
    Ex:
    T 3M 5J
    Dó - Mi - Sol
    - Dó p/ Mi  Intervalo de 3M
    - Mi / Sol  Intervalo de 3m
    Ex:
    C D E F G A B
    G||--12----14----4----5----|--7-----9-----11----||
    D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----|| Tríades Maiores
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------|| 2) Formação da tríade menor
    A tríade menor é formada pela fundamental (T), terça menor (3m) e quinta justa (5J) que se caracteriza, também, pela superposição de uma terça menor e maior.
    Ex:
    T 3m 5J
    Dó – Mib – Sol
    Dó p/ Mib  Intervalo de 3m
    Mib p/ Sol  Intervalo de 3M Ex:
    Cm Dm Em Fm Gm Am Bm
    G||--12----14----4----5----|--7-----9-----11----||
    D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----|| Tríades Menores
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------||


    3) Formação da tríade diminuta
    A tríade diminuta é formada pela fundamental (T), terça menor(3m) e quinta diminuta(5dim) e se caracteriza, também, pela superposição de duas terças menores.
    T 3m 5dim
    Dó – Mib – Solb
    - Dó p/ Mib  3m
    - Mib p/ Solb  3m Cº Dº Eº Fº Gº Aº Bº
    G||--11----13----3----4----|--6-----8-----10----||
    D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||Tríades Diminutas
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------|| 4) Formação da tríade aumentada
    A tríade aumentada é formada pela fundamental (T), terça maior(3M) e quinta aumentada (5+) e se caracteriza, também, pela superposição de terças maiores.
    T 3M 5aum
    Dó – Mi – Sol #
    - Dó p/ mi  Intervalo de 3M
    - Mi p/ Sol#  Intervalo de 3M
    C5+ D5+ E5+ F5+ G5+ A5+ B5+
    G||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
    D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||Tríades Aumentadas
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------|| Como formar o Acorde no braço do Instrumento?
    Vamos seguir os seguintes passos:
    1) Devemos primeiramente achar a Tônica do acorde. Ela pode estar na 3ª ou 4ª corda. De preferência vamos colocar a Tônica na 3ª corda, pois na 4ª corda
    vai embolar um pouco. Devemos sempre pensar em deixar no som o mais limpo possível.
    2) Agora vamos localizar a terça do acorde. Ela está na mesma corda da tônica 2 tons acima. O que devemos fazer?
    Jogue-a para a corda debaixo.
    3) Agora vamos localizar a Quinta. Ela está na mesma corda em que você achou a terça, portanto jogue-a para a corda debaixo..
    4) Não devemos dobrar a terça, pois este dobramento enfraquece o acorde, pois a terça está muito próxima da tônica.
    5) Podemos dobrar quantas vezes quisermos a tônica ou a quinta.
    6) Devemos deixar bem claro que não existe uma regra geral dizendo que depois da tônica tem que vir a terça e que depois da terça tem que vir a quinta.
    Isto depende da sonoridade que queremos tirar do acorde

    Tétrades

    Iremos agora incluir uma quarta nota em nossas tríades e a chamaremos de Tétrades.
    O que é uma Tétrade então?
    São acordes de quatro sons, onde a quarta nota será sempre uma 7M ou 7 da dominante. Vamos mostrar como e de onde sai esta quarta nota .
    C – D – E – F – G – A – B – C  Escala de Dó Maior
    Agora vamos sobrepor as terças dentro da tonalidade do Dó Maior:
    Tríade Formadora
    C – E – G – B – D – F – A - C Como vimos C – E – G são as notas que formam a Tríade que podem ser chamadas de acordes Consonantes
    (Formados apenas com notas da tríade ). Logo a nota B, será a nota que formará a Tétrade, que podem ser chamadas de acordes Dissonantes
    (Acordes com notas que não pertencem a tríade).Podemos acrescentar a tríade 7ª Maiores ou 7ª Menores, quando acrescentada a 7ª menor
    (ou dominante), estes acordes serão chamados de Acordes da Sétima da Dominante.
    Teremos que eliminar a 5J de nossas tríades para incluirmos a 7ªM ou 7 da dominante, para então termos as tétrades. Você pode estar se perguntando porquê a 5j?
    A primeira regra para inclusão de 7ªM ou 7ª da dominante, no caso do Baixo, é excluir a 5J, devido a limitação que temos de cordas ( Baixo de 4 cordas ).
    Pois não podemos eliminar a tônica, pois ela é que dá nome ao acorde(não estamos pensando, por enquanto, nas inversões), e não podemos eliminar a Terça, pois ela
    que determina se o acorde é Maior ou Menor. Acordes Maiores com Sétima Maior ( Tétrades ) Ex: C7M D7M E7M F7M G7M A7M B7M
    G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
    D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------|| Acordes Menores com Sétima Maior ( Tétrades ) Ex: Cm7M Dm7M Em7M Fm7M Gm7M Am7M Bm7M
    G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
    D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------||

    Acordes Maiores com Sétima da Dominante ( Tétrades ) Ex: C7 D7 E7 F7 G7 A7 B7
    G||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------|| Acordes Menores com Sétima da Dominante ( Tétrades ) Ex: Cm7 Dm7 Em7 Fm7 Gm7 Am7 Bm7
    G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
    D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
    A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
    E||------------------------|--------------------||

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