Tony Bass Veterano |
# fev/03
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Formação das Tríades
O acorde pode ser formado por três, quatro ou mais sons. Quando formado por três sons é chamado de tríade, por quatro sons de tétrade e por mais de quatro sons,
de tétrade com nota acrescentada. No Baixo são usadas mais as Tríades e Tétrades, devido a sua limitação de cordas( no caso do Baixo de 4 cordas) e também para o som não ficar embolado.
a) Tríade
A tríade é formada pelo agrupamento de três notas(uma Tônica, uma terça e uma Quinta) separadas por intervalos de terças ( Maiores ou Menores ) e pode ser maior,
menor, diminuta ou aumentada.
1) Formação da Tríade Maior
A tríade maior é formada pela fundamental (T), terça maior (3M) e quinta justa (5J) e se caracteriza, também, pela superposição de uma terça maior e uma terça menor.
Ex:
T 3M 5J
Dó - Mi - Sol
- Dó p/ Mi Intervalo de 3M
- Mi / Sol Intervalo de 3m
Ex:
C D E F G A B
G||--12----14----4----5----|--7-----9-----11----||
D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----|| Tríades Maiores
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------|| 2) Formação da tríade menor
A tríade menor é formada pela fundamental (T), terça menor (3m) e quinta justa (5J) que se caracteriza, também, pela superposição de uma terça menor e maior.
Ex:
T 3m 5J
Dó – Mib – Sol
Dó p/ Mib Intervalo de 3m
Mib p/ Sol Intervalo de 3M Ex:
Cm Dm Em Fm Gm Am Bm
G||--12----14----4----5----|--7-----9-----11----||
D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----|| Tríades Menores
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------||
3) Formação da tríade diminuta
A tríade diminuta é formada pela fundamental (T), terça menor(3m) e quinta diminuta(5dim) e se caracteriza, também, pela superposição de duas terças menores.
T 3m 5dim
Dó – Mib – Solb
- Dó p/ Mib 3m
- Mib p/ Solb 3m Cº Dº Eº Fº Gº Aº Bº
G||--11----13----3----4----|--6-----8-----10----||
D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||Tríades Diminutas
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------|| 4) Formação da tríade aumentada
A tríade aumentada é formada pela fundamental (T), terça maior(3M) e quinta aumentada (5+) e se caracteriza, também, pela superposição de terças maiores.
T 3M 5aum
Dó – Mi – Sol #
- Dó p/ mi Intervalo de 3M
- Mi p/ Sol# Intervalo de 3M
C5+ D5+ E5+ F5+ G5+ A5+ B5+
G||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||Tríades Aumentadas
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------|| Como formar o Acorde no braço do Instrumento?
Vamos seguir os seguintes passos:
1) Devemos primeiramente achar a Tônica do acorde. Ela pode estar na 3ª ou 4ª corda. De preferência vamos colocar a Tônica na 3ª corda, pois na 4ª corda
vai embolar um pouco. Devemos sempre pensar em deixar no som o mais limpo possível.
2) Agora vamos localizar a terça do acorde. Ela está na mesma corda da tônica 2 tons acima. O que devemos fazer?
Jogue-a para a corda debaixo.
3) Agora vamos localizar a Quinta. Ela está na mesma corda em que você achou a terça, portanto jogue-a para a corda debaixo..
4) Não devemos dobrar a terça, pois este dobramento enfraquece o acorde, pois a terça está muito próxima da tônica.
5) Podemos dobrar quantas vezes quisermos a tônica ou a quinta.
6) Devemos deixar bem claro que não existe uma regra geral dizendo que depois da tônica tem que vir a terça e que depois da terça tem que vir a quinta.
Isto depende da sonoridade que queremos tirar do acorde
Tétrades
Iremos agora incluir uma quarta nota em nossas tríades e a chamaremos de Tétrades.
O que é uma Tétrade então?
São acordes de quatro sons, onde a quarta nota será sempre uma 7M ou 7 da dominante. Vamos mostrar como e de onde sai esta quarta nota .
C – D – E – F – G – A – B – C Escala de Dó Maior
Agora vamos sobrepor as terças dentro da tonalidade do Dó Maior:
Tríade Formadora
C – E – G – B – D – F – A - C Como vimos C – E – G são as notas que formam a Tríade que podem ser chamadas de acordes Consonantes
(Formados apenas com notas da tríade ). Logo a nota B, será a nota que formará a Tétrade, que podem ser chamadas de acordes Dissonantes
(Acordes com notas que não pertencem a tríade).Podemos acrescentar a tríade 7ª Maiores ou 7ª Menores, quando acrescentada a 7ª menor
(ou dominante), estes acordes serão chamados de Acordes da Sétima da Dominante.
Teremos que eliminar a 5J de nossas tríades para incluirmos a 7ªM ou 7 da dominante, para então termos as tétrades. Você pode estar se perguntando porquê a 5j?
A primeira regra para inclusão de 7ªM ou 7ª da dominante, no caso do Baixo, é excluir a 5J, devido a limitação que temos de cordas ( Baixo de 4 cordas ).
Pois não podemos eliminar a tônica, pois ela é que dá nome ao acorde(não estamos pensando, por enquanto, nas inversões), e não podemos eliminar a Terça, pois ela
que determina se o acorde é Maior ou Menor. Acordes Maiores com Sétima Maior ( Tétrades ) Ex: C7M D7M E7M F7M G7M A7M B7M
G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------|| Acordes Menores com Sétima Maior ( Tétrades ) Ex: Cm7M Dm7M Em7M Fm7M Gm7M Am7M Bm7M
G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------||
Acordes Maiores com Sétima da Dominante ( Tétrades ) Ex: C7 D7 E7 F7 G7 A7 B7
G||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
D||--14----16----6----7----|--9-----11----13----||
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------|| Acordes Menores com Sétima da Dominante ( Tétrades ) Ex: Cm7 Dm7 Em7 Fm7 Gm7 Am7 Bm7
G||--16----18----8----9----|--11----13----15----||
D||--13----15----5----6----|--8-----10----12----||
A||--15----17----7----8----|--10----12----14----||
E||------------------------|--------------------||
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